Especial: Como sobreviver ao calor com crianças?

como enfrentar o verão com crianças

Conheça as nossas armas "anti-calor"!

Como é que se costuma dizer? Está um calor africano! Por todo o país os termómetros não fogem aos 35º graus, o que ameaça tornar um Verão que prometia muita diversão numa travessia no deserto. A temperatura corporal de uma criança sobe até cinco vezes mais rápido do a que de um adulto, porque o seu sistema auto-regulador interno ainda não está suficientemente maduro. Para evitar que os nossos filhos sofram em demasia com o calor, a Pumpkin reuniu todas as armas “anti-calor” disponíveis e organizou um guia com ideias, dicas e conselhos para ter um Verão perfeito!

Conselhos fundamentais

Nunca deixe os seus filhos sozinhos no carro, mesmo que seja para fazer um recado rápido. Em apenas dez minutos, a temperatura de um veículo fechado pode superar em 10ºC a temperatura exterior.

– Para evitar insolações, as crianças devem utilizar sempre bonés ou chapéus de algodão, de preferência brancos.

– Vista os seus filhos com roupas leves, de algodão e com cores claras.

– Um duche rápido a meio do dia ajuda a refrescar e a repor a energia.

Ideias para refrescar

Esta é óbvia, mas não podíamos deixar de referi-la: ofereça muita água aos seus filhos, mesmo que eles não peçam para beber. É fundamental mantê-los hidratados. Se não estiver em casa, tente ter consigo um saco térmico que conserve a frescura das garrafas.

– A hidratação não se resume aos líquidos. Existem alimentos que, por serem ricos em água, são saciantes, refrescantes e… saudáveis. Melhor combinação impossível! Frutas como a melancia ou a manga, uma boa salada, ou um peixinho assado, são ótimas escolhas para refeições leves e saborosas.

– Continuamos a falar de água. Aproveite o início da manhã ou o fim da tarde para um mergulho com os miúdos. A Pumpkin reuniu uma lista com piscinas para toda a família em Lisboa e fez um apanhado de todos os parques aquáticos do país. Se não for possível seguir nenhuma das nossas indicações, não desespere: podem sempre utilizar uma mangueira ou um alguidar, a criatividade é o limite. Não se esqueça é do protetor solar.

– Aproveite a hora do almoço para sair de casa com as crianças, mas esconda-os do sol: um piquenique à sombra das árvores é um programa diferente e que eles vão adorar. Já viu o nosso Especial Piqueniques, onde reunimos os locais, as receitas e os equipamentos ideiais para um piquenique inesquecível?

– Gelados! Os miúdos adoram (e nós também, não há porque escondê-lo). A Pumpkin diz-lhe quais são os melhores gelados para fazer em casa. Mmmm, que fresquinho!

– Existem muitas brincadeiras com água que pode fazer com os miúdos. Também pode ficar só a ver, mas não tem tanta graça! Fiquem molhados que nem uns pintinhos com as sugestões Pumpkinpara as brincadeiras deste Verão:

 

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Ainda não tem votos)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *