Família > Sãos e salvos > Saúde infantil

Dicas para melhorar a higiene oral dos mais pequenos

Dicas melhorar higiene oral mais pequenos

Sabia que 40% das crianças apenas escova os dentes da frente? E que 31,4% das mães revelou que tem alguma ou muita dificuldade em fazer com que os seus filhos lavem os dentes de forma regular?*

O Dr. Carlos Peireira, higienista oral, dá-nos algumas dicas de como os pais podem incentivar os seus filhos a lavarem os dentes corretamente evitando deste modo doenças orais.

Como os pais podem ensinar as crianças a lavar os dentes corretamente?

Incentivar que os seus filhos a assumir a responsabilidade pelos seus sorrisos e incutir hábitos saudáveis desde criança não só ajuda a prevenir as cáries, mas também aumenta a sua auto-estima .

Comece por mostrar aos seus filhos a importância de ter uma boa higiene oral através da implementação de uma rotina diária de jogos e escovagem de dentes em cojunto com os pais.

Escove os dentes com o seus filhos duas vezes por dia, de manhã  e antes de dormir, e não se esqueça de os ajudar até que as crianças tenham pelo menos 8 anos de idade.

Assim que as crianças tenham a coordenação e destreza adequada, eles podem escovar por conta própria, no entanto, certifique-se de inspecionar após cada escovagem e passe por cima de sítios que possam ter escapado ao seu filho.

Para ajudar a conseguir sorrisos saudáveis e felizes, sugerimos ainda as seguintes dicas:

– Use uma escova macia de nylon com um pouco de pasta de dentes com flúor (uma porção do tamanho de ervilha);

– Assim que quaisquer dois dentes da criança fiquem enconstados um ao outro, incentive  a utilização do fio dentário (com a sua supervisão);

– Fale com o dentista ou o higienista oral do seu filho para ter certeza de que ele ou ela estão a receber a quantidade certa de flúor.

Como assegurar que lavar os dentes torna-se uma rotina em casa?

Ajude os seus filhos a construir hábitos saudáveis para toda a vida. Reforce a importância da boa higiene oral e estabeleça rotinas diárias escovando os dentes juntos duas vezes por dia, de manhã e antes de dormir.

 

* No âmbito da “Missão Saúde Oral”, uma parceria entre a Colgate e a Associação Portuguesa de Higienistas Orais, a Colgate realizou um inquérito para identificar os principais desafios que os pais portugueses enfrentam na área da saúde oral infantil.