Família > Sãos e salvos > Saúde infantil

Diabetes: quais os sinais de alarme?

diabetes

A diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos.

Desconfia que o seu filho possa ter diabetes e não sabe o que fazer? O Doutor Hugo Rodrigues, do blog Pediatria para Todos, explica os sintomas e quais os procedimentos a seguir.


Os sintomas “clássicos” de diabetes são beber muita água e urinar mais do que habitualmente, mas existem outros que são bastante frequentes, tais como um emagrecimento inexplicado ou dor de barriga frequente sem causa aparente.

Assim, se o seu filho apresentar estes sintomas e tem dúvidas sobre a hipótese de ele ter diabetes ou não, deve levá-lo ao seu médico assistente ou fazer uma medição de açúcar no sangue (pode ser realizada no Centro de Saúde ou numa farmácia, por exemplo).

Se o valor for superior a 200mg/dl deve ir imediatamente ao médico. Se a medição for em jejum e o valor for superior a 120mg/dl deve igualmente procurar ajuda médica. Ambas as situações podem ser indicativas de diabetes e precisam de uma avaliação mais detalhada.

Se o valor estiver entre ambos e o seu filho não estiver em jejum, em princípio não tem diabetes e pode ficar mais tranquilo.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *