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DISLEXIA e Dificuldades de Aprendizagem – Tem questões? Consulte-nos!

DISLEXI Dificuldades Aprendizagem

Cócegas nos Pés – Núcleo Móvel para o Desenvolvimento Infantil e Familiar

 

Dificuldades de Aprendizagem

Avaliação de Dificuldades Específicas de Aprendizagem

 

A avaliação de crianças com DEA carece de uma análise sistémica do contexto em que a criança está inserida. Assim, o processo de avaliação psicológico é constituído por três fases: anamnese, avaliação cognitiva e avaliação psicopedagógica. 

Na primeira fase, anamnese é recolhida informação sobre o historial clínico, familiar e escolar da criança. Todo este conjunto de informações é fundamental para compreensão das dificuldades da criança.

Num segundo momento é realizada a avaliação cognitiva, que consiste na aplicação individual de teste de estandardizado que iram descrever o perfil cognitivo da criança. A escala normalmente aplicada nesta fase denomina-se por Escala de Inteligência de Wechsler.

Por último, avaliação psicopedagogica consiste na aplicação de testes formais e informais que avaliam as seguintes áreas de cariz académico: Linguagem Oral; Consciência Fonológica; Fluência e compreensão da leitura; Composição escrita; Caligrafia; Raciocínio lógico-abstrato; calculo e conceitos matemáticos. Em função da natureza da problemática da criança serão utilizadas as provas mais adequadas. 

O processo de avaliação  decorrerá ao longo de sensivelmente 4 sessões de avaliação para que se possa estabelecer uma relação de empatia com a criança e se proceda à concretização dos procedimentos de avaliação. 

Muito para além do diagnóstico, os Técnicos da Cócegas nos Pés pretendem que cada agente educativo conheça e desenvolva novas metodologias de trabalho adaptadas às necessidades individuais das suas crianças. A informação recolhida é sistematiza num relatório psicopedagógico. 

 

Documento necessários para a Avaliação

Para uma recolha eficiente de informação relativa à criança a Técnica poderá solicitar à família os seguintes documentos: Cadernos ou livros escolares, Provas de avaliação, relatório do professor, registos de avaliação dos períodos, relatórios de avaliação psicológicas anteriores.

 

Procedimento após a avaliação

Após completar todo o processo de avaliação o Técnico fará uma análise de toda a informação recolhida e sintetizá-la -à num relatório psicopedagógico. Esse relatório será entregue à família numa sessão onde será discutido o diagnóstico e as estratégias a adoptar em função das necessidades identificadas na criança.

 

Intervenção

A reeducação das dificuldades de aprendizagem é um etapa fundamental no processo de desenvolvimento da criança. A inexistência de estimulação adequada promove um aumento das dificuldades sentidas ao longo do desenvolvimento da criança repercutindo-se a nível sócio-emocional no seu comportamento. 

Após a avaliação, os pais terão acesso a uma Proposta de Intervenção personalizada baseada nas necessidade da criança. Essa proposta incluirá os objetivos a serem trabalhos nas sessões de forma a promover o sucesso académico, pessoal e social da criança. As intervenções podem ser realizadas na escola ou em casa da criança permitindo uma maior flexibilidade para os pais.

 

Dislexia

Na entrada para a Escolaridade Obrigatória pais, crianças e professores ficam muito expectantes quanto ao desenvolvimento da aprendizagem da leitura nas suas crianças. Aprender a ler é um desafio complexo, contudo entusiasmante para a maioria das crianças. Ao longo do 1º ano de escolaridade esta competência é aprendida e a partir daí a criança experiencia novos desafios que lhe permite uma melhor adaptação ao contexto social em que está inserida. Apesar de um número significativo de crianças desenvolver esta competência de forma progressiva, outras manifestam bastantes dificuldades na sua aprendizagem. Esta dificuldade não se deve à sua falta generalizada de capacidades para a aprendizagem, mas a uma dificuldade específica de aprendizagem da leitura.

 

Quando é que devo fazer uma avaliação para despiste de Dislexia?

A dislexia é uma dificuldade específica de leitura, como tal só pode ser diagnosticada após a criança ter sido estimulada para a sua aprendizagem. Assim, ao longo do 1º ano de escolaridade esteja especialmente atento ao modo como o seu filho vai desenvolvendo a aprendizagem da leitura. É igualmente fundamental a apreciação do professor(a) relativamente a esta matéria. Os professores acompanham o grupo/turma e conhecem bem os ritmos de aprendizagem da sua turma, em geral e dos seus alunos, em particular. 

 

Indicadores Precoces

Devido à plasticidade do cérebro as dislexias identificadas numa fase precoce da escolaridade do aluno consegue ter uma reeducação mais eficiente (cerca de 90% de êxito). Se ao longo do 2º período do 1º ano de escolaridade o seu filho manifestar dificuldades em:

(1) Transformar os grafemas (letras) em fonemas (sons);

(2) Pronunciar monossílabos e dissílabos (palavras com 1 e 2 sílabas);

(3) Compreender as pequenas frases ou textos que lê, solicite uma avaliação psicológica de forma a que se possa conhecer a problemática em causa e se dê início a um programa de estimulação que lhe permitirá minimizar todos os efeitos prejudiciais de uma aprendizagem deficitária desta competência. 

 

Indicadores mais tardios

A grande maioria das crianças com dislexia são diagnosticadas no 3ºano de escolaridade. Este fato pode ser explicado pelo elevado nível de exigência deste ano de escolaridade, que requer que os conceitos básicos da Língua Portuguesa estejam perfeitamente aprendidos. Assim, se durante os primeiros dois anos de escolaridade é dado tempo para que a criança se desenvolva enquanto leitora proficiente, no 3º ano as exigências levam a que esse tempo fique bastante limitado provocando um impato no sucesso escolar das crianças.

O diagnóstico e acima de tudo a intervenção precoce são uma mais valia para o sucesso académico destas crianças, no entanto se verificar que a após a estimulação inicial da aprendizagem da leitura o seu filho

(1) não consegue ler pelo menos 90% das palavras dos textos corretamente;

(2) a sua velocidade de leitura é muito lenta para o seu ano de escolaridade;

(3) tem dificuldades em compreender os textos que lê;

(4) evita as atividades de leitura;

(5) lê em voz baixa sendo difícil ouvir o que está a ser lido;

(6) tem um rendimento escolar significativamente afetado pelas suas dificuldades na leitura, solicite uma avaliação psicológica para que as causas das suas dificuldades possam ser analisadas.

 

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Preçário: 30€/Sessão

4 Sessões obrigatórias (até 60min. cada sessão).

O valor da Avaliação inclui as duas deslocações ao domicílio em Lisboa.

 

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Serviços ao Domicílio

Lisboa, Cascais, Sintra, Setúbal, Sesimbra

 

Catarina Sobral

Coordenadora do Projecto

93 425 73 56

geral@cocegasnospes.com

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