Família > Sãos e salvos > Saúde infantil

As constipações são mais frequentes no inverno

As constipacões são mais frequentes inverno

Faz parte do dia a dia e todos a conhecemos bem! A constipação(comum) é a doença respiratória mais frequente no inverno para miúdos e graúdos. Siga as nossas sugestões e atue ativamente na prevenção desta patologia tão comum. É fundamental mantêr os germes à distância.

Existem alguns cuidados que os pais e educadores devem ter e, acima de tudo, ensinar, que contribuem para a proteção e fortalecimento do sistema imunitário das crianças:

  • Lavar as mãos frequentemente – é  uma medida-chave para evitar que os germes penetrem no organismo e reduz ativamente o número de constipações, gripes e problemas gastrointestinais.

  • Ensine o seu filho a tossir/ espirrar corretamente –  deve fazê-lo sempre para o antebraço ou usar um lenço de papel, que não deve ser reutilizado.

  • Assegure que o seu filho dorme o suficiente – a privação de sono provoca o enfraquecimento do sistema imunitário (para as crianças em idade pré-escolar são aconselhadas entre dez a onze horas de sono por noite);

  • As crianças devem ser estimuladas a praticar exercício físico diariamente – se possível ao ar livre e devidamente agasalhadas se estiver frio;

  • Uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e minerais contribui para uma ação mais eficaz do sistema imunitário.