Família > Sãos e salvos > Saúde infantil

A praia e os seus filhotes. O sol quando nasce é para todos?

praia seus filhotes

A praia é um lugar de eleição para óptimos momentos em família. A água e areia proporcionam excelentes diversões para as crianças.

No entanto, há que ter alguns cuidados especiais com os bebés visto que a sua pele é mais delicada e fina. Primeiro há que perguntar ao médico a partir de quanto tempo, ele aconselha o bebé a ir à praia.

Um pouco de sol em doses moderadas até faz bem, visto ser necessária à formação de vitamina D, indispensável ao organismo. Contudo, uma exposição solar prolongada e sem os devidos cuidados poderá causar queimaduras graves, desidratação e é um factor de risco para o surgimento futuro de cancro de pele.

Se desejarem ir à praia com o vosso bebé, deverão escolher sempre as horas de menor calor e menor incidência de raios ultravioletas: de manhã antes das 11 horas e à tarde depois das 17.00 são as horas mais indicadas.

Nestas horas, o risco de queimaduras é muito menor.

Antes de saírem de casa, devem colocar o protector solar. Este deve ser indicado para crianças, resistente à água, à areia, que garanta uma elevada protecção para os raios UVAs e UVBs, bem como uma elevada tolerância e segurança. Renovar a aplicação do protector solar de 2 em 2 horas ou quando levar a criança ao banho.

Mesmo estando os vossos filhos protegidos, é também importante que mantenham uma t-shirt vestida e um chapéu com abas. No caso de ser um bebé, devem escolher sempre um local à sombra.

A hidratação também é extremamente importante. Tenham água sempre convosco.

A praia é o lugar mais óbvio para termos todos os cuidados, mas não nos devemos esquecer: sempre que a criança esteja exposta ao sol, estas precauções devem ser seguidas.

Nos dias nublados também é preciso também ter cuidado. As nuvens são enganadoras e deixam passar mais de 80 % da radiação. Os cuidados a ter nestes dias são os mesmos que nos dias de céu limpo.

Divirta-se na praia com os seus pimpolhos, mas tenha em conta as idade deles. Com um bebé com menos de 6 meses, nada como seguir aquele velho conselho popular: vá pela sombra!