Família > Sãos e salvos > Desporto

Viver o Outono com Yoga

Viver Outono Yoga

Com a chegada do Outono, sentimos um forte apelo a voltarmo-nos para o interior. Depois da euforia do Verão, voltamos a sentir o conforto de estar em casa e de regresso às rotinas. E estas rotinas são especialmente importantes nesta altura do ano, quando as folhas caem das árvores e o efémero se manifesta.

O Outono é, por isso, uma óptima altura para se começar a praticar Yoga, ou para retomar a prática, se as férias de Verão foram pretexto para uma interrupção. Associadas ao Outono vêm, por vezes, constipações e complicações respiratórias do foro alérgico, que o Yoga pode ajudar a combater, na medida em que fortalece todo o nosso sistema imunitário. Para tal, pode ser intensificada, nesta época, a prática de técnicas específicas de limpeza (kriyas), bem como a prática de posturas e exercícios respiratórios que visem a limpeza dos pulmões e o seu fortalecimento. Os resultados são incríveis.

Sendo uma época especialmente ventosa, é igualmente importante aproveitarmos a prática de Yoga para nos enraizarmos, trabalhando o nosso equilíbrio físico, emocional e mental. Por vezes, nem notamos como as estações do ano, de facto, alteram o nosso estado de espírito. A prática de Yoga pode ajudar bastante a esta tomada de consciência e ao nosso reencontro com o nosso centro. O Outono apela desprendimento, ao soltar (como as folhas das árvores)… e como o Yoga pode ajudar nesse caminho! Praticando a atenção no aqui e agora torna-se mais simples viver o desapego e aceitar o que a vida nos proporciona a cada momento.

Por fim, o Outono é tempo de preparação para a grande introspeção que o Inverno acarreta. Tal como o Inverno, o Yoga confronta-nos, muitas vezes, com os nossos medos, com as nossas limitações, com as nossas frustrações, mas, simultaneamente, dá-nos “armas” para os enfrentarmos e seguirmos em frente. Se conhecermos os nossos “fantasmas” internos, eles deixam de nos assustar e tornam-se familiares, até que deixam de ser “fantasmas” e nós tornamo-nos unos.

Seja bem-vindo o Outono e com ele o regresso ou ingresso na prática de Yoga, pois o Yoga é uma ferramenta inquestionável para que a felicidade se torne rotina.

 

Este texto, escrito por Joana Oliveira, foi-nos gentilmente cedido pela Federação Portuguesa de Yoga