Família > Sãos e salvos > Desporto

Garrett McNamara: “O desporto é uma das coisas mais importantes na vida de uma criança”

Garrett McNamara Entrevista

Depois do enorme sucesso da 1ª edição do projeto “Buondi Surf Sessions”, a Buondi volta a oferecer aulas de surf, de norte a sul do país, a quem nunca ousou ou teve oportunidade de experimentar, ou até mesmo a quem quer experimentar pela segunda vez. A Pumpkin falou com Garrett McNamara, a lenda mundial do surf por detrás deste evento, sobre filhos, desporto e a importância de ajudar quem mais precisa. 

O que é que é mais difícil – ser pai ou surfar uma onda de 30 metros, o record do Guiness que bateu na Nazaré em 2013?

Eu não diria que alguma é mais difícil do que outra, porque ambas me colocam diferentes desafios. O importante é ter uma boa equipa: eu tenho uma esposa maravilhosa que me ajuda na água e com o Barrel (o filho mais novo de McNamara, nascido em 2014), portanto tenho muita sorte.

Tem quatro filhos. Eles já percebem a sua profissão?

O surf é apenas uma parte da vida. Eu surfar ondas grandes é normal, 100% normal para eles. É a realidade que conhecem desde sempre, mas a minha filha Tiari (7 anos) preocupa-se um pouco mais. E o meu filho Barrel viu o vídeo do meu wipeout (Garrett caiu da prancha a mais de 50m quando surfava uma onda) e pensou, como eu não estava em casa quando a Nicole lho mostrou, que estava a acontecer no momento. Começou a gritar e a chorar. Foi diferente.

Boundi Surf SessionsAlgum dos seus filhos já demonstrou interesse em seguir-lhe as pisadas? Encoraja-os nesse sentido?

Eu encorajo-os a fazer aquilo de que gostam, a seguir as suas paixões e os seus sonhos. Não os encorajo a surfar ondas grandes, mas se eles o quiserem, dar-lhes-ei todos os meios para que o possam fazer.

O seu filho mais velho surfa.

Sim. Ele surfou na Nazaré e eu fiquei um pouco receoso de o levar para o mar nesse dia, mas ele é muito calculista e conservador dentro de água, e eu confio nele e na suas capacidades. 

Eles costumavam surfar em Honolulu?

Sim, mas não ondas grandes, por isso… (sorriso)

Acredita que o desporto é um ambiente de aprendizagem importante? Porquê?

O desporto é uma das coisas mais importantes na vida de uma criança, mas só o estar fora de casa, fazer uma caminhada, ir à praia, às montanhas, aproveitar a natureza… É fundamental. Eu não tenho televisão porque gosto de encorajar os meus filhos a aproveitar o mundo. 

A sério? Não têm televisão?

A sério. Não temos Playstation, não temos TV, e os únicos jogos de computador que os deixamos jogar são educativos. E é só. Não há Pokémon Go para ninguém, apenas tentamos encorajá-los a procurar ambientes saudáveis e a estar fora de casa, em contacto com a natureza.

Boundi Surf SessionsO projecto “Boundi Surf Sessions” foi desenvolvido com o objectivo de proporcionar a crianças necessitadas a oportunidade de praticar surf desde a mais tenra idade. É importante para si ajudar e fazer outras pessoas felizes?

A coisa mais importante da minha vida é partilhar aquilo que amo fazer. Partilhar a natureza, o oceano e a minha experiência, na esperança de que as pessoas se divirtam e que possam depois voltar ao mar. Em resumo, inspirá-las a que procurem um espaço seu onde possam desfrutar da vida. Ver as pessoas sorrir é a melhor coisa do mundo: qualquer pessoa, crianças, adultos, bebés, todas as formas de vida, sejam pessoas com deficiências físicas ou motoras, pessoas condicionadas pelo espaço em que crescem ou pela família, ou mesmo uma pessoa dita normal, que também tem os seus problemas diários. É maravilhoso ver as pessoas sorrir. 

Obrigada, Garrett, pela simpatia e disponibilidade! 

Entre 26 de julho e 7 de agosto, o surfista havaiano vai percorrer oito praias do país – de Matosinhos ao Alentejo – oferecendo aulas à população e a várias instituições. Conheça a agenda da Boundi Surf Sessions.

Leonor e McNamara

Aaaaah… Sabia que a nossa abobrinha Leonor participou nas Boundi Surf Sessions do ano passado? Podem ler toda a reportagem no blog da Família Pumpkin