Exercícios divertidos (que não yoga!) para fazer em casa com as crianças - Pumpkin.pt

Patrocinado por

Exercícios divertidos (que não yoga!) para fazer em casa com as crianças

Exercício divertido em casa com crianças

Além de passarem tempo juntos e de criarem memórias, vão também quebrar a rotina caótica de teletrabalho e telescola.

Fazer exercício em família é um excelente hábito (nós somos fãs!) porque torna os momentos juntos ainda mais divertidos para todos. Além, claro, de reforçar a saúde e o sistema imunitário, o que nesta fase é ainda mais importante.

Podem optar por disciplinas mais tradicionais, como o yoga, ou utilizar apps para acompanhar aulas virtuais de alta intensidade ou de aeróbica.

Já reunimos estas ideias num artigo com 10 sugestões de exercício em Casa, mas achamos que estas opções alternativas vão agradar ainda mais às abobrinhas aí de casa!

Estão preparados para descobrir exercícios divertidos para fazer com elas? Vistam roupa confortável, encham garrafas de água para todos, e não se esqueçam de ter Bepanthene® Plus Creme sempre à mão!

bepanthene 2020

Bepanthene Plus, um medicamento para desinfecção e cicatrização de feridas…quando necessário!

Exercícios divertidos para fazer com crianças, em casa

dançar na sala

Corrida de obstáculos

Ou labirinto, tanto faz. A ideia é que criem uma rota com obstáculos – com a ajuda de cadeiras, móveis pequenos, tapetes enrolados, a imaginação é o limite – e desafiar toda a família a percorrê-la o mais ágil e rapidamente que conseguirem.

Procurem escolher objectos que vos forcem a rastejar, a saltar e contornar, para dar intensidade aos movimentos.

Para tornar o jogo ainda mais competitivo, podem também colocar tarefas ao longo da rota, por exemplo sempre que ultrapassarem um obstáculo. Conseguiram contornar todos os garrafões de água sem atirar nenhum ao chão? Boa, agora uma corridinha até à cozinha para beber água e voltem – em 20 segundos!

Corrida de Animais

Já sabemos que nem sempre os mais rápidos ganham a corrida (perguntem lá à lebre se já superou a vitória da tartaruga…) mas aqui o objetivo não é o primeiro lugar e sim a diversão conjunta.

Cada membro da família deve escolher um animal e participar na corrida imitando a sua forma de se deslocar. Sapo, canguru, coelho? Tudo a saltar! Cobra? Nem vão precisar de aspirar a casa com as abobrinhas a rastejar pelo chão. Borboleta? Ai de alguém que percorra um metro sem dar às “asas”!

Se não tiverem um espaço que funcione como pista de corrida, não faz mal: estabeleçam uma meta de tempo e durante 2 minutos, no mesmo espaço, imitam o animal que escolheram. Depois é só encarnar o jardim zoológico inteiro para um treino duro mas cheio de gargalhadas.

Corrida da Limpeza

O responsável pelas limpezas lá de casa vai gostar deste jogo! Não haverá aspiradores para toda a gente, por isso não se entusiasmem, mas podem passar um paninho para a mão de todos os membros da família, distribui-los pelas diferentes divisões, e acionar o cronómetro! Quem é que deixará os móveis a brilhar primeiro?

Entre a pressa de vencer e o trabalho de braços a esfregar, está feito o exercício diário!

Luta de Almofadas

luta de almofadas

É auto-explicativo, não é? E tão divertido que passarão horas a correr uns atrás dos outros com a almofada como escudo.

Podem dificultar um pouco o jogo estabelecendo zonas do corpo como objetivo ou tornando-as proibidas, e criar um sistema de pontos para premiar os vencedores.

Puxa-Pais

Este é bom para os pais preguiçosos, que a única coisa que têm que fazer é ficar de pé (ou apoiados num só pé) enquanto os filhos tentam fazê-los sair do mesmo sítio. As abobrinhas têm comido espinafres? É que vai ser preciso músculo!

Se um dos pais mexer um pé, se desequilibrar, ou for mesmo arrastado, têm que passar o reinado para os filhos, que escolherão todas as atividades desse dia.

Se fossemos nós íamos fincar pé com toda a força, mesmo…

Empurra-Filhos

Agora é a vez de trocarem! Têm caixas, carrinhos do supermercado de brincar, filhos enérgicos que não param sossegados?

Então toca a empurrá-los pela casa enquanto ouvem as suas gargalhadas e trabalham as pernas e os braços, porque há muito tempo que eles deixaram já de ser bebés e pesam como tudo…

Os Clássicos

jogar à apanhada

Se não vos apetecer inovar, nada como os clássicos que passam de geração em geração e que tantos momentos bons proporcionam!

Joguem às escondidas (até vale dentro da banheira vazia!), à apanhada – e quem for apanhado leva com um ataque de cócegas, façam duelos de força à mesa, aquele desafio do tempo de escola em que com os cotovelos apoiados tentavam derrubar o braço do adversário.

Ofereçam resistência, mas para tornar o jogo justo, não desequilibrem logo os miúdos como se fossem a Torre de Pisa…

Segue o Líder

Saudosos os tempos em que cantávamos follow the leader, sígame. A juventude já lá vai… a diversão é que se mantém. Quem é o líder desta vez? O pai? O filhote mais novo? Tanto faz! Um dos membros da família dá o exemplo e os outros têm que o imitar.

Vale dançar, agachar, saltar, fazer birra e bater com o pé ou levantar e sentar no sofá 20 vezes por minuto. O importante é que se mexam!

Mais com menos dá igual

pipocas crianças

Preparados para ir para a tropa? Prometemos que esta é mais suave, mas tem flexões à mistura!

Coloquem no chão tigelas pequenas com pipocas… e comam-nas! A regra é que para se deliciarem precisam de fazer uma flexão primeiro: baixem-se, trabalhem os braços e estiquem a língua para apanhar uma pipoca a cada impulso que dão.

Se calhar queimam as calorias tão rápido quanto as consomem, mas não faz mal: o equilíbrio é tudo!

Rebenta a Bolha

Têm recebido encomendas em casa envoltas em plástico de bolhas? Que sorte! Assim podem aliviar o stress e gastar energia de uma vez só!

Depois de as desinfetarem bem, espalhem as folhas de plástico no chão e não parem de saltar e de as pisar até rebentarem todas as bolhas! E o som que faz? É verdadeira terapia!

Podem trabalhar em conjunto na mesma folha, se for larga o suficiente, ou dividir um pedaço por cada membro da família e adicionar o toque extra da competição para que o exercício seja ainda mais cansativo.

Mamã Dá Licença

Quantos passos? 10 à canguru, 5 à caranguejo, 7 jumping jacks! Aqui é mesmo a mamã (ou o papá) quem manda. Encostem-se a uma parede da sala enquanto as crianças ficam do outro lado da divisão e joguem à Mamã Dá Licença level hard. Nada de passinhos à bebé, é logo passinhos à gigante para os obrigar a esforçarem-se!

Vão estar a fazer exercício enquanto brincam e vão querer repetir pelo menos 10 vezes, o que é ótimo: depois dormem 8 horas à anjinho…

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votes, average: 2,75 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *