Família > Sãos e salvos > Desporto

7 valores que as crianças podem aprender no desporto

7 valores as criancas podem aprender desporto

Sabe-se que fazer desporto faz bem à saúde – de todos, e também das crianças. Por isso, são cada vez mais os pais que apostam no desporto como forma de ocupação dos tempos livres dos seus filhos. Os benefícios associados são muitos: estimula o cérebro, combate a obesidade infantil… Agora, a Pumpkin vai mais longe e conta-lhe alguns dos valores de conduta que as crianças podem aprender com a prática de uma modalidade desportiva. Aproveite este Regresso às Aulas para as inscrever numa atividade extra-curricular desportiva a seu gosto! 

Cooperação. Num desporto de equipa, só se conseguem atingir os objectivos traçados quando todos os elementos unem esforços em torno de um projecto comum. Aprender a trabalhar com os outros, aceitar o seu papel e saber pedir e oferecer ajuda são ferramentas muito úteis, quer em ambiente escolar, quer mais tarde, no local de trabalho.

Respeito. Respeitar as decisões do treinador, as opiniões críticas e justificadas de um colega e as decisões tomadas em momento de jogo é muito importante, pois promove a compreensão e a tolerância ao erro. Que a criança reconheça que é fundamental apoiar os colegas nos maus momentos, e esperar que os colegas façam o mesmo consigo, oferece-nos a garantia de que a estamos a educar para que se torne um adulto que não usa a infelicidade dos demais como arma de arremesso ou de fortalecimento pessoal.

Amizade. É óbvio: a prática desportiva favorece a possibilidade de se encontrar amigos com os mesmos interesses.

Justiça. Reconhecer que o adversário é um elemento indispensável sem o qual não há competição e que se devem recusar favorecimentos imerecidos. É muito provável que esta criança seja, mais tarde, um adulto que luta por causas nas quais acredita. 

Multi-culturalidade. Ao partilhar o mesmo espaço com crianças de diferentes meios económicos e culturais, as crianças crescem sem noções disparatadas de superioridade racial e/ou social, entendendo que somos todos iguais independentemente da nossa cor de pele ou do dinheiro que temos na carteira.

Empenho. Para atingir-se um determinado objectivo é necessário, sempre, muito trabalho, esforço e dedicação. O êxito não cai do céu: implica treinar e dar tudo em cada momento do jogo. Vale para a vida.

Aceitar a Derrota. O desporto ensina as crianças a compreenderem que a vida se faz de sucessos e insucessos, e que é importante aprender com os momentos de crise que vão acontecer ao longo da vida. Perder não significa fracasso. É uma consequência lógica da prática desportiva, onde só existem três hipóteses possíveis: vencer, empatar ou perder. A derrota estimula também a procura pela melhoria.