Família > Sãos e salvos > Ambiente e Natureza

Relatório Planeta Vivo 2014 lançado hoje pela WWF

Relatório Planeta Vivo 2014 lancado hoje pela WWF

O Relatório Planeta Vivo (ou Living Planet Report) é a publicação mais importante da WWF sobre o estado e a saúde do planeta.

É também um instrumento para medir e avaliar o estado da biodiversidade e das pressões humanas sobre a natureza. No Relatório Planeta Vivo deste ano a WWF destaca que as populações de espécies de vertebrados diminuíram para menos de metade em apenas 40 anos e alerta para o declínio de muitas outras espécies e para a necessidade de soluções sustentáveis para salvar o planeta.

O Relatório Planeta Vivo 2014 apresenta ainda a Pegada Ecológica – que mede a pressão humana sobre a natureza – que mantém a sua escalada ascendente. Em conjunto, a perda de biodiversidade e a pegada insustentável ameaçam os sistemas naturais e o bem-estar humano, mas podem também nos indica o que podemos fazer para travar estas tendências. “A biodiversidade é uma parte crucial dos sistemas que sustentam a vida na Terra – e o barómetro daquilo que estamos a fazer a este planeta, que é a nossa única casa.

Precisamos urgentemente de acções corajosas a nível global em todos os sectores da sociedade, de forma a construir um futuro mais sustentável”, disse o director-geral da WWF Internacional Marco Lambertini. No RPV a WWF apresenta soluções para ajudar a salvar o Planeta as quais ainda estão ao nosso alcance apesar de um maior declínio da biodiversidade mundial. Dá a conhecer que a União Europeia vive em deficit ecológico, mas propõe que esta zona reduza as emissões de CO2 o que fará diminuir drasticamente a sua pegada ecológica No Relatório é possível saber que Portugal ocupa a 27º posição no ranking, assim sendo os portugueses precisariam de 2,6 planetas para viver.

O Relatório Planeta Vivo 2014 é a décima edição da principal publicação bianual da Rede WWF. Sob o tema ‘Espécies e Espaços, Pessoas e Lugares’, o relatório analisa mais de 10.000 espécies de populações de vertebrados entre 1970-2010, através do Índice do Planeta Vivo (LPI na sigla inglesa) – uma base de dados mantida pela Sociedade Zoológica de Londres.

A medida da Pegada Ecológica humana é fornecida pela Global Footprint Network.

Link para o Sumário em Português do Relatório Planeta Vivo: http://www.wwf.pt/o_que_fazemos/por_um_planeta_vivo/o_relatorio_planeta_vivo/

Link para o Relatório Planeta Vivo versão completa (em ENG):  http://wwf.panda.org/about_our_earth/all_publications/living_planet_report/