Família > Sãos e salvos > Ambiente e Natureza

Novo projecto da WWF incentiva o consumo responsável de peixe e marisco

Novo projecto WWF incentiva consumo responsável peixe marisco

A WWF acaba de apresentar em Portugal o seu novo projecto ‘Fish Forward – por um consumo responsável de peixe e marisco e um futuro para os oceanos’.

Este incentiva o consumo responsável de peixe e marisco, em Portugal e na Europa, junto dos consumidores, das empresas e autoridades, de forma a permitir a recuperação das unidades populacionais de peixe, actualmente sob pressão, e promover a sustentabilidade dos nossos oceanos.

Sabia que…2015 é o Ano Europeu de Desenvolvimento e que – dos 800 milhões de pessoas que dependem da pesca a maioria vive em países em desenvolvimento.

O estado das populações de peixes ameaça a segurança alimentar humana devido ao sério declínio em que estas se encontram por todo o mundo, sendo que algumas apresentam um risco sério de colapso refere a WWF no relatório ‘Living Blue Planet Report ‘ (Setembro de 2015) onde se conclui também que, em média, a nível global e nas últimas quatro décadas, as populações de mamíferos marinhos, aves, répteis e peixes foram reduzidas para metade. 

Algumas espécies de peixes chegam a apresentar um declínio de 75 por cento. Estas revelações representam problemas para todas as nações, especialmente para as pessoas dos países em desenvolvimento. Cerca de 90 % dos recursos marinhos mundiais encontram-se sobre explorados ou totalmente explorados. Três mil milhões de pessoas dependem do peixe enquanto fonte essencial de proteína. 

Portugal é o 3º maior consumidor mundial per capita de pescado. O consumo nacional é superior ao que a frota portuguesa consegue pescar dentro da União Europeia. A Europa é o maior importador mundial de produtos do mar e cerca de metade provém de países em desenvolvimento. “A escolha de produtos do mar sustentáveis tem impactos diretos sobre os meios de subsistência de pessoas na Europa e no mundo.” 

Assim, por um lado, a WWF recomenda a compra de produtos do mar que tenham por base boas práticas, como a co-gestão, e preferencialmente locais. Por outro lado, devido à elevada dependência das importações, os produtos do mar com o rótulo MSC (Marine Stewardship Council) e ASC (Aquaculture Stewardship Council) são considerados uma escolha responsável. 

Saiba mais acerca deste projecto e saiba também como ajudar a mudar a actual realidade. Aqui: www.fishforward.eu

Sobre o Projecto Fish Forward – O Fish Forward é um projecto da WWF de sensibilização dos consumidores, empresas e autoridades à escala europeia e é co-financiado pela União Europeia. O Projecto desenvolve e implementa actividades de marketing, comunicação e investigação ao longo de três anos (de 2015 a 2017). Foi lançado durante o Ano Europeu para o Desenvolvimento 2015 em 11 países: Áustria, Bulgária, Croácia, França, Alemanha, Grécia, Itália, Portugal, Roménia, Eslovénia e Espanha.