Família > Sãos e salvos > Ambiente e Natureza

É preciso proteger o Lobo-ibérico

É preciso proteger Lobo-ibérico

Plano de Acção Nacional para proteger o Lobo-ibérico junta organizações como forma de melhorar a conservação da espécie em Portugal.

As medidas das autoridades nacionais aplicadas ultimamente não têm sido eficazes e por isso foi necessário desenvolver uma estratégia de conservação para a espécie ameaçada que assegure a sua convivência com as populações e actividades rurais.

A recente morte por captura num laço ilegal de mais um exemplar de lobo-ibérico mostra como as entidades competentes não têm conseguido salvaguardar a espécie, mesmo quando a população e caçadores locais alertam as autoridades para os continuados problemas de atentados sobre espécies silvestres.

Por este motivo as organizações subscritoras do comunicado, e que representam da sociedade vão trabalhar num Plano de Acção Nacional para a Conservação do Lobo-ibérico. É preciso tomar medidas que permitam à espécie conviver com as actividades humanas, com o apoio dos produtores pecuários, como uma correcta protecção dos seus animais face à predação do lobo, por exemplo.

Na esperança de que mais organizações se juntem à discussão deste Plano de Acção Nacional, estas vão avaliar formas de acção que salvaguardem os interesses das actividades humanas e do lobo, para garantir que não se perde esta ‘riqueza’ para as gerações futuras.

 

Mais informações na Página de Facebook WWF Portugal