O Dia Mundial do Okapi celebra-se a 18 de outubro, mas há uma razão pela qual ele existe e o Jardim Zoológico vai explicar-vos!
No coração de África, escondido na densa floresta da República Democrática do Congo, habita o misterioso e enigmático okapi. Apesar de ser um respeitado símbolo da cultura do único país onde pode ser encontrado, a sua existência está ameaçada.
A perda de habitat para agricultura, a exploração ilegal de minério e ainda o bushmeat, termo utilizado para definir o consumo de animais selvagens pelo homem, são as principais ameaças que fazem desta uma espécie ‘Em Perigo’, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, IUCN.
E foi desta ameaça que nasceu o Dia Mundial do Okapi.
Dia Mundial do Okapi: o que acontece
Neste dia, assinalado anualmente a 18 de outubro, várias ações decorrem em todo o mundo com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de conservar este importante animal. Mas as ações de conservação não se restringem a um dia por ano.
Todos os dias, desde 1987, várias instituições se dedicam ao Programa de Conservação do Okapi no habitat natural, acreditando que a melhor forma de proteger este girafídeo é através do investimento nas comunidades locais.
Inspirar crianças tornando-as veículos das mensagens de conservação, capacitar mulheres dando-lhes voz e capacidade de ação e preservar a cultura e com ela os costumes das tribos que coabitam há mais de quarenta mil anos com esta espécie, são algumas das palavras de ordem deste projeto.
Em paralelo ao investimento na população local, investe-se igualmente na formação dos guardas das reservas onde habitam estes animais, e na oferta de equipamentos para que possam desempenhar as suas funções convenientemente.
O Jardim Zoológico apoia desde 2006 o Programa de Conservação de Ocapis no habitat natural na República Democrática do Congo.
O okapi é um girafídeo porque é um animal da família das girafas. As orelhas grandes e eretas, a língua comprida e preênsil, as saliências córneas cobertas por pele e um pescoço comprido, são algumas das características que aproximam estas duas espécies
Vamos conhecer mais este amigo?
Também lhe pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- Museus gratuitos aos domingos: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
Este artigo foi útil para si?