A Primavera é sinónimo de reprodução? O Jardim Zoológico responde - Pumpkin.pt

A Primavera é sinónimo de reprodução? O Jardim Zoológico responde

O Jardim Zoológico fala-nos da Primavera e da sua influência na reprodução animal.

O nosso planeta é a maior herança que deixamos aos nossos filhos. Nestes artigos partilhamos inspirações para conhecer e proteger o nosso planeta. Desta vez, Jardim Zoológico de Lisboa fala-nos da Primavera e dos comportamentos de acasalamento que os visitantes podem observar.

Será a Primavera sinónimo de reprodução?

Março marca o início da Primavera nas regiões onde se verificam as quatro estações bem definidas. Esta é uma estação normalmente associada à reprodução. Mas haverá mesmo uma ligação entre esta altura do ano e o nascimento de novas crias?

A verdade é que, na natureza nada acontece por acaso e verificamos que as espécies desenvolvem comportamentos como resposta ao meio que as envolve.

No Jardim Zoológico verificamos por estes dias, que os animais presenteiam os visitantes com comportamentos curiosos de acasalamento que, dependendo da espécie, podem passar por vocalizações, danças, segregação de odores ou mesmo lutas.

Ainda de forma a responder à necessidade de reprodução, nos pavões-macho observamos o crescimento de uma cauda comprida e colorida, que estes exibem de forma a impressionar as fêmeas.

Já aos veados, crescem as hastes, que não só têm como objetivo impressionar, mas também permitir as lutas de dominância entre machos.

Sendo o seu propósito a reprodução, mais tarde, tanto as penas da cauda dos pavões como as hastes dos veados acabam por cair, voltando a surgir no ano seguinte.

Mas porquê na Primavera?

Muito simples: porque esta é uma estação muito produtiva. As florestas enchem-se de alimento e esta abundância alimentar garante, por exemplo, que as progenitoras de mamíferos conseguem produzir o leite necessário para alimentar as suas crias.

Para além deste fator, todo o processo de sobrevivência é facilitado, uma vez que, tanto as fêmeas como as crias, não terão de vencer climas inóspitos e temperaturas baixas para sobreviver.

Talvez lhe possa interessar

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<