Família > Sãos e salvos > Ambiente e Natureza

Jardim Zoológico celebra o nascimento de duas crias de Urso-pardo

Jardim Zoológico celebra nascimento duas crias Urso-pardo

A família dos Ursos do parque está agora mais alargada com a chegada de dois machos, que celebram 4 meses este mês. A mãe tem 9 anos e está no Jardim Zoológico desde 2009, e o pai chegou ao parque em 2010. Os pequenos Ursos dão agora os seus primeiros passos no exterior e são muito ativos e brincalhões. Já correm e já sabem nadar, mas nunca se afastam muito da mãe, dependendo ainda bastante dela para se alimentarem. As crias já começam a ingerir os seus primeiros alimentos sólidos, mas continuam a ser amamentadas. 

Esta espécie, conhecida pelo seu corpo pesado e robusto, com cauda curta, cabeça larga e patas fortes, não passa despercebida. Sabia que os machos podem chegar a pesar mais de 700 kg. As novas crias nasceram com 400 gramas e neste momento já pesam 6 kg. A pelagem castanha varia ao longo do ano, sendo mais densa no outono e mais leve no verão.

Durante o ritual de acasalamento os machos lutam entre si e formam-se casais por um curto período de tempo. A implantação do ovo no útero só acontece cerca de cinco meses depois da fecundação, sendo que o período de gestação a partir daí, é apenas de 60 dias e começa no período de hibernação, entre outubro e dezembro.

As crias nascem pouco tempo antes da primavera, altura em que o alimento é mais abundante. A dieta desta espécie é omnívora e muito variada, composta por frutos, raízes, sementes, mel, peixe e insetos, mas também juvenis de aves e veados.

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, esta espécie está classificada como Pouco preocupante, está ameaçada sobretudo pela destruição e fragmentação do seu habitat, uma vez que estes animais precisam de áreas grandes para sobreviverem e manterem a variabilidade genética da espécie. O nascimento destas duas crias é mais um contributo do Jardim Zoológico para a preservação e conservação desta espécie.

Se é um amante de animais venha conhecer os pequenos Ursos-pardos, que vão fazer as delícias de toda a família. Descubra todas as curiosidades sobre esta espécie e divirta-se no Jardim Zoológico!

Crias de Urso no Jardim Zoológico de Lisboa  

 

Mais Informações:

Jardim Zoológico de Lisboa