Família > Sãos e salvos > Ambiente e Natureza

Jardim Zoológico celebra chegada de nova cria de Gibão-de-mãos-brancas!

Jardim Zoológico celebra chegada nova cria Gibão-de-mãos-brancas

A família de Gibão-de-mãos-brancas do Jardim zoológico está de Parabéns! Nasceu uma nova cria, um macho, que é o centro das atenções dos pais babados, Tuppence o pai, de 17 anos e Tanja, a mãe, de 21 anos. 

Estes primatas, que são conhecidos pelos seus braços longos, apresentam uma franja branca em torno da face de pele negra. A pelagem do corpo pode variar entre castanho, branco ou cor de palha mas a pelagem das patas é sempre branca.

Sabia que numa só “braçada” o Gibão-de-mãos-brancas consegue percorrer até 3 metros? Esta espécie desloca-se por braquiação e cada casal tem o seu próprio território, que defende através de vocalizações e exibições nas copas das árvores.

Românticos por natureza, esta espécie monogâmica vocaliza duetos para fortalecer a sua relação. A mais recente estrela da família já brinca no exterior e ainda é muito ligada à mãe.

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, os Gibões-de-mãos-brancas encontram-se em perigo, sendo a caça a ameaça mais significativa, seguida da fragmentação do habitat. O nascimento da nova cria representa mais uma vitória para o Jardim Zoológico na preservação e conservação das espécies.

Venha ao Jardim Zoológico conhecer a nova cria de Gibão-de-mãos-brancas e divirta-se em família a descobrir todas as curiosidades acerca desta espécie.