Família > Sãos e salvos > Ambiente e Natureza

Especial Ambiente

Especial Ambiente

Especial Ambiente

Entre o dia 29 de Maio, que é o dia Internacional da Energia, e o dia 8 de Junho, dia dos Oceanos, temos o dia do Ambiente, que se celebra a 5 de Junho para incentivar as pessoas a lutarem por um futuro sustentável para o planeta e para os nossos filhos.

Sugerimos vários programas pelo país fora que ajudam as crianças a compreender a importância e a urgência de proteger o ambiente, poupar energia e conservar a biodiversidade.

Para ensinarem às crianças mais sobre Energia e como poupar visitem www.missaoup.com/#/aprende_jogando

Encontrem programas de sensibilização ambiental por todo o país

Lisboa |Porto 

 

Lisboa

Dia VerdeDia Verde

O Verde Movimento organiza o Dia Verde, um evento que é uma celebração de uma vida mais ecológica e saudável. Normalmente realiza-se por altura de Junho e de Setembro, e o próximo é já dia 8. Há imensos workshops gratuitos e só requerem inscrição prévia.Vamos lá?

 

EVOAAves no seu habitat – EVOA – Vila Franca de Xira

Pertinho de Lisboa existe um Espaço de Visitação e Observação de Aves que permite que os visitantes conheçam este património único, entre a lezíria e o estuário do Tejo. Podem participar em atividades giras como a construção de comedouros.

OceanárioOceanário

Celebrem o dia do Ambiente e o dia dos Oceanos na companhia da mascote Vasco que lhes vai ensinar a importância da conservação dos Oceanos. E sabiam que podem levar a família toda a dormir com Tubarões?   

SÁBADOS SELVAGENS EM FAMÍLIA! no Jardim Zoológico de LisboaJardim Zoológico de Lisboa

Venham aprender como o Jardim Zoológico contribui para a conservação das espécies – podem até mesmo participar nos seus programas de Sábados Selvagens e conhecer alguns bastidores e o dia a dia dos tratadores e treinadores.

Onde ficam OS PÓLOS DA NOSSA TERRA?Onde ficam OS PÓLOS DA NOSSA TERRA?

dia 7 às 16h00 e 8 às 11h00 | Centro Cultural da Malaposta Lisboa 

Espetáculo da Cativar: com a ajuda de actores e marionetas muito divertidas vamos aprender pequenos gestos que todos podemos fazer no nosso dia-a-dia para diminuir a poluição e assim contribuir para um ambiente mais limpo.

 

Vamos conhecer a Vida de Gotília e aprender muito mais sobre a Água que nos dá a vida!A Vida de Gotília

8 de Junho às 11h00 | Museu Nacional do Teatro Lisboa

Acompanhadas da curiosa gota Gotília e de muitas outras surpresas, as crianças irão debruçar a sua atenção sobre diversos conceitos, tais como o Ciclo da Água, a diferença entre água potável e água imprópria para consumo, a sua despoluição, formas responsáveis de a consumir e de a poupar e ainda sobre a enorme importância que a Água tem para todos nós e para a vida na Terra! 

 

Porto

ÁRVORES E ARBUSTOS DO PARQUE DE SERRALVES 8 de Junho às 11h

Venham descobrir a diversidade das árvores e arbustos de Serralves – como nascem, crescem, se alimentam, quanto tempo vivem, entre outras curiosidades e perceber porque as árvores e arbustos são elementos vitais para a manutenção da vida no planeta Terra.

Parque Biológico de GaiaParque Biológico de Gaia – Vila Nova de Gaia

Para além de passearem à descoberta da natureza com visitas guiadas às 15h30 e 17h30, no dia 7 vão poder participar em várias atividades dedicadas à Astronomia – e este mês  podem ir observar pirilampos! Contactem o Parque para reservar.

Zoo de Santo Inácio – Vila Nova de Gaia

Visitem o Zoo de Santo Inácio que participa em vários programas de conservação com sucesso e que tem várias crias recém nascidas amorosas: a mais recente é uma cria de hipopótamo pigmeu!

 

 

Photo: A beleza das tartarugas marinhas. :)Por todas as razões, estes são animais que temos de salvar e proteger. Sabiam que, depois da eclosão dos ovos, apenas 1 em cada 1000 tartarugas marinhas sobrevive?Foto: Grosby GroupSeaLife

As crianças vão conhecer os ecossistemas aquáticos desde a nascente do Douro até aos oceanos e aprender a importância da sua preservação. Para uma variante divertida podem visitar os bastidores dos aquários.