Como poupar energia em família e criar uma maior consciência ambiental nas crianças? Temos ideias fáceis e práticas para por em comum no dia a dia!
A Missão UP partilha connosco algumas ideias para poupar energia em família, uma forma de ensinar às crianças a importância de não desperdiçar!
Os temas relacionados com a energia, sua eficiência e poupança serão mais facilmente entendidos pelas crianças se as ajudarmos a perceber de onde vem a energia e se lhes apresentarmos exemplos práticos.
Como poupar energia em família?
Apresentamos aqui alguns exemplos de ações que podem ajudar os mais pequenos a perceber o quanto desperdiçamos energia:
Enquanto ajuda o seu filho a lavar os dentes, experimente uma vez deixar a torneira aberta e ir enchendo copos de água para que no final possam contar quantos encheram e o desperdício que seria se toda essa água passasse apenas pelo lavatório sem ser usada para nada!
Pode fazer o mesmo exercício no banho e armazenar a água que corre enquanto nos ensaboamos sem fechar a torneira.
Se o seu filho for um bocadinho mais velho, experimente ver com ele a própria fatura da eletricidade, fazendo pequenas experiências durante um mês e outro.
Por exemplo, deixar os aparelhos em stand-by, usar as máquinas a altas temperaturas, deixar luzes ligadas? Claro que este exercício irá exigir um maior esforço das famílias mas poderá ajudar os mais pequenos a perceberem a diferença que faz ter atenção a certos pormenores energéticos.
Pode ainda fazer um jogo com os seus filhos e ver com eles os contadores da água e da eletricidade, tomando nota dos valores antes e depois de tomarem banho, ou no início do dia e depois à noite na hora de ir para a cama.
Poderá ir alterando certos comportamentos, como o desligar as torneiras e desligar os equipamentos em vez de os deixar em stand by e avaliar as alterações nos ‘números’ dos contadores.
Este artigo foi útil para si?