Família > Sãos e salvos > Ambiente e Natureza

Dicas para poupar energia em família, ajudando o planeta!

Dicas poupar energia família, ajudando planeta

Aqui alguns ideias para poupar energia em famílias, para as crianças aprendem a importância de ficar atentos de não desperdiçar energia na sua casa e vida familiar. 

Os temas relacionados com a energia, sua eficiência e poupança serão mais facilmente entendidos pelas crianças se as ajudarmos a perceber de onde vem a energia e se lhes apresentarmos exemplos práticos.

Apresentamos aqui alguns exemplos de ações que podem ajudar os mais pequenos a perceber o quanto desperdiçamos energia:

Enquanto ajuda o seu filho a lavar os dentes, experimente uma vez deixar a torneira aberta e ir enchendo copos de água para que no final possam contar quantos encheram e o desperdício que seria se toda essa água passasse apenas pelo lavatório sem ser usada para nada! Pode fazer o mesmo exercício no banho e armazenar a água que corre enquanto nos ensaboamos sem fechar a torneira.

Se o seu filho for um bocadinho mais velho, experimente ver com ele a própria fatura da eletricidade, fazendo pequenas experiências durante um mês e outro. Por exemplo, deixar os aparelhos em stand-by, usar as máquinas a altas temperaturas, deixar luzes ligadas? Claro que este exercício irá exigir um maior esforço das famílias mas poderá ajudar os mais pequenos a perceberem a diferença que faz ter atenção a certos pormenores energéticos.

Pode ainda fazer um jogo com os seus filhos e ver com eles os contadores da água e da eletricidade, tomando nota dos valores antes e depois de tomarem banho, ou no início do dia e depois à noite na hora de ir para a cama. Poderá ir alterando certos comportamentos, como o desligar as torneiras e desligar os equipamentos em vez de os deixar em stand by e avaliar as alterações nos ‘números’ dos contadores.