Como ajudar as suas crianças a poupar mais energia? - Pumpkin.pt

Como ajudar as suas crianças a poupar mais energia?

Como ajudar as suas criancas poupar mais energia?

No dia a dia com os seus filhos vive, certamente, inúmeras situações em que poderia poupar mais energia ou usá-la de forma mais eficiente!

As principais fontes de energia utilizadas nos dias hoje, como o petróleo, o gás natural e o carvão, são fontes de energia não renováveis, ou seja, são recursos limitados. Embora se preveja que possamos continuar a usá-los nas próximas décadas, é necessário desde já complementar a sua utilização com outras fontes de energia renováveis, como a solar, a eólica, a hídrica, entre outras.

Alguns cientistas dizem que, de acordo com as quantidades que utilizamos hoje em dia, existirá petróleo pelo menos até 2050, sendo que ainda se podem vir a descobrir novas reservas; o gás natural durará mais tempo, assim como o carvão, cujas reservas existentes vão durar ainda alguns séculos:

  • Sabia que os transportes rodoviários representam cerca de 80% da emissão de gases de efeito de estufa para a nossa atmosfera?
  • Já refletiu sobre os seus hábitos de mobilidade? E como estes poderão condicionar o futuro das nossas crianças?
  • Sabe que as deslocações casa-escola-casa são responsáveis por cerca de 60% do consumo energético escolar?

Os percursos casa-escola-casa representam uma parte significativa da fatura energética das escolas. É necessário procurar alternativas que contribuam para uma mobilidade sustentável, ou seja, gerar a capacidade de dar resposta às necessidades da sociedade em deslocar-se livremente, estabelecer relações sem sacrificar os valores humanos e ecológicos no presente e no futuro.

Ao participar, por exemplo, em novas formas de mobilidade partilhada, para além de contribuir para uma maior eficiência energética associada às escolas, conseguirá aliviar um pouco as tarefas do seu dia a dia e poupar o ambiente.

 

Partilhar com outros pais a tarefa de levar e buscar os filhos à escola:

No seguimento destas ideias a Galp Energia lançou o portal energiapositiva.pt que não é mais que um centro de partilha e pesquisa de todo o tipo de conteúdos relacionados com eficiência energética, através de uma comunidade online.

Para além disso, disponibiliza também uma aplicação, o Galpshare, no sentido de colaborar com a comunidade na mudança de comportamentos, com vista à adoção de uma nova atitude ambientalmente sustentável. Trata-se de uma funcionalidade que poderá contribuir para a redução dos milhares de automóveis que todos os dias, invadem as cidades, na maior parte dos casos com uma taxa de ocupação limitada a uma pessoa.

Através do Galpshare, é possível publicar anúncios com os percursos que se pretende efetuar e partilhar, com o(s) horário(s) e data(s) desejadas, podendo optar por anúncios ocasionais (viagens pontuais) ou frequentes (mais do que um dia). Podem também tratar-se de deslocações para eventos pontuais (concertos, jogos de futebol…). E se pudesse partilhar com outros pais a tarefa de levar e buscar o seu filho à escola?

Utilizando o Galpshare é possível criar um grupo restrito, no qual apenas o responsável pelo grupo pode aceitar a entrada de cada elemento. Por exemplo, os pais e funcionários de uma escola podem criar um grupo restrito da Escola em causa, colocando anúncios de percursos a partilhar que apenas são visionados e aceites pelos membros do referido grupo. Assim, é fácil coordenar boleias no transporte casa-escola-casa e também em situações pontuais, como deslocações para locais onde se desenvolvam atividades extra-curriculares ou festas de aniversário.

Saiba mais em www.galpshare.pt

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *