Família > Sãos e salvos > Ambiente e Natureza

Animal do mês: Grou-coroado-de-pescoço-cinzento

Animal mês: Grou-coroado-de-pescoco-cinzento

O Grou-coroado-de-pescoço-cinzento é o animal do mês no Jardim Zoológico! Este é conhecido pela sua coroa de penas amarelas na cabeça, carúncula vermelha na garganta e plumagem cinzenta clara no pescoço. A elegância da sua estrutura pernalta torna-o sagrado em vários países asiáticos e africanos.

Originário da África Oriental e Austral, o seu habitat caracteriza-se por zonas húmidas, savanas abertas e campos de cultivo. Curiosamente, o sexo da espécie não é determinável por observação, uma vez que a sua aparência é semelhante. O Grou-coroado-de-pescoço-cinzento distingue-se também pelos rituais de acasalamento que envolve vénias e saltos acrobáticos.

Esta espécie é considerada sedentária, pois apenas se desloca sazonalmente. A procura de comida – que inclui sementes, erva, invertebrados e pequenos vertebrados – aliada à protecção perante condições atmosféricas são as principais razões para os seus movimentos.

Classificada Em Perigo pela UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) esta espécie é afectada pela destruição das zonas húmidas de nidificação, caça e recolha de ovos no habitat.

Já conhece esta espécie? Venha observá-la no Jardim Zoológico!

 

 

 

 

 

 

 

Saiba tudo em www.zoo.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *