Família > Sãos e salvos > Ambiente e Natureza

Animal do mês de Outubro: Mico-leão-dourado

Animal mês Outubro: Mico-leão-dourado

Mico-leão-dourado
Leontopithecus rosalia

Este pequeno primata é o maior dos Calitricídeos, o Mico-leão-dourado habita a floresta tropical húmida atlântica, no Brasil, restringindo-se ao estado do Rio de Janeiro.

A pelagem dourada e a “juba” de pêlos em torno da face são responsáveis pelo seu nome comum. É uma espécie social, vive em pequenos grupos familiares, em média com 5 ou 6 animais. Mas nesta família há alguma ordem, apenas um casal se reproduz, é o par dominante. Depois de uma gestação curta de pouco mais de 4 meses, 78% das vezes nascem gémeos.

Sabias que apenas 2 a 3% do habitat original do Mico-leão-dourado ainda existe? Classificada como “Em Perigo” pela UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza), esta espécie já esteve classificada em situação mais grave: “Criticamente em perigo”. No entanto, e como resultado de 30 anos de medidas de conservação para a espécie e para o seu habitat natural, foi possível alterar para o seu estatuto atual.

Mesmo assim, a população total em estado selvagem está estimada em apenas 1000 indivíduos, dos quais cerca de um terço resultam de projetos de reintrodução de animais desta espécie. O Jardim Zoológico participa no Programa Europeu de Reprodução (EEP) do Mico-leão-dourado e colabora para o seu Studbook Internacional (ISB).

Venham ao Jardim Zoológico, conheçam a família de Micos-leão-dourado e participem na contribuição para a preservação e conservação desta espécie.

Saibam tudo em www.zoo.pt ou consultem o vídeo sobre a espécie: