Família > Awards > Vencedores

Pumpkin Awards – As Melhores Saídas Pedagógicas em Lisboa, Porto e noutros Locais

Chegou o grande momento de revelar o vencedor da categoria – Melhores Saídas Pedagógicas em Lisboa -, votado e nomeado pelas famílias portuguesas.

Temos o prazer de anunciar que o grande vencedor da Melhor Saída Pedagógica Lisboa é o Museu Benfica – Cosme Damião no Porto a Casa da Música e no Resto do País Badoca Safari Park.

Lisboa

 
Museu Benfica – Cosme Damião
 
O Museu Benfica – Cosme Damião reúne os grandes temas da história do Sport Lisboa e Benfica, da cidade de Lisboa e do mundo. Uma visita ao Museu permite conhecer e lembrar os troféus, os factos e os nomes que fizeram deste Clube um bastião do desporto mundial.
Inaugurado em 2013, este equipamento cultural recebe o nome de uma das figuras incontornáveis da história do Sport Lisboa e Benfica: Cosme Damião, considerado o “pai” do Clube.
Com cerca de quatro mil metros quadrados, distribuídos por três pisos, o Museu está organizado em 29 áreas temáticas, onde a interatividade e a tecnologia são recursos de relevo. Em exposição, cerca de mil peças contam a história da paixão de um país.
O Museu Benfica – Cosme Damião oferece ainda uma programação diversificada, que proporciona experiências novas e enriquecedoras a todos os que queiram participar.

 

 

Porto

 
 
Casa da Música
 
O Serviço Educativo da Casa da Música conta com uma vasta equipa comprometida em proporcionar aos mais diversos públicos, de bebés a seniores, uma vivência musical válida, criativa e se possível integral. Sob este desígnio é reeditada anualmente uma agenda que inscreve nos meses as palavras acção, comunicação e encontro.

 

 

Resto do País

badoca

Badoca Safari Park
 

O Badoca Safari Park é um parque natural com uma área de 90 hectares, que convida os amantes da natureza a passar um dia diferente e a conhecer a beleza da vida animal, em plena liberdade.

Localizado em Vila Nova de Santo André, entre a planície e o mar, a pouco mais de 1h de Lisboa, o parque conta actualmente com cerca de 600 animais selvagens como zebras, girafas, orixes ou gnus, num total de 75 espécies distintas. Em 2009, o Badoca Safari Park recebeu cerca de 110 mil visitantes.

Veja também o TOP 5 dos melhores programas de serviço educativo em Lisboa:
Jardim Zoológico

As propostas educativas do Jardim Zoológico, no âmbito da Educação Ambiental, prendem-se com a conservação da Biodiversidade, com a valorização da vida animal e fomentam uma transformação progressiva nos valores, atitudes e comportamentos.

 Site

 

oceanarioOceanário

O Oceanário de Lisboa é um aquário público de referência em Lisboa, em Portugal e internacionalmente. O equipamento recebe anualmente cerca de 1 milhão de pessoas, que percorrem as suas exposições, tornando-o no equipamento cultural mais visitado de Portugal.
A excelência das exposições, aliadas ao simbolismo da arquitetura dos edifícios, faz do Oceanário um local único e inesquecível. O equipamento integra dois edifícios, o original dos Oceanos e o novo edifício do Mar, conectados por um enorme átrio decorado com um magnífico painel de 55 mil azulejos, que oferece acesso às exposições e à área educativa.

Facebook | Site

 

Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva

O Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva é um espaço de divulgação científica e tecnológica e situa-se no edifício que, durante os 132 dias da EXPO´98, foi um dos mais emblemáticos pavilhões temáticos – o Pavilhão do Conhecimento dos Mares.

Durante da Exposição Internacional de Lisboa os visitantes puderam fazer uma viagem de exploração pelos mares na sua perspectiva história, técnica e humana tendo estado exposto na nave central um barco dos estaleiros de São Jacinto.

Facebook | Site

Descobrir Gulbenkian

Com mais de cinquenta anos de existência, a Fundação Calouste Gulbenkian é uma das mais importantes fundações europeias que desenvolve uma vasta atividade através de projetos próprios, ou em parceria com outras entidades, e atribui diversos apoios e bolsas.
Possui uma Orquestra, um Coro, salas de espetáculos e congressos, uma Biblioteca de Arte e um Museu com duas Coleções: a Coleção do Fundador e a Coleção Moderna.
Gere ainda o Instituto Gulbenkian de Ciência, líder em investigação biomédica e que se encontra localizado em Oeiras.

Os serviços centrais da Fundação Calouste Gulbenkian estão sediados em Lisboa e tem delegações em França e no Reino Unido.

Facebook | Site

quinta-pedagogica-olivais-lisboaQuinta Pedagógica dos Olivais

Ao fim-de-semana, a Quinta disponibiliza actividades para famílias – Programa Família – que necessitam de marcação prévia. “O ciclo do pão”, “Oficina de cerâmica”, “Mãos à Obra” ou “Avental de Histórias” são apenas alguns exemplos das actividades que propomos para todas as famílias,.

Facebook | Site

 

 

Foram também finalistas:

Museu do Dinheiro  Site
KidZania  Facebook | Site
Centro Cultural Olga Cadaval  Facebook | Site
Centro Cultural de Belém  Facebook | Site
Museu Nacional de História Natural e da Ciência  Facebook | Site

 

 

Veja também o TOP 5 dos melhores programas de serviço educativo no Porto:

Fundação Serralves

A Fundação de Serralves é uma instituição cultural com uma visão contemporânea sobre Arte e Paisagem, detentora de um património arquitetónico e paisagístico classificado como Monumento Nacional.

Facebook | Site

 

SEA Life

O SEA LIFE Porto é um oceanário com mais de 3000 fascinantes criaturas.

No SEA LIFE Porto, pode caminhar pelo primeiro túnel subaquático do país e atravessar 500 mil litros de água, os tubarões estão à sua espera!

Nas piscinas rochosas pode pegar num ouriço, sem deixar cair, e tocar numa estrela-do-mar.

Para os mais pequenos, temos um divertido quiz sobre o mundo marinho, com pistas espalhadas e curiosidades incríveis para descobrir!

Facebook | Site

 

World of Discoveries

World of Discoveries é um Museu Interativo e Parque Temático que reconstrói a fantástica odisseia dos navegadores portugueses, cruzando oceanos à descoberta de um mundo desconhecido. Embarque à descoberta, na cidade onde nasceu o Infante D. Henrique, o homem que deu novos mundos ao mundo.

O espaço é complementado por uma fantástica Loja e pelo Restaurante Temático, Mundo de Sabores, aberto diariamente.

Facebook | Site

 

Zoo Santo Inácio 

A 10 minutos do Porto, mais precisamente em Vila Nova de Gaia, situa-se o Zoo Santo Inácio, o maior e mais verde parque zoológico do norte do país.  Aqui, os visitantes podem apreciar, em amplos espaços verdes e em ambientes concebidos de forma a recriar as condições dos habitats de origem, cerca de 1000 animais de 300 espécies, criando assim uma atmosfera natural que torna, o Zoo Santo Inácio, num espaço único e inesquecível!

Facebook | Site

parque biológico de gaiaParque Biológico de Gaia
O Parque Biológico de Gaia disponibiliza-lhe um vasto leque de actividades, quer venha individualmente ou num grupo. Se vier sozinho ou com família e amigos, pode só querer percorrer, em visita autoguiada, o percurso de descoberta da natureza e visitar as diversas exposições que fizemos para si. Mas, vindo em grupo, aconselhamos a leitura prévia da nossa Agenda, que pode descarregar para o seu computador nesta secção.

 

zoo lourosaZoo de Lourosa

O Zoo de Lourosa – Parque Ornitológico é o único parque zoológico do país que se dedica exclusivamente a aves. Com uma colecção de 500 animais de 150 espécies diferentes, distribuídos por 80 habitats, é um espaço que apela à educação ambiental, à conservação das espécies e da Biodiversidade. No Zoo de Lourosa dedicamo-nos à recriação, à preservação e ao conhecimento. Queremos que faça parte desta aventura, num palco único de vida selvagem!

Facebook | Site

 

Foram também finalistas:

Museu das Marionetas Porto  Site
Museu dos Transportes e das Comunicações  Facebook | Site
Museu do Futebol Clube do Porto  Facebook | Site

Veja também o TOP 5 dos melhores programas de serviço educativo no Resto do País:

portugal-pequenitosPortugal dos Pequenitos 

Portugal dos Pequenitos, e não Portugal dos Pequeninos como popular e incorretamente referido, localiza-se no largo do Rossio de Santa Clara, no distrito de Coimbra, em Portugal.

Trata-se de um parque temático concebido e construído como um espaço lúdico, pedagógico e turístico, para mostrar aspectos da cultura e do património português, em Portugal e no mundo.

Site

Tapada de Mafra

Uma floresta única com uma diversidade imensa de habitats que permitem a existência de um grande número de animais e plantas, com um elevado valor de conservação, que importa preservar e proteger.
Um parque florestal onde se está no meio da natureza.
Um laboratório vivo onde todos os animais estão em liberdade.

Facebook | Site

pav-conhecimentoCentros Ciência Viva

O Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva é um espaço de divulgação científica e tecnológica e situa-se no edifício que, durante os 132 dias da EXPO´98, foi um dos mais emblemáticos pavilhões temáticos – o Pavilhão do Conhecimento dos Mares.

Durante da Exposição Internacional de Lisboa os visitantes puderam fazer uma viagem de exploração pelos mares na sua perspectiva história, técnica e humana tendo estado exposto na nave central um barco dos estaleiros de São Jacinto.

Facebook | Site

 

monte-selvagemMonte Selvagem
Num montado típico alentejano de sobreiros e azinheiras, várias espécies de plantas, animais selvagens e domésticos encontram um Refúgio de Bem – Estar que, com o apoio de uma equipa de trabalho dedicada e muitos equipamentos de lazer e recreio, constituem um parque temático onde pode, em simultâneo, Aprender, Divertir-se e Interagir com a Natureza e o Mundo Animal.
EVOA

No EVOA estão integradas três zonas húmidas de água doce, num total de 70 ha, estas lagoas são muito importantes para as aves, sendo utilizadas como área de refúgio ou mesmo como local de nidificação. De modo a garantir a tranquilidade das aves e a maximizar a experiência e conforto na visitação, estão disponíveis três observatórios nas lagoas, diversos pontos de observação camuflados e um Centro de Interpretação.

O Centro de Interpretação para além de acolher os visitantes, convida-os a conhecer a exposição permanente “EVOA, onde o mundo encontra o Tejo” e a participar em diversas atividades complementares à observação de aves.

Foram também finalistas:

Rede de Centros Ciência Viva  Facebook | Site
Museu de Santa Maria de Lamas  Facebook | Site
Quinta Pedagógica de Aveiro  Facebook | Site
Zoo de Lagos  Facebook | Site

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.