Sites que estão a ajudar quem precisa (e links úteis)

5 sites que estão a ajudar quem precisa

Estamos a viver uma situação crítica e assustadora. Enquanto os que podem praticam o isolamento social para reduzir a propagação do COVID-19, outros tantos lutam com este vírus na linha da frente. Começa também a surgir um tipo intermédio de combatentes: aqueles que criam iniciativas para ajudar quem precisa.

Falamos de projetos de apoio à comunidade, iniciativas que têm brotado um pouco por todo o país e que se destinam a fazer chegar bens, serviços, entretenimento e até mesmo companhia a quem tem falta.

Aqui, elencamos alguns destes projetos que nos têm chegado por vários canais. Talvez vos sejam úteis a vocês, talvez sejam mesmo aquilo que os avós que vivem longe estão a precisar, ou talvez encontrem aqui uma feliz oportunidade para ajudarem a comunidade.

Estas são algumas iniciativas que precisam de conhecer:

Student Keep

O Student Keep foi criado para combater as desigualdades na Educação, nomeadamente aquelas que prejudicam mais os estudantes na suspensão das aulas presenciais.

Este projeto visa quantificar quantos alunos não têm acesso a um computador ou à internet em casa e, por outro lado, angariar e disponibilizar o equipamento informático que é de facto tão necessário, principalmente nesta fase.

A ideia é que quem tem um computador, tablet ou dispositivo de internet móvel a mais (quer sejam empresas, quer sejam particulares) possa disponibilizá-los temporária ou permanentemente a alunos que não tenham acesso, dando-lhes a oportunidade de acompanhar as aulas de ensino à distância.

Existe também um livro infantil, o “Salvador, o pequeno herói” para ajudar na luta contra a pandemia: para além de explicar aos mais novos toda esta confusão da pandemia, os lucros de venda revertem diretamente para o Student Keep.

O conto infantil está disponível em papel (por 10,60€) na plataforma de comércio online dott e a versão digital, que inclui um Videobook, será distribuída em escolas, jardins de infância, centros de ocupação de tempos livres, associações de pais e outras organizações que se dedicam ao apoio na infância, com o objetivo de auxiliar os pais e os educadores na sua missão de explicar às crianças, de forma lúdica, a realidade atual que vivemos e que ficará na História.

A plataforma Student Keep faz parte do movimento #tech4COVID19, que junta dezenas de empresas tecnológicas e deempreendedores sociais em torno de projetos de voluntariado nas áreas da Saúde, Educação, Tecnologia e Apoio Social.

Ajuda em Ação

A Ajuda em Ação é uma ONG internacional apartidária e sem qualquer filiação religiosa que luta há 39 anos contra a pobreza e a desigualdade, promovendo a dignidade e a solidariedade para a construção de um mundo justo. Atualmente trabalham em 20 países da América Latina, Ásia, África e Europa (Espanha e Portugal), apoiando cerca de 1,5 milhões de pessoas.

Em tempo de pandemia, os pedidos de apoio estão a aumentar e a Ajuda em Ação está agora focada em ajudar urgentemente as famílias carenciadas de Camarate, através de uma campanha de Crowdfunding. O objetivo é avançar com uma resposta de emergência que passa pelo apoio alimentar a 32 famílias durante 3 meses.

Toda esta ação está a ser preparada e planeada de forma rigorosa em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Camarate D. Nuno Álvares Pereira, a Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos do Agrupamento de escolas D. Nuno Álvares Pereira (APDNAP), a Junta de Freguesia de Camarate, Unhos e Apelação, uma assistente social, entre outras partes envolvidas.

Junte-se também a esta causa, para que todos possamos ultrapassar juntos esta pandemia.

Alimente quem o Alimenta

sites que estão a ajudar quem precisa

Esta é uma iniciativa do Ministério da Agricultura para incentivar o consumo de produtos locais e o recurso aos mercados de proximidade em tempo de COVID-19. Conta com outros parceiros nacionais, como é o caso da  Rede Rural Nacional, da Federação Minha Terra, dos Grupos de Ação Local e dos Municípios.

Na plataforma Alimente quem o Alimenta, os produtores de Portugal podem registar-se de forma simples e rápida para que possam depois anunciar os seus produtos e cabazes disponíveis para encomenda e/ou entrega, assim como as respetivas condições.

Do mesmo modo, qualquer consumidor pode pesquisar no site por concelho e por produto, podendo encontrar os produtores da sua região e encomendar os bens de que necessita online, a partir da segurança do lar.

Se está a precisar de frescos, espreite esta iniciativa incrível. Caso conheça algum produtor, ajude-o a registar-se – é muito fácil!

Eat Tasty: Ajuda-nos a Ajudar

ajuda-nos a ajudar

O projeto Ajuda-nos a Ajudar nasceu num grupo de WhatsApp onde alguns amigos EatTasty se juntaram com o intuito de oferecer refeições nutritivas aos sem abrigo de Lisboa.

Começaram com cerca de 20 entregas na Comunidade Vida e Paz mas de um dia para outro já eram mais de 100 refeições entregues todos os dias em diferentes associações da cidade. Até agora, já entregaram mais de 8 mil menus solidários a quem precisa.

O site permite que qualquer um faça a doação de uma refeição a quem precisa. Criaram um menu específico composto por sopa + prato a 4,99€. Todas as doações feitas até às 12h contribuem com refeições para esse dia que serão entregues em diferentes associações, todas listadas na plataforma. Vamos ajudar a ajudar?

Quero Ajudar

5 sites que estão a ajudar quem precisa

A Quero Ajudar apresenta-se como uma aplicação portuguesa de entreajuda comunitária e funciona para cobrir todo o tipo de necessidades. Ao entrar no site, comece por escolher a opção que se aplica: precisa de ajuda ou quer ajudar?

Ao submeter um pedido de ajuda, terá de descrever o apoio de que precisa, que pode estar relacionado com compras, transporte até ao hospital ou outro local importante, doações, assistência veterinária, apoio psicológico ou até uma conversa para combater a solidão. Após submeter a mensagem, o pedido será avaliado pelos voluntários para que seja dada a resposta adequada.

O projeto precisa de voluntários e faz ainda um apelo a todos os que puderem ajudar os grandes heróis desta luta – os profissionais da saúde. Existe um local no site onde as empresas que possam doar refeições ou produtos podem registar-se para fazê-lo.

Hora de Encomendar

Todos queremos fazer compras sem sair de casa, mas a coisa não está fácil: a oferta não é suficiente e alguns supermercados apresentam um tempo de espera superior a 3 semanas para a entrega de encomendas ao domicílio. Ao mesmo tempo, os pequenos negócios estão a ser gravemente impactados pela ausência de clientes impulsionada pela pandemia.

O Hora de Encomendar foi desenhado para combater este problema. O site tem uma lista com pequenos e médios fornecedores que estão ativamente a entregar encomendas. De momento existem 6 listas no site – Grande Lisboa, Grande Porto, Braga, Guimarães, Aveiro e Algarve. A base de dados encontra-se em rápido crescimento através da contribuição da comunidade, tendo cada vez mais mercearias, talhos, farmácias, refeições prontas, padarias, floristas, veterinários e outros tipos de serviços disponíveis de forma prática.

Quietinho em Casa

5 sites que estão a ajudar quem precisa

Este site decidiu abordar as dificuldades da quarentena de uma forma diferente. Apesar de estarem a surgir cada vez mais projetos para ajudar a comunidade, a verdade é que muitas pessoas não têm os conhecimentos tecnológicos necessários para recorrer a eles.

O Quietinho em Casa surgiu para explicar a estas pessoas como utilizar os serviços ao domicílio de que precisam, passo a passo e de forma clara. Os utilizadores podem procurar o tipo de serviço ou clicar naquele que lhes interessa e ler para que serve. Os tutoriais de utilização são em formato vídeo e existem links para aceder aos serviços nos vários dispositivos (caso funcionem em mais do que um).

De momento, estão disponíveis no site mais de 50 tutoriais para ensinar a usar estes serviços. Dos supermercados às farmácias e aos restaurantes, são muitas as opções que se tornam mais acessíveis à população através das explicações do Quietinho em Casa.

O site também tem uma área onde os interessados se podem registar como voluntários para contribuir para o projeto.

Go Small or Stay Home

5 sites que estão a ajudar quem precisa

O Go Small or Stay Home é outro projeto para ajudar quem precisa através de um diretório dedicado ao comércio local. No site, partilham pequenos negócios locais espalhados por todo o país onde encorajam as pessoas a procurar (com os devidos cuidados) alimentos frescos e mantimentos para se manterem saudáveis durante este período de isolamento.

A plataforma apela a que as pessoas recomendem os pequenos negócios que conhecem no seu bairro – mercearias, drogarias e todo o tipo de outros serviços que estão a ser afetados pela situação atual. Podem fazê-lo de forma simples e rápida através do site, mas devem primeiro verificar que não estão a introduzir uma informação duplicada.

O objetivo não é apenas fazer encomendas com entrega ao domicílio (embora esteja disponível em alguns casos), mas sim encaminhar os utilizadores a estes locais, para satisfazer as suas necessidades e apoiar os comerciantes, que bem precisam.

SOS Vizinho

5 sites que estão a ajudar quem precisa

O SOS Vizinho nasceu para fazer chegar os bens essenciais aos grupos de risco do COVID-19. A missão é evitar que estas pessoas tenham de sair de casa nesta altura que é especialmente perigosa para elas.

A iniciativa juntou mais de uma centena de especialistas no esforço para organizar uma rede de apoio e estão a trabalhar para sinalizar os doentes de risco de cada região e criar uma rede de distribuição nacional.

Os voluntários desta iniciativa estão espalhados um pouco por todo o país e sabem como devem proceder nos momentos de apoio para evitar ao máximo o contágio. Caso queira ajudar, estão a precisar de mais mãos para atender aos numerosos pedidos de ajuda que têm recebido – pode fazer o registo online, no site do projeto.

Outras iniciativas de apoio e diretórios úteis:

  • Farmácias

Aqui podem encontrar todas as farmácias portuguesas com serviços úteis nesta altura: quer procurem drive-in, apoio ao domicílio, venda online ou entrega ao domicílio.

  • Saúde e Apoio Psicológico

Para o apoio psicológico, existem o À Distância de um Clique, criado por estudantes de psicologia, e o Care for Your Coronavirus Anxiety (em inglês). Para dúvidas em caso de gravidez, o Apoio à Vida mantém-se disponível.

Ainda na área da saúde, o Hospital dos Lusíadas disponibilizou vídeo-consultas.

  • Voluntariado

A Rede de Emergência Alimentar foi criada pelo Banco Alimentar para ajudar aqueles que ficaram sem apoio alimentar devido ao encerramento de organizações sociais. Estão a trabalhar com a Vizinho Amigo para angariar voluntários e recursos.
De momento, precisam de:
– pessoas jovens que possam dar uma ajuda a preparar cabazes de alimentos e a transportar refeições (respeitando as condições de segurança e higiene);
– empresas que possam doar alimentos;
– benfeitores que queiram apoiar de alguma outra forma.

  • Diretórios e Sites Úteis

O Partilha em Isolamento é um site que reúne imensos recursos úteis nesta altura: do apoio comunitário ao alojamento para profissionais de saúde, passando pelo teatro, pelo cinema e por imensas iniciativas interessantes. Vale a pena consultar.

Já o Calendall, tem a missão de reunir os eventos online que estão a surgir por todo o país. São muitos e é difícil mantermo-nos a par de tudo, mas este site veio para ajudar.

No Covid.pt as pessoas estão a juntar-se para dar resposta aos problemas que a pandemia tem levantado. É um espaço onde nascem ideias e se reunem condições para concretizá-las.

E o Quarantine Chat é um lugar da Internet que liga as pessoas que estão em isolamento umas às outras: permite fazer e receber chamadas de outras pessoas que aderiram ao serviço, de forma gratuita, para combater a solidão.

Conhecem mais iniciativas de apoio à comunidade úteis neste período de isolamento social? Partilhem connosco nos comentários!

Também vos pode interessar:

2 comentários em “Sites que estão a ajudar quem precisa (e links úteis)

  1. Keta Abril 2, 2020

    Olá Dani, parabéns por esta compilação de páginas úteis e, provavelmente, desconhecidas da maioria das pessoas. Este é também um apoio à sociedade 👍 Num tempo em que temos excesso de informação na web e muita desinformação também, é meritório haver alguém que nos apresenta aquilo que realmente é importante, útil e credível. Bem haja. 👏

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Abril 2, 2020

      Agradecemos as palavras, Keta 🙂

      Deste lado, continuaremos a fazer tudo o que pudermos para ajudar as famílias a ultrapassar esta fase da melhor forma.

      Beijinhos abobrinhas!

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2  votos, média:   5,00  em 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *