Família > Lifestyle > Solidariedade

Pais com P Grande #SobrePés: de Lisboa a Santiago de Compostela por amor

pais com p grande sobre pés

Conheça o projeto que levará Sofia Isabel Vieira a percorrer 600kms a pé.

Somos, sempre seremos, pelos que fazem do amor a sua força motriz. Somos, sempre seremos, palco para dar voz a quem a tem pelos outros. Somos, sempre seremos, admiradores confessos de quem não teme fazer diferente, que agradece com verdade apesar dos pesares, que nos lembra constantemente que podemos ser mais e melhores – basta querer.

E porque somos, não nos faz sentido não partilhar a nova caminhada, desta vez literal, que Sofia Isabel Vieira – conhecemo-la do projeto Pais com P Grande – tatuará no seu coração. São mais de 600 quilómetros, impulsionadores de uma gigante campanha de angariação de fundos, que por sua vez servirão para ajudar todos aqueles que passam por caminhadas bem mais difíceis do que a sua: as das doenças oncológicas.


O meu nome é Sofia, tenho 37 anos, e sou mãe da Gabriela e do Tiago. Sou também uma aventureira por natureza, uma sonhadora vísceral, arquitecta da minha vida mais ou menos nómada, e apóstola do Amor, o tal que eu sei que cura tudo.

Sou mestrada na área da Educação, com diversos certificados internacionais em áreas como comportamento, desenvolvimento cognitivo infantil, criatividade e inteligência emocional. Tenho, ao longo dos anos, desempenhado várias funções na área da educação, mas a que tem perdurado o tempo e tudo o que muda com ele, é a minha paixão pela escrita.

Sou autora do projecto Pais com P Grande, com uma página no Facebook e no Instagram, e tenho usado este projecto para promover fundamentalmente o verdadeiro sentido da humanidade. Tenho liderado várias campanhas de angariação de fundos, para diversos fins e organizações nacionais e internacionais, e ao mesmo tempo usado os meus conhecimentos académicos e experiência profissional ao serviço dos outros.

Em Fevereiro de 2017 estive na Grécia a dar aulas num campo de refugiados, e em Setembro na Jordânia, em Zaatari, onde iniciei um novo projecto educativo, e dei formação a professores locais. Tenho neste momento um livro infantil sobre inteligência emocional, a aguardar publicação; e escrevo como freelancer para várias publicações e plataformas online, em Portugal e no estrangeiro.

Neste momento estou a trabalhar num projecto muito especial, o Pais com P Grande #sobrepés. Estou a propôr-me caminhar de Lisboa a Santiago de Compostela durante o mês de Agosto, e através desse feito angariar fundos, que por sua vez serão distribuídos pela Fundação do Gil e pelo Fundo IMM-laço: A Caminho da Cura. Dois projectos enormes, ambos dedicados a amenizar o sofrimento dos que são obrigados a caminhar caminhos muito difíceis, com o peso de doenças graves às costas.

Este desafio, inspirado por um momento muito difícil na minha vida pessoal, servirá sobretudo para homenagear a força e a resiliência da minha irmã mais nova, que em Setembro do ano passado foi diagnosticada com um cancro evasivo.

Ao acompanhar esta situação da minha irmã Joana, que passou por tratamentos de quimioterapia, uma operação complicada, radioterapia, e terá ainda de fazer tratamentos hormonais durante muitos anos da vida dela, apercebi-me que tinha de fazer qualquer coisa para transformar todo este pesadelo em qualquer coisa positiva. Tenho esta teoria, de que quando nos acontecem coisas menos boas nas nossas vidas, devemos transformá-las em algo positivo. Uma forma de dizermos à vida que estamos gratos, apesar de tudo.

No Sábado, dia 11 de Agosto, parto de Lisboa, #sobrepés, em direcção a Santiago de Compostela. Serão mais de 600kms que servirão de trampolim para a boa vontade. Esta caminhada será o motivo para uma gigante campanha de angariação de fundos, que por sua vez servirão para ajudar todos aqueles que passam por caminhadas bem mais difíceis do que aquela que eu vou fazer.

Se queres associar-te a esta campanha, e ser embaixador/a da boa vontade do desafio Pais com P Grande #sobrepés, envia-me um email para [email protected]. Um caminho, nunca se faz sozinho!


Conheçam mais sobre a Sofia e a sua família linda, os Vieira-Gillet, e contribuam, se assim vos for possível, para apoiar esta causa tão especial e que tanto nos diz.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *