Vai ficar tudo bem – muito graças a eles!
As palmas à janela emocionam, motivam e abraçam todos aqueles que, na linha da frente, se expõem a riscos incalculáveis para vencermos, como humanidade, uma batalha tão inesperada quanto assustadora. Os profissionais de saúde estão longe das famílias, que querem proteger, e perto do perigo, que pretendem erradicar.
Com turnos intensos, emocionalmente e fisicamente desgastantes, e muitas vezes sem o material de proteção adequado, os médicos, enfermeiros e auxiliares que cuidam de todos nós estão vulneráveis e precisam ainda mais do nosso reconhecimento, apoio e ajuda.
Reunimos algumas iniciativas credíveis a partir das quais, e sempre dentro das possibilidades de cada um, podemos acrescentar o nosso grão de areia neste agradecimento prático a todos os profissionais de saúde.
Nunca como antes pequenos contributos puderam salvar tantas vidas. Cuidem-se!
Como ajudar os profissionais de saúde a vencer o COVID-19?
Doando
A Quero Ajudar apresenta-se como uma aplicação portuguesa de entreajuda comunitária e funciona para cobrir todo o tipo de necessidades. Ao entrar no site, comecem por escolher a opção que se aplica: precisam de ajuda ou querem ajudar?
Aqui, vão encontrar também a possibilidade de ajudar os verdadeiros heróis desta causa – os profissionais de saúde – com a doação de refeições ou, no caso de empresas que o possam fazer, produtos relevantes na luta médica diária: Quero Ajudar os Profissionais de Saúde.
A SOS.Covid19.Portugal também organizou uma angariação de fundos para comprar stock de máscaras, batas e viseiras para os hospitais públicos, e está agora a lançar uma segunda campanha que visa ajudar os lares de idosos e unidades de cuidados continuados pertencentes à União das Misericórdias de Portugal.
Dando-lhes casa
Muitos destes profissionais tiveram que sair das suas casas para proteger a família mais próxima. No entanto, são muitos aqueles que não têm condições para alugar alojamento e estar isolados nesta fase difícil.
Se tiverem apartamentos vazios, podem disponibilizá-los gratuitamente para estes profissionais. Existem já várias plataformas que colocam em contacto os proprietários e os profissionais de saúde que precisam de estar afastados da família durante a pandemia. Façam por lá o vosso anúncio:
Produzindo
A 3D Mask Portugal pretende unir voluntários individuais, com acesso a uma “impressora 3D”, para a produção distribuída de máscaras descartáveis para os profissionais de saúde que combatem o COVID-19.
Caso pretendam contribuir como voluntário, por exemplo na impressão de peças, ajudar na logística de recolha e distribuição, etc, preencham por favor o seguinte formulário.
Já a Tech4Covid19, conscientes de que os profissionais de saúde se encontram na linha da frente, pretende, através das mais variadas competências, apoiar e agilizar o combate a esta pandemia.
Nascida de uma conversa informal entre fundadores de startups tecnológicas portuguesas, a Tech4Covid19 transformou-se numa equipa de mais de 4.700 pessoas de 250 empresas diferentes, das mais variadas áreas de atividade, com um objetivo comum: unir o talento português no desenvolvimento de soluções tecnológicas que ajudem a população a ultrapassar o desafio do COVID-19.
São 25 os projectos em curso, e podem conhecê-los melhor para procurarem um no qual a vossa competência possa criar impacto!
Comendo Amêndoas
Não se brinca com coisas sérias – por isso, vamos explicar! Sete empresas de chocolate, que representam ainda mais marcas, juntaram-se para criar uma campanha solidária para angariar fundos para o Serviço Nacional de Saúde.
Até dia 19 de abril, sempre que comprarem produtos de Páscoa (amêndoas, ovos e coelhinhos de chocolate) das marcas Imperial (Regina e Jubileu), Arcádia, Avianense, Binómio (Candycat), Casa Grande (Not Guilty), Ferbar e Vieira de Castro (Vieira e Aliança), cinco por cento das receitas são doadas para a aquisição de equipamentos de proteção individual.
Ficando em Casa
Esta é óbvia, mas vale sempre a pena reforçar. Ao evitar o contágio massivo, estamos a salvaguardar que a ajuda médica chega a quem de facto precisa dela. Nunca nos foi pedido tanto com tão pouco.
Links relacionados
- Coronavírus: sabem que os sintomas são semelhantes aos da gripe?
- Quarentena + crianças: o que fazer?
- Como Planear os Dias de Quarentena?
- Lista de Compras para a Quarentena (Socialmente Responsável)
- Teletrabalho: como sobreviver em casa com crianças pequenas?
- Exercício em Casa: 10 opções gratuitas e divertidas!
- COVID-19: Proteger os Grupos de Risco
- Coronavírus na gravidez: como lidar?
- Receitas Deliciosas à Prova de Quarentena
Este artigo foi útil para si?