Criemos crianças solidárias e empáticas que se preocupam em salvaguardar direitos humanos e apoiar causas humanitárias.
As crises humanitárias entram-nos pela casa, pela televisão, são capa de jornais e motivo de conversa nas escolas – é importante explicá-las às nossas crianças e educá-las para a empatia e para ajudarem quem precisa.
A Portugal com ACNUR, parceiro nacional da Agência das Nações Unidas para os Refugiados, criou um conceito inovador para que pais, avós, filhos e netos – ou até mesmo professores e alunos – possam apoiar o trabalho do ACNUR enquanto doador coletivo regular: as “Famílias com ACNUR”. O objetivo é criar verdadeiras comunidades solidárias, que envolvam escolas, universidades, municípios e famílias neste espírito solidário.
Quem quiser fazer parte desta causa, e tiver filhos e/ou outras crianças na família, pode tornar-se numa “Família com ACNUR” e receberá conteúdos didáticos adequados aos mais pequenos e que irão envolver toda a “família” nos temas de direitos humanos, emergências humanitárias e conceitos relacionados com o trabalho da Agência da ONU para os Refugiados.
O parceiro nacional do ACNUR surgiu em 2021 e tem como objetivo sensibilizar para a realidade e contexto das pessoas que são forçadas a fugir e angariar fundos para apoio aos programas de ajuda humanitária do ACNUR nas áreas da nutrição, cuidados médicos, água potável e saneamento, educação, abrigo e infraestruturas básicas, assistência jurídica e proteção internacional, entre outras.
O que é uma Família com ACNUR?
Qualquer pessoa interessada em doar mensalmente à Portugal com ACNUR, pode tornar-se uma “Família com ACNUR”. Depois de tomar essa decisão, irão receber materiais (físicos e/ou digitais) para os mais pequenos, juntamente com a nossa revista trimestral “Refugiados” e também algumas atividades e conteúdos por e-mail!
Estas atividades e materiais poderão ser usados pelas famílias e servem como jogos didáticos e facilitadores de conversa sobre temas que tantas vezes entram em nossa casa, mas nem sempre de uma forma adequada à idade e vivência dos mais novos. O que são Direitos Humanos? Quem são as pessoas forçadas a fugir? Porquê? Que papel pode ter cada um de nós?
Como posso tornar-me Família com ACNUR?
As “Famílias com ACNUR” podem inscrever-se através do formulário de doador mensal online, escolhendo um valor de donativo mínimo de 10 euros por mês ou enviando um e-mail para [email protected] com nome do doador regular e as datas de nascimento das crianças!
O que recebe a Família com ACNUR?
Para além da declaração anual para efeitos fiscais, da revista e emails regulares com conteúdo sobre o ACNUR e realidade dos refugiados no mundo, as Famílias com ACNUR recebem conteúdos didáticos sobre direitos humanos, refugiados e o trabalho do ACNUR, adaptados a crianças, por email ou correio.
Sejam pais, avós ou até mesmo professores, estas “Famílias”, com a nossa ajuda, sensibilizam os mais novos para estas temáticas e a realidade de quem é forçado a fugir.
Acreditamos que, desta forma, contribuímos juntos, para que os adultos de amanhã estejam mais informados e sensíveis a estas realidades contribuindo para um mundo com menos necessidades, mais solidário e justo.
Crédito da Imagem: © UNHCR / Andrew McConnell
Crédito da Imagem de topo: © Portugal com ACNUR
Este artigo foi útil para si?