Família > Lifestyle > Solidariedade

Ciência Viva homenageia cientistas portuguesas e lança Barbie astronauta com a Mattel

ciência viva mulheres

O livro "Mulheres na Ciência" ganhará vida num módulo permanente do Pavilhão do Conhecimento.

No Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, às 11h, a Ciência Viva irá homenagear as cientistas portuguesas com o lançamento da nova edição do livro “Mulheres na Ciência”, que reúne mais de uma centena de retratos de  investigadoras nacionais realizados pelos fotógrafos Augusto Brázio, Gonçalo F. Santos, Rita Carmo e Rodrigo Cabrita. Estará presente o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Da Biologia à Matemática, da Química às Ciências Sociais, da Física à Arqueologia, das Neurociências à Geografia, da Engenharia à História, das Ciências do Espaço à Filosofia, esta nova edição põe o foco em 109  histórias de sucesso que muito têm contribuído para o enraizamento da ciência na sociedade portuguesa e que, espera a Ciência Viva, possam vir a inspirar jovens a seguir a sua vocação. O conteúdo do livro existirá também em versão digital num módulo permanente do Pavilhão do Conhecimento.

“Reconhecemos em cada um desses rostos o mesmo olhar curioso e inspirador que faz desta comunidade científica no feminino, em Portugal ou no estrangeiro, um exemplo e um motivo de orgulho. A demonstrá-lo estão os dados da OCDE (“Education at a Glance 2016” e “The Pursuit of Gender Equality 2017″). Portugal está acima da média da OCDE na percentagem de diplomadas nas áreas científicas”, refere Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva.

No Dia Internacional da Mulher, a Ciência Viva, em parceria com a Mattel Portugal, presta ainda homenagem a uma mulher que tem dado cartas na ciência espacial a nível mundial, Dava Newman, com o lançamento de mais uma Barbie cientista: “Dava Astronaut powered by MIT Portugal”.

Dava Newman é professora do Programa Apollo no Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Boston, investigadora Harvard-MIT Health, Sciences and Technology, em Cambridge, Massachussets, e directora do Programa MIT Portugal. Especialista em engenharia biomédica aeroespacial, estuda o desempenho do corpo humano sujeito a diferentes condições de gravidade, essencial para a exploração espacial. Neste âmbito, desenvolveu o BioSuit, um fato espacial que permite ao astronauta uma melhor mobilidade e pelo qual foi distinguida, em 2007, com o prémio “Best Invention” da Time Magazine.

Dava Newman foi a primeira mulher a assumir as funções de vice-administradora da NASA, tendo sido nomeada por Barack Obama.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *