Como ajudar os bombeiros

A sua família quer ajudar os Bombeiros e as vítimas dos incêndios? Saiba como!

Bombeiros

Ajude quem mais precisa!

De Norte a Sul do País, as imagens da destruição causada pelos fogos o último fim-de-semana são monstruosas, de uma tristeza palpável.

Talvez os seus filhos ainda não as entendam bem, talvez só tenham contactado com os incêndios através das imagens televisivas, sem perceber as consequências, sem sentir o calor do desespero.

Ou talvez a dor seja mais real, e tenham visto, no assombro que nos domina a todos, arder a mata onde costumam, em família, fazer piqueniques ao fim-de-semana.

Qualquer que seja a vossa situação, sensibilizar as crianças para a importância da prevenção e fomentar-lhes o espírito de ajuda e solidariedade é a única forma positiva de encarar a catástrofe que domina Portugal. 

Se quiser ajudar os Bombeiros e as vítimas dos incêndios, a Pumpkin diz-lhe o que fazer:

Água e Alimentos.

É fundamental que os operacionais tenham à sua disposição alimentos não perecíveis, como barras energéticas, enlatados e bolachas, e também muita água potável, leite e fruta como bananas e maçãs.

No fundo, mantimentos leves, que possam ajudar a repor as forças e os níveis de açúcar no sangue.

Esta ajuda é muito importante a nível físico, porque permite aos homens descansar e recarregar energias, mas também a nível mental.

As águas, sumos, leites e outros alimentos, solicitam-se gentilmente, se possível, em doses invidivuais/pacotes pequenos para poderem ser distribuídos por cada bombeiro.

Pode fazer a entrega dos alimentos nos Quartéis. Consulte o site Longe mas Juntos para saber qual a corporação de bombeiros mais próxima de si a necessitar de ajuda. 

A fim de evitar o desperdício alimentar, pede-se à população que evite doar produtos como carne, peixe e fruta madura.

A fotografia é do site Vilaverdense.com.

Donativos monetários. 

Neste momento não há linhas de donativos abertas.

Outro tipo de donativos. 

Os quartéis de bombeiros estão a pedir também donativos de água oxigenada, compressas, ligaduras, soro fisiológico e pomada para queimaduras.

Esteja atento também às publicações nas redes sociais, porque são muitas as pessoas a dinamizar recolhas de donativos para entregar às Câmeras e associações de apoio das regiões mais afetadas.

Associe-se a alguns eventos e causas.

Anjos 70 – 19 de outubro.

O espaço Anjos 70 leva a cabo esta quinta-feira, dia 19 de outubro, um evento solidário com vista a prestar apoio às famílias das vítimas dos incêndios.

O evento conta com música e sessões de leitura, incluindo nomes como Maria Gadú e Mayra Andrade, Benjamin ou You Can’t Win, Charlie Brown.

Quem quiser participar no evento deve doar bens como soro fisiológico, compressas, gazes, betadine, água oxigenada, ligaduras, compressas e lençóis para queimados, máscaras de proteção individual (fumos), luvas de látex, toalhetes e soluções desinfetantes, águas de diversos tamanhos e também mantas, ração seca/húmida, casotas, areia para gatos, camas, comedouros/bebedouros ou outros géneros para animais.

As entradas são limitadas à lotação do espaço e que estas serão decididas mediante os donativos.

Sporting Solidário – 20 e 21 de outubro. 

O Sporting e a Fundação Sporting vão organizar um fim-de-semana solidário com um conjunto de ações para ajudar os bombeiros e as pessoas diretamente afetadas pelos fogos que assolaram o país nos últimos dias.

Ambas as entidades apelam, por isso, à doação de bens essenciais, tais como água, barras de cereais, fruta fresca, leite, massa, arroz, feijão, enlatados e bolachas, que tanto podem ser entregues em Alvalade como no Pavilhão João Rocha, onde vão jogar as modalidades de hóquei em patins e voleibol, no sábado, e futsal, no domingo.

 

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *