Família > Lifestyle > Solidariedade

A Fundação Rui Osório de Castro lança vídeo animado sobre a leucemia

Fundacão Rui Osório Castro lanca vídeo animado sobre leucemia

A Fundação Rui Osório de Castro, instituição de solidariedade social sem fins lucrativos que apoia a oncologia pediátrica nas áreas da informação e da investigação científica, acaba de apresentar o vídeo animado “Sobre a Leucemia” que visa colmatar a falta de informação fidedigna e de qualidade na área da oncologia pediátrica.

O filme está integrado num projeto da Fundação que pretende abordar os tipos de cancro mais comuns no universo infantil através de animações. O segundo já se encontra em produção e irá abordar os Tumores no Sistema Nervoso Central. Por ano, surgem cerca de 350 novos casos o que faz do cancro pediátrico a primeira causa de morte não acidental na população infanto-juvenil.

A animação de 4 minutos conta a história do Carlos, uma criança a quem é diagnosticada leucemia aguda e a qual acompanhamos desde o momento do diagnóstico e explicação da doença, à realização dos primeiros exames e fase de internamento para realização de tratamentos, como do gradual regresso à vida normal.

Numa linguagem científica adaptada às crianças, e com recurso a ilustrações visualmente cativantes, o cancro é explicado à população infantil e suas famílias. “Sobre a Leucemia” estará disponível no PIPOP e nas quatro unidades pediátricas oncológicas a nível nacional – IPOFG Lisboa, Coimbra e Porto e Hospital de São João. 

 

O vídeo contou com a consulta técnica do Dr. Ximo Duarte, médico especialista no estudo e tratamento de leucemias no IPO de Lisboa, que encontrou neste projeto uma importante fonte de divulgação fidedigna: “No meu dia-a-dia sou confrontado com muitas perguntas sobre a doença, os tratamentos, os efeitos secundários e as respetivas sequelas.

A necessidade de informação dos pais e familiares é muito grande e procuram-na em qualquer lado, nomeadamente na internet. E, na internet, há muita informação não fidedigna. Muita está errada e, com frequência, vem de fontes que não são credíveis.

Por todas estas razões, e por ser apaixonado pelo mundo do vídeo e pela comunicação, aceitei participar neste interessante projeto da Fundação Rui Osório de Castro, que tem feito um trabalho extraordinário na divulgação de informação sobre oncologia pediátrica em língua portuguesa.”

A banda sonora ficou a cargo de David Santos (Noiserv) que sublinha a importância da associação a este tipo de causas “Enquanto músico é importante que a nossa música seja ouvida em causas que fazem sentido. Este convite foi irrecusável.”

O vídeo contou ainda com contributos de João Aguiar (direção criativa), Filipe Duarte, Guilherme Silva Dias, Mariana Alvim, Mariana Oliveira e Martim Rebelo (vozes), João Simões (produção áudio), estúdios Fundação PT/ Ameba (gravação em estúdio) e Almosthere Design Collective (animações).

A apresentação oficial decorreu no Hard Rock Cafe Lisboa com o qual a Fundação Rui Osório de Castro está a desenvolver um item solidário. O PIN “Xi-Coração” representa a mascote da instituição de solidariedade social e irá abraçar todas as crianças do mundo a partir do início do próximo ano. Venda exclusiva na RockShop de Lisboa.

Para mais informações, visite www.froc.pt