5 sites que estão a ajudar quem precisa (e mais links úteis)

5 sites que estão a ajudar quem precisa

Faz parte de um grupo de risco, quer comprar comida online e não sabe como? Precisa de apoio psicológico? Quer ajudar quem mais precisa? Estas iniciativas de apoio à comunidade estão cá para isso!

Estamos a viver uma situação crítica e assustadora. Enquanto os que podem praticam o isolamento social para reduzir a propagação do COVID-19, outros tantos lutam com este vírus na linha da frente. Começa também a surgir um tipo intermédio de combatentes: aqueles que criam iniciativas para ajudar quem precisa.

Falamos de projetos de apoio à comunidade, iniciativas que têm brotado um pouco por todo o país e que se destinam a fazer chegar bens, serviços, entretenimento e até mesmo companhia a quem tem falta.

Aqui, elencamos alguns destes projetos que nos têm chegado por vários canais. Talvez vos sejam úteis a vocês, talvez sejam mesmo aquilo que os avós que vivem longe estão a precisar, ou talvez encontrem aqui uma feliz oportunidade para ajudarem a comunidade.

Estas são algumas iniciativas que precisam de conhecer:

Quero Ajudar

5 sites que estão a ajudar quem precisa

A Quero Ajudar apresenta-se como uma aplicação portuguesa de entreajuda comunitária e funciona para cobrir todo o tipo de necessidades. Ao entrar no site, comece por escolher a opção que se aplica: precisa de ajuda ou quer ajudar?

Ao submeter um pedido de ajuda, terá de descrever o apoio de que precisa, que pode estar relacionado com compras, transporte até ao hospital ou outro local importante, doações, assistência veterinária, apoio psicológico ou até uma conversa para combater a solidão. Após submeter a mensagem, o pedido será avaliado pelos voluntários para que seja dada a resposta adequada.

O projeto precisa de voluntários e faz ainda um apelo a todos os que puderem ajudar os grandes heróis desta luta – os profissionais da saúde. Existe um local no site onde as empresas que possam doar refeições ou produtos podem registar-se para fazê-lo.

Hora de Encomendar5 sites que estão a ajudar quem precisa

Todos queremos fazer compras sem sair de casa, mas a coisa não está fácil: a oferta não é suficiente e alguns supermercados apresentam um tempo de espera superior a 3 semanas para a entrega de encomendas ao domicílio. Ao mesmo tempo, os pequenos negócios estão a ser gravemente impactados pela ausência de clientes impulsionada pela pandemia.

O Hora de Encomendar foi desenhado para combater este problema. O site tem uma lista com pequenos e médios fornecedores que estão ativamente a entregar encomendas. De momento existem 6 listas no site – Grande Lisboa, Grande Porto, Braga, Guimarães, Aveiro e Algarve. A base de dados encontra-se em rápido crescimento através da contribuição da comunidade, tendo cada vez mais mercearias, talhos, farmácias, refeições prontas, padarias, floristas, veterinários e outros tipos de serviços disponíveis de forma prática.

Quietinho em Casa

5 sites que estão a ajudar quem precisa

Este site decidiu abordar as dificuldades da quarentena de uma forma diferente. Apesar de estarem a surgir cada vez mais projetos para ajudar a comunidade, a verdade é que muitas pessoas não têm os conhecimentos tecnológicos necessários para recorrer a eles.

O Quietinho em Casa surgiu para explicar a estas pessoas como utilizar os serviços ao domicílio de que precisam, passo a passo e de forma clara. Os utilizadores podem procurar o tipo de serviço ou clicar naquele que lhes interessa e ler para que serve. Os tutoriais de utilização são em formato vídeo e existem links para aceder aos serviços nos vários dispositivos (caso funcionem em mais do que um).

De momento, estão disponíveis no site mais de 50 tutoriais para ensinar a usar estes serviços. Dos supermercados às farmácias e aos restaurantes, são muitas as opções que se tornam mais acessíveis à população através das explicações do Quietinho em Casa.

O site também tem uma área onde os interessados se podem registar como voluntários para contribuir para o projeto.

Go Small or Stay Home

5 sites que estão a ajudar quem precisa

O Go Small or Stay Home é outro projeto para ajudar quem precisa através de um diretório dedicado ao comércio local. No site, partilham pequenos negócios locais espalhados por todo o país onde encorajam as pessoas a procurar (com os devidos cuidados) alimentos frescos e mantimentos para se manterem saudáveis durante este período de isolamento.

A plataforma apela a que as pessoas recomendem os pequenos negócios que conhecem no seu bairro – mercearias, drogarias e todo o tipo de outros serviços que estão a ser afetados pela situação atual. Podem fazê-lo de forma simples e rápida através do site, mas devem primeiro verificar que não estão a introduzir uma informação duplicada.

O objetivo não é apenas fazer encomendas com entrega ao domicílio (embora esteja disponível em alguns casos), mas sim encaminhar os utilizadores a estes locais, para satisfazer as suas necessidades e apoiar os comerciantes, que bem precisam.

SOS Vizinho

5 sites que estão a ajudar quem precisa

O SOS Vizinho nasceu para fazer chegar os bens essenciais aos grupos de risco do COVID-19. A missão é evitar que estas pessoas tenham de sair de casa nesta altura que é especialmente perigosa para elas.

A iniciativa juntou mais de uma centena de especialistas no esforço para organizar uma rede de apoio e estão a trabalhar para sinalizar os doentes de risco de cada região e criar uma rede de distribuição nacional.

Os voluntários desta iniciativa estão espalhados um pouco por todo o país e sabem como devem proceder nos momentos de apoio para evitar ao máximo o contágio. Caso queira ajudar, estão a precisar de mais mãos para atender aos numerosos pedidos de ajuda que têm recebido – pode fazer o registo online, no site do projeto.

Outras iniciativas de apoio e diretórios úteis:

  • Farmácias

Aqui podem encontrar todas as farmácias portuguesas com serviços úteis nesta altura: quer procurem drive-in, apoio ao domicílio, venda online ou entrega ao domicílio.

  • Saúde e Apoio Psicológico

Para o apoio psicológico, existem o À Distância de um Clique, criado por estudantes de psicologia, e o Care for Your Coronavirus Anxiety (em inglês). Para dúvidas em caso de gravidez, o Apoio à Vida mantém-se disponível.

Ainda na área da saúde, o Hospital dos Lusíadas disponibilizou vídeo-consultas.

  • Voluntariado

A Rede de Emergência Alimentar foi criada pelo Banco Alimentar para ajudar aqueles que ficaram sem apoio alimentar devido ao encerramento de organizações sociais. Estão a trabalhar com a Vizinho Amigo para angariar voluntários e recursos.
De momento, precisam de:
– pessoas jovens que possam dar uma ajuda a preparar cabazes de alimentos e a transportar refeições (respeitando as condições de segurança e higiene);
– empresas que possam doar alimentos;
– benfeitores que queiram apoiar de alguma outra forma.

  • Diretórios e Sites Úteis

O Partilha em Isolamento é um site que reúne imensos recursos úteis nesta altura: do apoio comunitário ao alojamento para profissionais de saúde, passando pelo teatro, pelo cinema e por imensas iniciativas interessantes. Vale a pena consultar.

No Covid.pt as pessoas estão a juntar-se para dar resposta aos problemas que a pandemia tem levantado. É um espaço onde nascem ideias e se reunem condições para concretizá-las.

Conhecem mais iniciativas de apoio à comunidade úteis neste período de isolamento social? Partilhem connosco nos comentários!

Também vos pode interessar:

  • Coronavírus: sabem que os sintomas são semelhantes aos da gripe?
  • Teletrabalho: como sobreviver em casa com crianças pequenas?

2 comentários em “5 sites que estão a ajudar quem precisa (e mais links úteis)

  1. Keta Abril 2, 2020

    Olá Dani, parabéns por esta compilação de páginas úteis e, provavelmente, desconhecidas da maioria das pessoas. Este é também um apoio à sociedade 👍 Num tempo em que temos excesso de informação na web e muita desinformação também, é meritório haver alguém que nos apresenta aquilo que realmente é importante, útil e credível. Bem haja. 👏

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Abril 2, 2020

      Agradecemos as palavras, Keta 🙂

      Deste lado, continuaremos a fazer tudo o que pudermos para ajudar as famílias a ultrapassar esta fase da melhor forma.

      Beijinhos abobrinhas!

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1  votos, média:   5,00  em 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *