Tem filhos? Então não pode perder as dicas do Montepio de poupança para famílias com crianças.
Poupar é fundamental, sobretudo quando há crianças, que têm um peso muito significativo no orçamento familiar. Conheça as dicas de poupança em família e os investimentos mais adequados para salvaguardar o futuro dos mais novos.
Se poupar é fundamental em qualquer agregado, torna-se ainda mais importante (mas também desafiante) quando há filhos. A pensar nas famílias com crianças e jovens, o Ei falou com João Morais Barbosa, fundador da Escola de Finanças Pessoais, que partilhou dicas de poupança especialmente dirigidas a agregados que incluem filhos.
O também autor dos livros “Manual da Poupança” e “Como Acabar com as Dívidas Pessoais e Familiares” sugere “algumas ideias que podem fazer a diferença”:
- Informe-se sobre necessidades reais com outros pais mais experientes. Esta sugestão é especialmente válida para novos pais;
-
Evite as marcas em produtos que não utilizará muito tempo. Mesmo nos carrinhos, esterilizadores de biberão e afins, existem alternativas muito em conta e de boa qualidade;
-
Partilhe roupa e livros escolares com familiares ou amigos, evitando despesas que são muitas vezes avultadas;
-
Seja criterioso no momento de oferecer presentes. Ofereça-os apenas em ocasiões especiais;
-
Compra e venda de produtos usados. Existem diversas lojas como a Kid-to-kid onde
é possível comprar produtos muito mais económicos e com grande qualidade;
-
Se tiver possibilidade, dê aos seus filhos uma mesada (mesmo que pequena).
O importante é ensinar a gerir os recursos disponíveis dentro de determinado prazo.
Este artigo foi útil para si?