Família > Lifestyle > Poupar

Como se pode poupar em casa

Como se pode poupar casa

Aprenda com o Montepio o que pode fazer para poupar em casa.

A casa é o ponto de partida para as poupanças que podem valer um bom dinheiro acumulado. 

As escolhas que fazemos são determinantes para a nossa situação financeira e quanto mais cedo se aprender a lidar com o dinheiro e a gerir as finanças pessoais, melhor.

 É fundamental perceber, desde cedo, a importância de gastar menos recursos, seja dinheiro sejam quaisquer outros recursos energéticos com impacto no dinheiro da casa e na natureza. Esta pode ser a chave para a prosperidade financeira e para a ecológica.

Conceito de Poupança:

A poupança começa em casa: de tostão a tostão pode chegar-se ao milhão. Em traços gerais, a poupança é a diferença entre o que se ganha e o que se gasta com o objetivo concreto de ser guardado para dele ser tirado partido mais tarde. 

E é sempre possível libertar mais algum dinheiro do que se gasta para aumentar a poupança. As crianças e jovens podem ajudar, e muito, a poupar em casa.

Dicas de poupança (sugestões de tópicos de poupança deixando ao formando o papel de pensar em algumas formas de poupança):

  • Por exemplo, podem ajudar a encontrar os melhores preços ou passatempos para aliviar o orçamento familiar.

  • Há formas de organizar grandes fins-de-semana económicos. Um excelente programa são as visitas a bibliotecas. Em regra, as bibliotecas permitem levar, regularmente, até cinco livros para casa. Reduzem-se os custos sem cortar na leitura e é fomentada a partilha.

  • Podem ajudar a fazer as compras e não só na época de saldos. As plataformason-line dos diferentes supermercados, lojas de vestuário, calçado e até mesmo livrarias têm bons preços na Internet e, regularmente, oferecem os portes de entrega.

  • As crianças podem contribuir para o orçamento familiar através da identificação e recolha de cupões ou cartões de desconto, mas também do alerta que podem dar aos pais quanto aos “perigos” de ir às compras com pressa (sem tempo para comparar preços), com fome (o que sugere a compra de mais alimentos) ou sem lista (que evita compras desnecessárias).

  • Há, também, medidas simples que podem tomar para reduzir as contas de água e luz, poupando recursos escassos do planeta. Por exemplo, pode colocar-se uma garrafa de plástico, cheia de água, no autoclismo para diminuir a capacidade do mesmo; tomar duches rápidos em vez de banhos de imersão; lavar loiça à mão ou substituir lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras ou de baixo consumo.

 

www.ei.montepio.pt