Família > Lifestyle > Poupar

5 formas de preparar as finanças para festas de aniversário

5 formas de preparar as finanças para festas de aniversário

Preparar uma festa de aniversário para crianças pode ser uma atividade muito divertida, mas igualmente dispendiosa. O melhor é ter as finanças e o orçamento familiar previamente preparados para o efeito.

O aniversário de um filho é sempre um pretexto para uma comemoração à maneira. As festas mais divertidas podem até tornar-se lendárias e são sempre uma forma de fortalecer as relações entre os coleguinhas da escola. Mas como organizar as finanças da melhor forma? Seguir estas cinco dicas é o primeiro passo.

1. Estabeleça um orçamento.

Em primeiro lugar, é indispensável que se estabeleça o limite máximo que se está disposto a gastar. Por entre os corredores das lojas de artigos para festas, é fácil perder-se o norte. Pior ainda, é muito tentador comprar mais do que o necessário.

Faça uma pesquisa prévia dos valores dos artigos que pretende comprar. Não coloque de parte a opção de fazer as suas compras online, mas tome atenção ao tempo de entrega da encomenda.

Existem lojas virtuais dedicadas unicamente a artigos de festa através das quais pode consultar uma oferta abrangente de produtos e respetivos preços.

Quando estiver a fazer o seu plano de despesas, verifique também eventuais promoções e descontos dos quais possa usufruir, tais como, por exemplo, através de cartões de cliente ou de parcerias entre estabelecimentos comerciais e o seu cartão de crédito.

Se por acaso puder beneficiar de cashback, tanto melhor. Existem muitas instituições financeiras a oferecer este produto. Mesmo que não tenha um cartão com esta modalidade, pode sempre conhecer e comparar a oferta que já existe. Basicamente, se fizer compras com um cartão com cashback, recebe no seu extrato bancário do mês seguinte uma percentagem daquilo que gastar.

Quanto à comida, sandes, salgadinhos e sobremesas feitos em casa saem bem mais em conta do que preparar refeições completas.

2. Quantas abobrinhas convidar?

A necessidade de se estabelecer um limite de convidados aumenta se o tipo de festa for mais elaborado, em que acresce um valor por cabeça.

Partilhe essa questão com o seu filho, para que ele entenda que mais convidados poderá significar mais simplicidade nos festejos. Ajude-o a escolher o tipo de festa que quer e a definir quem deseja convidar.

3. Saiba escolher o local.

Se não quer encher a casa de criançada, no momento de escolher o local de festejo aposte em espaços que não impliquem custos, como jardins e parques – alguns deles até disponibilizam grelhador -, se fizer bom tempo. A Pumpkin identificou locais low cost para fazer festas de aniversário.

Basta que leve a comida e utensílios para cozinhar. Considere também o espaço comum do seu edifício, por forma a beneficiar de maior flexibilidade financeira, se a festa se realizar no Inverno.

4. Prepare a decoração com o seu filho.

Envolver o seu filho na preparação dos elementos decorativos tem tudo para ser um momento divertido, ainda para mais se fizerem o bolo em família. Deixe o seu filho encher-se de orgulho por ser parte ativa na preparação da sua festa e deem asas à criatividade.

5. Planeie atividades diferentes.

Aposte em atividades dinâmicas, mas de baixo custo: uma caça ao tesouro, o jogo do mata ou uma partida de futebol, por exemplo. Temos várias ideias de atividades para animar festas de aniversário.

É costume entregar-se uma lembrancinha aos convidados no final da festa. E porque não serem os próprios convidados a prepararem a sua lembrança? A ideia é fazer uma “Fábrica de Doces”.

Disponibilize uma mesa de guloseimas, repleta de bombons de chocolate, de gomas ou de até peças de fruta, por exemplo, e cada convidado deverá fazer espetadas de doces, seja para comerem logo ou até para guardarem e levarem para casa.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.