Preparar uma festa de aniversário para crianças pode ser uma atividade muito divertida, mas igualmente dispendiosa. O melhor é ter as finanças e o orçamento familiar previamente preparados para o efeito.
O aniversário de um filho é sempre um pretexto para uma comemoração à maneira. As festas mais divertidas podem até tornar-se lendárias e são sempre uma forma de fortalecer as relações entre os coleguinhas da escola. Mas como organizar as finanças da melhor forma? Seguir estas cinco dicas do ComparaJá é o primeiro passo.
1. Estabeleça um orçamento.
Em primeiro lugar, é indispensável que se estabeleça o limite máximo que se está disposto a gastar. Por entre os corredores das lojas de artigos para festas, é fácil perder-se o norte. Pior ainda, é muito tentador comprar mais do que o necessário.
Faça uma pesquisa prévia dos valores dos artigos que pretende comprar. Não coloque de parte a opção de fazer as suas compras online, mas tome atenção ao tempo de entrega da encomenda.
Existem lojas virtuais dedicadas unicamente a artigos de festa através das quais pode consultar uma oferta abrangente de produtos e respetivos preços.
Quando estiver a fazer o seu plano de despesas, verifique também eventuais promoções e descontos dos quais possa usufruir, tais como, por exemplo, através de cartões de cliente ou de parcerias entre estabelecimentos comerciais e o seu cartão de crédito.
Se por acaso puder beneficiar de cashback, tanto melhor. Existem muitas instituições financeiras a oferecer este produto. Mesmo que não tenha um cartão com esta modalidade, pode sempre conhecer e comparar a oferta que já existe. Basicamente, se fizer compras com um cartão com cashback, recebe no seu extrato bancário do mês seguinte uma percentagem daquilo que gastar.
Quanto à comida, sandes, salgadinhos e sobremesas feitos em casa saem bem mais em conta do que preparar refeições completas.
2. Quantas abobrinhas convidar?
A necessidade de se estabelecer um limite de convidados aumenta se o tipo de festa for mais elaborado, em que acresce um valor por cabeça.
Partilhe essa questão com o seu filho, para que ele entenda que mais convidados poderá significar mais simplicidade nos festejos. Ajude-o a escolher o tipo de festa que quer e a definir quem deseja convidar.
3. Saiba escolher o local.
Se não quer encher a casa de criançada, no momento de escolher o local de festejo aposte em espaços que não impliquem custos, como jardins e parques – alguns deles até disponibilizam grelhador -, se fizer bom tempo. A Pumpkin identificou locais low cost para fazer festas de aniversário.
Basta que leve a comida e utensílios para cozinhar. Considere também o espaço comum do seu edifício, por forma a beneficiar de maior flexibilidade financeira, se a festa se realizar no Inverno.
4. Prepare a decoração com o seu filho.
Envolver o seu filho na preparação dos elementos decorativos tem tudo para ser um momento divertido, ainda para mais se fizerem o bolo em família. Deixe o seu filho encher-se de orgulho por ser parte ativa na preparação da sua festa e deem asas à criatividade.
5. Planeie atividades diferentes.
Aposte em atividades dinâmicas, mas de baixo custo: uma caça ao tesouro, o jogo do mata ou uma partida de futebol, por exemplo. Temos várias ideias de atividades para animar festas de aniversário.
É costume entregar-se uma lembrancinha aos convidados no final da festa. E porque não serem os próprios convidados a prepararem a sua lembrança? A ideia é fazer uma “Fábrica de Doces”.
Disponibilize uma mesa de guloseimas, repleta de bombons de chocolate, de gomas ou de até peças de fruta, por exemplo, e cada convidado deverá fazer espetadas de doces, seja para comerem logo ou até para guardarem e levarem para casa.
Este artigo foi útil para si?