Família > Lifestyle > Poupar

3 formas de ensinar os seus filhos a usar o dinheiro

dinheiro crianças

Ensinar o valor do dinheiro às crianças é importante desde cedo.

A mesada é, para muitos, o primeiro contacto com dinheiro e, por isso, uma excelente oportunidade para ensinar os básicos da sua gestão. Esta aprendizagem tem um valor inestimável, já que os irá preparar também para o futuro quando tiverem de gerir as suas finanças de forma independente.

A Babysits reuniu 3 formas para ajudar os seus filhos a aprenderem a importância da gestão do dinheiro. Aqui ficam elas:

1. Responsabilidades financeiras

Todas as crianças devem saber que o dinheiro não cresce das árvores, mas antes é ganho através do trabalho. Pode começar por ensinar ao seu filho o valor do dinheiro através de uma pequena mesada. Esta mesada pode ser uma forma de o recompensar por tarefas que faça pela casa, por exemplo, ir passear o cão. Ao dar uma mesada ao seu filho, pode ensiná-lo a saber usar o dinheiro de forma sensata para que compreenda que este não é infinito. Também é importante explicar ao seu filho onde deve e não deve gastar o dinheiro para que desenvolva hábitos de poupança a longo prazo.

2. Poupar dinheiro

Os pais devem ensinar aos seus filhos a importância de poupar dinheiro para que não o gastem de forma irresponsável, e consigam juntar o suficiente para coisas que realmente queiram. As seguintes dicas podem ajudá-lo:

– Incentive o seu filho a poupar o dinheiro que recebe no aniversário;

– Decidam um objetivo de poupança em conjunto e ajude-o a desenvolver um plano de poupanças para o atingir (por exemplo, poupar o montante X até ao final do ano para comprar uma determinada coisa);

– Ajude o seu filho a abrir uma conta poupança, com acesso limitado. Desta forma, será mais fácil controlar o dinheiro e evita-se que o gaste de uma vez;

– Encoraje-o a sistematizar as poupanças sugerindo que ponha de lado uma quantia de dinheiro todas as semanas ou mês para depositar no banco.

3. Ajude-o a arranjar um part-time

Os adolescentes estão sempre atrás da última tendência, quer seja comprar o último gadget ou ténis da marca em voga. Como pai ou mãe, pode optar por lhes satisfazer os desejos, no entanto não é má ideia deixá-los trabalhar para que ganhem o seu dinheiro e comprem as coisas que querem. Isto é extremamente valioso já que é pouco realista que os pais possam ou consigam financiar todos os caprichos dos seus filhos. Isto não impede que os pais não possam ajudar os seus filhos, financiando parte de uma compra avultada e deixando-os pagar o resto.

Para o ajudar a ganhar algum dinheiro, pode acompanhá-lo na procura de um trabalho em part-time. Este é o primeiro passo na direção da sua independência financeira. Por exemplo, se souber de um colega que está à procura de um babysitter, pode indicar o seu filho/filha para a posição. O seu filho rapidamente vai perceber que terá que fazer babysitting umas vezes até ter dinheiro suficiente para comprar aquela coisa que tanto queria. Desta forma, os filhos deixam de assumir que os pais podem comprar tudo o que querem, mas sim que devem trabalhar para conseguirem as coisas que querem. Ao ganhar dinheiro, o seu filho também irá desenvolver uma maior confiança e sentido de responsabilidade.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *