Família > Lifestyle > Poupar

10 dicas para gerires o dinheiro no dia a dia

10 dicas gerires dinheiro dia dia

O Montepio preparou 10 dicas para os mais pequenos aprenderem a gerir o dinheiro. Um excelente artigo que deve partilhar com o seu filho.

Muito do que és reflete a educação transmitida pelos teus pais. Valores, princípios e hábitos estão incluídos, tal como muitos outros aspetos, na passagem de testemunho de pais para filhos.

Também em matéria de gestão financeira existem lições básicas que devem ser ensinadas pelos teus progenitores. Vê ou revê

10 dicas para a gestão do dinheiro da tua mesada. Com cautela e responsabilidade.

1. Usa o teu mealheiro

“Deposita” regularmente as tuas moedas no mealheiro.

Guarda o dinheiro que os teus familiares te dão ou que ganhaste com pequenas tarefas. Cria este hábito, será útil para o futuro. Quando o valor for considerável, deposita ou aplica na tua conta bancária.

2. Não gastes mais do que tens

Parece óbvio, mas nem sempre acontece. Não podes gastar mais do que recebes. Se a tua mesada é de 10 euros só podes gastar 10 euros. E, de preferência, deves gerir o dinheiro de modo a poderes poupar parte desse valor.

3. Poupar hoje para gastar depois

Se queres muito comprar um jogo ou um vestido deves começar a poupar já hoje. E mesmo que não tenhas objetivo definido para a poupança, guarda o dinheiro. Um dia precisarás dele.

4. Presta atenção ao que gastas

A soma de pequenas despesas pode resultar numa quantia significativa.Aprende a gerir o dinheiro. Presta atenção especialmente quando fazes pequenas compras, como pastilhas ou cromos, já que sem te aperceberes podes gastar todo o dinheiro.

5. O barato sai caro

É um ditado popular mas obriga-te a olhar para a qualidade do que pretendes comprar. Se encontras dois brinquedos exatamente iguais mas com preços distintos, o mais barato pode ter, por exemplo, defeitos ou ser uma cópia do original. Se a diferença estiver na qualidade, pensa duas vezes antes de comprar.

6. Não compres por impulso

Quando vais às compras deves levar lista, mesmo que esse rol esteja presente na tua cabeça. Se queres comprar algo só porque viste na montra ou no linear do supermercado, é sinal de que estás a ceder à tentação. Pensa se tens mesmo necessidade de comprar esse produto.

7. Distingue o essencial do supérfluo

Há produtos ou serviços que respondem a uma necessidade, enquanto outros satisfazem um desejo. Aprende a distinguir o que é essencial do que é supérfluo.

8. Define prioridades

Não compres tudo em simultâneo. Define prioridades respondendo às perguntas: É necessário? É urgente?

9. Faz o teu orçamento

O orçamento é uma ferramenta para usar ao longo de toda a tua vida. Conceitos como receitas e despesas vão facilitar a tua gestão financeira.

10. Acidentes acontecem

Se alguma vez te acontecer gastares todo o dinheiro antes de tempo, não entres em pânico. Explica aos teus pais o que aconteceu. Eles podem ajudar-te a evitar que o erro se repita no futuro.


 

www.ei.montepio.pt