Família > Lifestyle > Miúdos com estilo

Zippy renova ColorADD para que todos possam ver e sentir as cores das suas colecções

color-add

A Zippy é a primeira marca de moda infantil a nível mundial a integrar nas suas coleções o sistema ColorADD, um código que ajuda os daltónicos a distinguirem e a reconhecerem as cores.

O seu filho é daltónico? 

Também conhecido como ‘a cegueira das cores’, o daltonismo é uma perturbação da visão: o daltónico tem dificuldades em distinguir algumas cores – principalmente o verde e o vermelho – e muitas vezes não tem noção dessa diferença, já que, não conhecendo outras cores, não sente a falta delas. Torna-se por isso bastante difícil identificar o problema.

Apesar de ser pouco limitativa na vida, num geral, e de não ser considerada uma doença, esta perturbação pode justificar algumas dificuldades na escola, por exemplo: as imagens, os gráficos e as tabelas com cores tornam-se difíceis de compreender e analisar com rigor. Também algumas profissões estão, à partida, vedadas aos daltónicos.

Combinar as cores da roupa pode também ser um desafio nas rotinas do dia-a-dia: a Zippy acaba de renovar a parceria com o ColorADD, um inovador projeto português criado pelo designer Miguel Neiva, que permite aos daltónicos diferenciar corretamente as cores.

A Zippy e o ColorADD

Esta inovação que a Zippy oferece nas suas coleções possibilita aos daltónicos saber a cor das peças e coordenar devidamente o seu guarda-roupa, contribuindo para a construção de uma vida mais livre, independente e feliz.

Enquanto marca consciente e atenta às necessidades das crianças e suas famílias, e depois de ter sido pioneira na introdução deste sistema nas suas coleções, a Zippy reforça a sua aposta neste código universal que favorece a acessibilidade e a inclusão social, valores que partilha com o ColorADD, para que todos possam ver e sentir as cores.

Através dos vários mercados internacionais onde a marca está presente, a Zippy contribui igualmente para levar este código e inovação nacional para novos países, fazendo a sua divulgação junto dos seus parceiros e clientes internacionais.

Atualmente o ColorADD tem vindo a ser implementado em diversos países e áreas de atividade, fazendo hoje parte do quotidiano das pessoas, desde os Transportes Públicos, Hospitais, Bibliotecas, Museus, Material Escolar e Jogos, Eventos, ente muitos outros sectores. Já uma referência no 1º ciclo, neste novo ano letivo o ColorADD fará a sua estreia no plano curricular do 2º ciclo do Ensino Básico.

Mais sobre o ColorADD

O código ColorADD é um Sistema de Identificação das Cores premiado com a Medalha de Ouro da Comemoração da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Uma ferramenta que procura garantir a plena integração de um público daltónico sempre que a Cor é fator determinante na comunicação e na aprendizagem.

Estima-se que existam 350 milhões de daltónicos em todo o mundo (10% da população masculina mundial e 0,5% da população feminina).

O código ColorADD foi desenvolvido com base nas 3 cores primárias – amarelo, vermelho e azul – representadas através de símbolos gráficos, o código ColorADD assenta num processo de associação lógica que permite ao daltónico, através do conceito da adição das cores, relacionar os símbolos e facilmente identificar toda a paleta de cores. O branco e o preto surgem para orientar as cores para as tonalidades claras e escuras.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *