Os superpoderes para um Regresso às Aulas heróico! - Pumpkin.pt

Os superpoderes para um Regresso às Aulas heróico!

sportzone fatos treino marvel

Como ter um ano letivo de sucesso? Apostando no desenvolvimento destas características!

Não somos todos iguais (felizmente!). Precisamente por isso não é fácil alinhar uma “fórmula de sucesso” que garanta boas notas e, ao mesmo tempo, a formação de crianças inteligentes, com valores, bondosas, conscientes e generosas.

Existem, no entanto, características que devemos incentivar os miúdos a desenvolver, e que acreditamos serem fundamentais para as conquistas presentes e futuras.

A Pumpkin inspirou-se nos adorados heróis da Marvel e pensou nos 8 superpoderes de que as abobrinhas precisam para um ano letivo cheio de momentos felizes e de muita aprendizagem!

Estão preparados? #TODOSTEMOSSUPERPODERES, basta estimulá-los!

Empatia

A empatia vai salvar o mundo – nós acreditamos mesmo nisto! Colocarmo-nos no lugar do outro, sermos honestos, amigos e leais fará sempre a diferença para melhor. Abobrinhas empáticas vão apoiar os amigos com mais dificuldades e explicar-lhes a matéria, vão formar grupos com os colegas sempre rejeitados e vão defender as crianças que sofrerem bullying e ataques no recreio.

Esse é o poder de um verdadeiro super herói: fazer a diferença na vida dos outros. Como o Pantera Negra, que tão bem defendeu o povo de Wakanda.

Coragem

É preciso muita coragem para enfrentar inimigos, mas é necessária uma coragem ainda maior para enfrentar um irmão. Thor, filho de um deus mitológico norueguês, lutou contra outros Vingadores, como o Homem de Ferro e o Capitão América, mas enfrentou também Loki, o seu companheiro de toda a vida, quando foi necessário salvar o universo.

Só as abobrinhas mais corajosas conseguem ir contra o medo de uma má nota ou das matérias novas e mais difíceis. Estar disponíveis para enfrentar dúvidas, dificuldades e ansiedades com um sorriso na cara, um lápis de carvão na mão e muita vontade de fazer o certo, é de facto um superpoder!

sportzone fatos treino marvel

Curiosidade

O Homem de Ferro é um dos membros mais relevantes dos Vingadores e conseguimos entender porquê! Além da armadura de alta tecnologia que veste no combate ao crime, Tony Stark é um dos heróis mais inteligentes e perspicazes que existe: formou-se em física e engenharia elétrica aos 15 anos, revelando-se um verdadeiro génio!

Muito do seu sucesso se deve à curiosidade e à vontade de aprender sempre mais, de querer entender os motivos por que as coisas funcionam como funcionam, e da tentativa de encontrar respostas para os problemas que não entendia. Estimular as nossas crianças com muitas perguntas, responder às suas dúvidas e criar-lhes o “bichinho do saber” pode não garantir uma dupla graduação em adolescente, mas trará certamente ótimos resultados escolares a curto prazo!

Disciplina

O Capitão América é o herói que melhor nos representa: há quem defenda que não tem nenhum superpoder, mas a verdade é que, por detrás da máscara, Steve Rogers é forte, disciplinado e focado. É um grande estratega, perito em táticas de guerrilha e algumas armas de fogo. O Capitão América é também muito inteligente, o que o ajuda a desenvolver planos (quase) perfeitos!

Sem disciplina, determinação e método de estudo, nenhuma abobrinha será capaz de alcançar bons resultados. A consistência é a chave: basta estudarem todos o dias um bocadinho, fazerem os TPC e, com toda a facilidade, mostrarão ser tão inteligentes e capazes quanto o Capitão América!

Adaptação

Quem diria que Peter Parker, o adolescente tímido e inseguro, é o sensacional Homem-Aranha? Este herói conseguiu manter durante muito tempo a sua identidade oculta precisamente por se conseguir adaptar a diferentes situações, ambientes e pessoas e, perante todas elas, ter o comportamento e rendimento esperados.

Na escola haverá sempre disciplinas odiadas, dificuldades com professores chatos, um ou outro colega pouco simpático. Quanto mais capazes de se adaptarem a contextos menos agradáveis as abobrinhas forem, mais fácil será para eles “saltar entre testes e avaliações” com a mesma agilidade com que o Homem-Aranha voa de um arranha-céus para outro: sem cair.

sportzone fatos treino marvel

Concentração

Qualquer super herói precisa de se focar a 100% na sua missão para conseguir salvar os mais indefesos, ajudar os companheiros de luta e conseguir reagir perante golpes inesperados.

Estar concentrado durante as aulas ou o estudo em casa significa que as crianças têm a consciência de que existe tempo para tudo: depois de aprenderem a matéria, há espaço para brincar com os amigos no recreio. Delinear objetivos a médio prazo e ter noção de que o esforço compensa são mais-valias para a vida. E depois, claro, chega a recompensa!

Irreverência

O Hulk é provavelmente o super herói mais irreverente do grupo: foge dos padrões comuns, é desafiador, insatisfeito, tem um lado “obscuro” … mas é Incrível precisamente por isso!

Cada criança tem a sua personalidade, os seus gostos e os seus defeitos, mas um pouco de irreverência nunca fez mal a ninguém e, em contexto escolar, é uma característica muito importante porque os faz estar sempre à procura de mais e de defenderem aquilo em que acreditam, mesmo que vá contra a norma. Ter opinião própria e capacidade de argumentação é uma ferramenta indispensável para o sucesso.

Superação

Às vezes, nem tudo corre como esperamos, por mais que nos esforcemos. Saber lidar com as falhas e trabalhar com o dobro do afinco para melhorar aquele “insatisfaz” é um superpoder digno apenas dos heróis mais fortes.

O Homem de Ferro teve, por exemplo, problemas com o álcool, mas conseguiu superá-los. O Homem Aranha foi vítima de ataques constantes dos colegas na escola, e cresceu sem os pais. O Capitão América ficou preso no gelo e sobreviveu em condições muito adversas.

Todos os Vingadores passaram por dificuldades que os moldaram, mas não os vergaram. O segredo não está em não cair, e sim aprender a levantar-se sem desistir!

Tudo sobre o Regresso às Aulas:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Ainda não tem votos)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *