Família > Lifestyle > Miúdos com estilo

Especial Fotografia- Vera Eloy / Spoil

Especial Fotografia- Vera Eloy / Spoil

Nome: Vera Eloy

Website: www.spoil.pt

FB: http://www.facebook.com/Spoilfotografia

Email: vera.eloy@spoil.pt

Zona do país onde fotografa: Estúdio em Lisboa e Porto. Fora do estúdio em qualquer local.

Tem filhos? De que idades? 3 filhos: 7, 5 e 1

 

Como é que a fotografia entrou na sua vida? 

A fotografia entrou na minha vida muito cedo, com muita naturalidade, pelo meu pai que era um amador muito interessado e informado.

 

Em que momento decidiu que queria ser uma fotógrafa profissional e não apenas encarar a fotografia como um hobby?

Num momento da minha vida, quando a “outra vida profissional” era mais do mesmo e a fotografia consumia toda a minha energia boa, achei que era o momento de arriscar e seguir um sonho.

 

Um fotografo de famílias passa muitos fins de semana a trabalhar. Consegue manter um bom balanço entre a vida profissional e a vida familiar?

Claro que sim. Na Spoil temos uma equipa de fotógrafas o que permite que todas consigamos um bom equilibrio entre as horas de trabalho e a vida familiar.

 

Grávidas, casais, recém nascidos, crianças, adolescentes, jovens… quais os seus motivos preferidos para fotografar e porquê?

Como mulheres que somos temos muita facilidade em fotografar adolescentes e mulheres. Por outro lado, tanto eu como as restantes fotógrafas somos verdadeiramente apaixonadas por crianças. Tudo isto somado aos vários anos de experiência na Spoil permite-nos extrair de cada criança, de cada mulher, de cada idade, o seu melhor.

 

Que prefere: fotografia em estúdio, dentro de casa das famílias ou ao ar livre?

Em todas conseguimos fotografias muito especiais. Quase todas as capas da Vogue são feitas em estúdio e num fundo uniforme onde se consegue fazer sobressair as expressões de cada pessoa. A ausencia de “meio ambiente” permite um foco especial nos fotografados. Por outro lado o exterior tem ambientes mágicos, especiais, com os quais os nosso clientes se identificam. Estes ambientes por si só podem valorizar muitíssimo a fotografia. É impossível dizer o que é melhor. Como é impossível dizer se é melhor um fotografia a cores ou uma fotografia a PB. A resposta é sempre: DEPENDE!… A decisão de fazer estúdio ou exterior é tomada em conjunto com os nossos clientes.

 

É importante as famílias prepararem alguma coisa para cada sessão? Devem trazer algumas roupas especiais? Que conselhos lhes costuma dar?

Claro que sim. Temos de combinar as roupas com a chefe de família. Apesar de as nossas clientes virem muitas vezes com a ideia pré-formatada dos jeans+brancos, tentamos regularmente fugir dessa combinação. Sem dúvida que resulta, mas faz com que as fotografias fiquem muito parecidas com as fotografias dos amigos… Sugerimos que sejam fieis ao seu próprio estilo (mais simples ou mais sofisticado; mais clean ou mais colorido) sendo que entre todos tem de existir o “efeito montra”: mesmos tons e mesmo estilo. 

 

Se o dia estiver horrível ou as crianças estiverem em dia não, como gere isso – dá para marcar para outro dia?

Para sessões de exterior, se o dia estiver realmente horrivel, normalmente alteramos a data. Quanto a crianças em dia não… na larga maioria dos casos conseguimos converter qualquer birra. As sessões demoram o seu tempo precisamente para dar oportunidade às crianças e aos pais de descontrairem e usufruirem da experiência… Temos ténicas secretas de sedução praticamente infalíveis para crianças de todas as idades. Caso algo impeça a realização da sessão com qualidade damos sempre a hipótese de remarcar ou repetir em condições muito especiais.

 

Uma ideia gira para festas é ter photo booths, cenários e adereços para crianças e adultos se divertirem para a objectiva.  Já experimentou? Que acha? 

Recorrentemente usamos nas sessões Festas Teen (para teenagers) e despedidas de solteiras adereços e diferentes cenários que sem dúvida tornam ainda mais divertido e animado o momento!

 

Tenho visto alguns workshops de fotografia de família e até já participei num. É útil aprender umas dicas para fotografar as crianças sem ficarem tremidas, escuras e sem graça nenhuma. Já organizou algum workshop?

Há muitas iniciativas deste género no mercado, mais ou menos profissionais. Até hoje nunca o fizemos apesar de vários pedidos. Talvez um dia… Talvez um dia em breve…

 

E para as famílias da Pumpkin, tem algumas dicas?

Fotografem muito, muito os vossos filhos. Não esperem pelo momento ideal, pela luz ideal, pela roupa ideal. Vão sempre fotografando. E imprimam as vossas fotografias favoritas! 

 

Finalmente, pode mostrar-nos as suas fotos preferidas e dizer-nos porque têm tanto significado?

 

Vera Eloy- Spoil

 

Vera Eloy- Spoil

 

Vera Eloy-Spoil

 

Vera Eloy- Spoil

 

Vera Eloy- Spoil

 

Vera Eloy- Spoil