Especial Fotografia- Mariana de Abreu / Bubble session - Pumpkin.pt

Especial Fotografia- Mariana de Abreu / Bubble session

Especial Fotografia- Mariana Abreu / Bubble session

Nome: Mariana Gautier Cancela de Abreu

Website: http://www.bubblesession.com/

Blog: http://blog.bubblesession.com/

FB: https://www.facebook.com/bubblesessions

Email: [email protected]

Zona do país onde fotografa: todo o país

Tem filhos? De que idades?Ainda não, mas estão dois a caminho.

Como é que a fotografia entrou na sua vida?

Desde pequena, eu acho. Os meus pais registavam quase tudo, os meus álbuns (de folhas pretas e cantinhos autocolantes) estão cheios de fotografias das várias idades e eu adoro folheá-los. Acho as fotografias mágicas: as cores, a escolha dos ângulos e dos momentos, a simplicidade dos ambientes, e parece que ao vê-las me lembro de cada um dos momentos: o meu nascimento em Moçambique (deitada na alcofa de palha forrada de tecido, o banho num alguidar azul…), depois a vinda para Lisboa (a 1ª pápa, em casa no parque a brincar, no jardim com as minhas primas da mesma idade…), depois veio o meu irmão e lembro-me especialmente de uma a olhar para dentro da alcofa e outra com ele ao colo muito orgulhosa. E depois mais velhos, a brincar sempre juntos, quase sempre na praia ou na quinta da minha avó. E foi continuando, com o nascimento das minhas cinco irmãs. Eram sempre fotografias muito naturais e muito caseiras, no sentido em que retratavam exactamente o que se estava a passar. É tudo isto que eu adoro na fotografia!

Em que momento decidiu que queria ser uma fotografa profissional e não apenas encarar a fotografia como um hobby?

Há uns anos decidi que tinha que repensar a minha profissão. Trabalhava na área financeira há 10 anos e a partir de certa altura, o tipo de trabalho deixou de me preencher.  O problema é que não sabia o que gostava então de fazer e fui fazer uma formação avançada em desenvolvimento pessoal e profissional. Foi quando descobri a minha vocação e o que gostava verdadeiramente de fazer: estar mais envolvida com as pessoas, os bebés, essencialmente, e fui buscar o gosto antigo e escondido pela fotografia.

Um fotografo de famílias passa muitos fins de semana a trabalhar. Consegue manter um bom balanço entre a vida profissional e a vida familiar?

Até agora tenho conseguido com alguma facilidade. Existem sempre os eventos familiares em que às vezes não consigo estar mas vou gerindo. Vamos ver agora com a chegada dos bebés como vai ser. A mudança vai ser grande mas tudo se consegue quando se gosta do que se faz.

Grávidas, casais, recém nascidos, crianças, adolescentes, jovens… quais os seus motivos preferidos para fotografar e porquê?

Adoro fotografar bebés e crianças, são a minha perdição. São mágicos, espontâneos, divertidos, brincalhões, ternurentos, surpreendentes e muito naturais! E como é uma fase única e que não volta atrás, parece que tenho uma missão dentro de mim que não paro até que tenham tudo registado.

Que prefere: fotografia em estúdio, dentro de casa das famílias ou ao ar livre?

Prefiro em casa das famílias porque é onde estão todas as memórias e os cantinhos da família, e onde estão todos no seu ambiente, à vontade. Por exemplo, a sessão Bubble Bebé em casa é uma mini reportagem de um dia do bebé, condensado em 2 horas, a que chamo, sessão Anita mamã: onde fotografo o banho, a pápa, a brincadeira e depois no fim adormecem depois de tanta actividade seguida. E ao ar livre também gosto muito pq as crianças adoram: saltam, pulam, sobem às árvores, vão a correr até à água (na praia) e estão livres e felizes, e os bebés, curiosos com o ambiente, fazem caras lindas!

É importante as famílias prepararem alguma coisa para cada sessão? Devem trazer algumas roupas especiais? Que conselhos lhes costuma dar?

Sim, é importante escolhermos a hora do dia, conforme as idades, em que os/as bebés/crianças costumam estar mais bem dispostas. Para as roupas, sugiro que venham conforme o seu próprio estilo e não tentem vestir-se todos de igual se não costumam andar assim normal/, cores harmoniosas entre todos e não a logotipos que façam desviar a atenção do que é mais importante: a personalidade de cada um. Peço para trazerem uma manta e brinquedos como acessórios.

Se o dia estiver horrível ou as crianças estiverem em dia não, como gere isso – dá para marcar para outro dia?

Sim, claro. Na época do ano de mais chuva estamos sempre em contacto para reagendar a sessão. E se no próprio dia as crianças estiverem em dia não reavaliamos a sessão, mas realmente nunca aconteceu, temos conseguimos, eu e os pais, dar sempre a volta à questão. E há sempre uma surpresa que eu levo para dar às crianças para todos brincarem qd o não começa a aparecer.

Uma ideia gira para festas é ter photo booths, cenários e adereços para crianças e adultos se divertirem para a objectiva.  Já experimentou? Que acha?

Só experimentei numa festa da Bubble sessions, realizada em parceria com outras marcas, em que o tema eram os Pequenos Índios e em que havia um cenário com uma tenda, almofadas com penas e indumentárias para todas as crianças, foi muito divertido e as crianças adoraram! E os pais, claro!

Tenho visto alguns workshops de fotografia de família e até já participei num. É útil aprender umas dicas para fotografar as crianças sem ficarem tremidas, escuras e sem graça nenhuma. Já organizou algum workshop?

Não, nunca. Não tenho muito jeito para ensinar, talvez um dia me lance nesse desafio.

E para as famílias da Pumpkin, tem algumas dicas?

Registem as várias idades e momentos vossos em família e sempre que possam contratem uma fotógrafa para que todos apareçam e para terem uma outra perspectiva de como estão em família (vão ver que vão ficar surpreendidos e que vão gostar!) porque é uma memória que fica para sempre tão boa e necessária para a nossa vida à medida que vamos crescendo.

Finalmente, pode mostrar-nos as suas fotos preferidas e dizer-nos porque têm tanto significado? 

Bubble Sessions

Bubble Sessions

Bubble Sessions

Bubble Sessions

Bubble Sessions

Bubble Sessions

Bubble Sessions

Bubble Sessions

Bubble Sessions

Bubble Sessions

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *