Família > Lifestyle > Miúdos com estilo

Especial Fotografia- Mãe 360

Especial Fotografia- Mãe 360

Nome: Mariana Sabido

Website: www.mae360.com

Email: info@mae360.com

Zona do país onde fotografa: todo Portugal

 

Como é que a fotografia entrou na sua vida?

Hum esta e difcil. Acho que a primeira vez tinha cerca de 9 ano, quando fui visitar o meu tio b ao mexico. Ele era fotografo e fiquei fascinada com as suas maquinas fotográficas.

Desde ai acho que ficou guardado dentro de mim, para mais tarde com cerca de 15 anos quando fiz um curso de verão na A.R.C.O

Em que momento decidiu que queria ser uma fotografa profissional e não apenas encarar a fotografia como um hobby?

Bom isso é dificil dizer, porque as vezes sabemos quer queremos mas seguir em frente não é facil. Quando estudei no Brasil penso que foi quando tudo ficou mais claro. Apartir dai fiz vários cursos e trabalhei com vários fotografos. De volta a Portugal, em 2007 é que parti para o projecto de fotografias com famílias.

Um fotografo de famílias passa muitos fins de semana a trabalhar. Consegue manter um bom balanço entre a vida profissional e a vida familiar?

Digo que aos fins de semana faço as outras famílias felizes em vez da minhas. As vezes custa, mas é maravilhoso quando uma família recebe o resulta de uma sessão que foi tão esperada. Acabo por aproveitar mais os dias de semana com as crianças e os amigos. Tudo se gere, basta ser organizado.

Grávidas, casais, recém nascidos, crianças, adolescentes, jovens… quais os seus motivos preferidos para fotografar e porquê?

Todos são igualemente especial, quando os proprios estão empenhados e querem muito. As sessões fluem mais quando há uma preparação tanto da minha parte, ( quando seio que e quem vou fotografar), como com a vontade dos clientes e a sua preparação para o dia. O rapazes são os mais dificieis, por isso um desafio maior. Os adolescentes depende… 

As gravidas são especiais, porque estar gravida para mim é um dos momentos mais bonitos pelo qual uma mulher pode passar. É estar iluminada.

Que prefere: fotografia em estúdio, dentro de casa das famílias ou ao ar livre?

O que prefiro é fotografia do dia a dia, em casa, na rua, na praia, num jardim… mas fotografia que remeta ao real das suas vidas, dos seus dias. Digo sempre para escolherem um local que lhes seja especial, que lhes diga alguma coisa, que não mude a sua rotina.

É importante as famílias prepararem alguma coisa para cada sessão? Devem trazer algumas roupas especiais? Que conselhos lhes costuma dar?

Sim acho importante preparem. Escolherem um local, roupas, acessorios etc… digo para ser um dia normal mas caprichado, para levarem um livro ou um brinquedo que seja especial para cada crianças. Para levarem roupas simples sem padrões muito grandes ou muito coloridos. Mas para não deixarem de ser eles mesmos.

Uma manta para colocar no chão, bolas de sabão, balões de helio, cordas de saltar, skates e bicicletas.

Se o dia estiver horrível ou as crianças estiverem em dia não, como gere isso – dá para marcar para outro dia?

Claro que sim. Depende da situação tem um custo acrescido. Mas caso seja por mau tempo não há muito a fazer, ou ficamos em casa, ou esperamos que pare de chover um pouco.

Uma ideia gira para festas é ter photo booths, cenários e adereços para crianças e adultos se divertirem para a objectiva.  Já experimentou? Que acha?

Sim já experimentei, é super divertido, e acho que as pessoas adoram, e soltam-se um bocado! aproveitam o momento. Ainda nunca fiz em festas de crianças, uma pena. Mas tenho a certeza que vai acontecer. 

Tenho visto alguns workshops de fotografia de família e até já participei num. É útil aprender umas dicas para fotografar as crianças sem ficarem tremidas, escuras e sem graça nenhuma. Já organizou algum workshop?

Tento organizar workshops de 2 em 2 meses. Grupos pequenos de 6 a 8 pessoas para ser mais intimo e com espaço pata perguntas e partilhas.

Fotografar os nosso filhos vai ser sempre a altura mais importante das nossas vidas, e adoro ensina-lo a fazer.

 

Finalmente, pode mostrar-nos as suas fotos preferidas e dizer-nos porque têm tanto significado? 

 

Mariana Sabido

1. Pela família numerosa.

 

Mariana Sabido

2. Porque são divertidos.

 

Mariana Sabido

3. Porque é romantica.

 

Mariana Sabido

 4. Porque é apetecivel.

 

Mariana Sabido

5. Porque fizemos igual com a Barriga.