Família > Lifestyle > Miúdos com estilo

Especial Fotografia- Grão Photography

Especial Fotografia- Grão Photography

Nome: Grão Photography

Website: www.grao-photography.com

FB: https://www.facebook.com/graophotography

Email: info@grao-photography.com

Zona do país onde fotografa: Todo o país

Têm filhos? De que idades? O Tiago tem uma filha de 4 anos.

 

Como é que a fotografia entrou na vossa vida? 

É muito difícil responder a essa pergunta. Desde que nos lembramos sempre contactámos e nos interessámos por fotografia. 1º Com os álbuns de família e desde muito cedo querendo nós próprios registar o que achávamos interessante.

 

Em que momento decidiram que queriam ser fotógrafos profissionais e não apenas encarar a fotografia como um hobby?

Quando terminámos o curso profissional no Instituto Português de Fotografia já tínhamos a certeza de que o nosso futuro iria passar, necessariamente, pela fotografia.

 

Um fotografo de famílias passa muitos fins de semana a trabalhar. Conseguem manter um bom balanço entre a vida profissional e a vida familiar?

Por vezes é difícil… ser fotógrafo é uma profissão que exige muita dedicação. Costumamos dizer que temos um trabalho com um horário igual ao de toda a gente mas, quando toda a gente vai para casa descansar, nós vamos para casa e continuamos a trabalhar! Editar, revelar, tratar e preparar fotografias para impressão….    Tentamos compensar isso passando tempo de qualidade com a família.

 

Grávidas, casais, recém nascidos, crianças, adolescentes, jovens… quais os vossos motivos preferidos para fotografar e porquê?

No nosso caso não se pode dizer que tenhamos uma preferência. O que gostamos mesmo é de fotografar! O gozo do nosso trabalho nasce do contacto com pessoas diferentes, situações diferentes, e dessa necessidade de nos relacionarmos com quem fotografamos de maneira a fazer acontecer uma boa fotografia. 

 

Que preferem: fotografia em estúdio, dentro de casa das famílias ou ao ar livre?

Na realidade não vemos muita diferença. O que distingue uma boa fotografia é a capacidade de utilizar bem a luz disponível. Nesse sentido o estúdio permite um trabalho mais controlado mas também costumamos levar as nossas luzes para casa das pessoas, ou mesmo para locais ao ar livre. Dessa maneira juntamos “o melhor de 2 mundos” e  podemos criar situações menos comuns em sítios de algum modo especiais para quem é fotografado…. a sua casa, a praia ou o jardim que costumam frequentar ou em que se conheceram….etc.

 

É importante as famílias prepararem alguma coisa para cada sessão? Devem trazer algumas roupas especiais? Que conselhos lhes costumam dar?

Sim. Todas a sessões são preparadas com antecedência. Fazemos questão de conhecer as pessoas e saber algumas coisas sobre elas para já termos alguma cumplicidade no dia da sessão, e para que possamos personalizar ao máximo os resultados fotográficos.

É comum trocarmos ideias sobre locais, roupas, “tema”, etc. Costumamos também dar alguns conselhos como: dormir bem no dia anterior para não ter olheiras, e esse tipo de coisas.

 

Se o dia estiver horrível ou as crianças estiverem em dia não, como gerem isso – dá para marcar para outro dia?

Sim, se o tempo nos pregar alguma partida podemos remarcar a sessão. Se as crianças estiverem um bocadinho mais rabugentas nós tratamos disso!!! Gostamos de fotografar de uma forma muito natural… pouco intrusiva. Portanto, muitas vezes, o mais natural é os miúdos nem darem por nós enquanto fotografamos, por estarem entretidos a brincar ou com algum jogo preparado por nós.

 

Uma ideia gira para festas é ter photo booths, cenários e adereços para crianças e adultos se divertirem para a objetiva.  Já experimentaram? Que acham?

Sim, já fizemos em casamentos e dá sempre resultados muito divertidos.

 

Tenho visto alguns workshops de fotografia de família e até já participei num. É útil aprender umas dicas para fotografar as crianças sem ficarem tremidas, escuras e sem graça nenhuma. Já organizaram algum workshop?

Não, nunca organizámos.

 

E para as famílias da Pumpkin, têm algumas dicas?

Claro que Sim…. Venham fotografar connosco :)) 

Em alternativa (e talvez seja a melhor dica que possamos dar), lembrem-se que as fotografias mais naturais são as que resultam melhor. Em vez de obrigarem a vossa família a posar para a câmara, apanhem momentos simples, em atividades do dia-a-dia…como as recordações que geralmente guardamos de alguém que nos é próximo…

 

Finalmente, podem mostrar-nos as vossas fotos preferidas e dizer-nos porque têm tanto significado?

É frequente as nossas fotografias preferidas serem as últimas que fizemos 🙂

Mas claro que há sempre alguma que nos marca pela relação que se estabeleceu com o(s) fotografado(s)… e quanto mais próxima é essa relação mais a fotografia revela o carácter ou a personalidade da(s) pessoa(s), tornando-se também mais interessante para quem vê.

Ficam algumas para verem…esperamos que gostem!

 

 

Grão Photography

 

Grão Photography

 

 

Grão Photography

 

Grão Photography