Deixamos uma reflexão da escritora Susana Machado, que acaba de lançar dois novos mini-livros
Todos nós nos lembramos dos contos de fadas da nossa infância que terminam com a princesa a ser salva pelo príncipe encantado e encontrar o seu final feliz ao lado dele.
Não posso dizer que estas histórias me choquem, pois são reflexo de uma época específica que não podemos nem devemos esquecer.
Independentemente do final, eu vejo poder nestas personagens que passaram toda a sua vida a enfrentar de uma forma corajosa e positiva situações difíceis até à chegada do príncipe, que convenhamos, só aparece no fim para cumprir um destino que há muito lhe estava atribuído.
Mas felizmente os tempos mudam e as histórias também devem evoluir.
Para mim é importante transmitir uma mensagem de empoderamento nas minhas histórias e reforçar o papel das minhas personagens que, mesmo tendo fragilidades tal como eu as tenho, conseguem superar e ser responsáveis pelo seu próprio final feliz.
Porque a escrita (e consequentemente a leitura) quanto a mim deve ser um veículo de transmitir mensagens construtivas e de empoderamento.
Uma história empoderadora deve, então:
- Ajudar a gerir emoções, conflitos e/ou situações traumáticas;
- Transmitir uma mensagem educativa, de transformação ou superação;
- Ter o seu enfoque no desenvolvimento do “EU”;
- Potenciar o respeito pelo “OUTRO”;
- Ter um impacto positivo em quem lê (e também em quem escreve, claro);
Talvez não seja fácil encontrar todos os indicadores numa mesma história infantil, mas quantos mais reunir, maior será a capacidade de empoderamento que irá transmitir à criança que a ler…e porque não também ao adulto?
A propósito deste tema de empoderamento, deixem-me apresentar as minhas mais recentes histórias que estou a publicar em formato de mini-livro:
- A Princesa Guerreira: uma história de uma princesa que descobriu que não precisava de um príncipe encantado para ser feliz…
- Gosto de ti: uma história que nos fala de escolhas, de feiticeiros, de um labirinto, mas acima de tudo pretende ser uma lição sobre amor próprio e poder pessoal! E para além da história traz também uma atividade muito engraçada que pode ser o passatempo perfeito para o dia do pai que se aproxima!
À venda, até ao final do mês com preço especial de lançamento!
Este artigo foi útil para si?