Sugestões de livros para oferecer, no Natal e no resto do ano!

Sugestões de livros para oferecer no Natal de 2021!

livros para oferecer no natal

A Pumpkin traz algumas sugestões para todos os gostos e para todas as idades.

Um livro é sempre um bom presente! Miúdos e graúdos perdem-se nas palavras, reinventam mundos, aprendem com personagens nos quais se reconhecem ou se afastam, e, sobretudo… divertem-se!

No entanto, nem sempre sabemos quais são os melhores livros para oferecer às abobrinhas – afinal, entre escolher o pijama mais quentinho para dar ao avô e o conjunto de chá mais bonito para a tia, não temos tempo para ler todos os livros incríveis entre os quais podemos escolher!

Mas não se preocupem: temos sugestões de livros para oferecer – de clássicos de sempre às melhores novidades de 2021!

Livros para oferecer a bebés dos 0 aos 2 anos:

Olívia, a Ovelha Que Não Queria Dormir

olívia, a ovelha que não queria dormir

A história da ovelha Olívia descreve a aventura de uma pequena e fofa ovelha que, mesmo com muito sono, não tinha vontade de dormir.

Desenvolvido com base na investigação científica mais atual, inclui, de forma subtil e harmoniosamente introduzidas na ação, técnicas de integração sensorial e relaxamento muscular progressivo que, através do imaginário, induzem estados emocionais destinados a organizar o sistema nervoso central e, assim, a acalmar a criança.

Para além do cheiro a alfazema, um indutor natural do sono, “Olívia, a Ovelha Que Não Queria Dormir” está repleto de pequenos segredos que ajudam as crianças a adormecerem com mais facilidade e, acima de tudo, a dormirem a noite toda!

Para além do conto infantil, contém também uma parte com técnicas que os pais podem adotar na hora de deitar os filhos.

Cucu! Quem Vês no Espelho?

cucu quem vês no espelho

Com um formato fácil de manusear, personagens amorosas e ilustrações cativantes, os livros Babytown são ideais para pais e filhos interagirem e se divertirem, ao mesmo tempo que o bebé desenvolve diferentes capacidades e descobre o mundo que o rodeia.

Babytown: Cucu! Quem Vês no Espelho?” está recheado de ilustrações ternurentas e inclui um espelho onde o bebé poderá ver o seu reflexo e fazer parte da história.

O Panda Adora Conduzir

o panda adora conduzir

Os livros do Amigo Panda são divertidos, alegres, feitos para olhar, tocar e sentir. Com texturas para sentir, esta coleção interativa vai tornar a aprendizagem das cores, formas e objetos bem mais fácil e agradável.

Em “O Panda Adora Conduzir” os mais pequenos vão descobrir os animais da quinta e ainda brincar com os seus veículos preferidos: carrinhos, comboios, tratores e triciclos.

O Meu Primeiro Livro-puzzle: O André Prepara-se para o Inverno

o andré prepara-se para o inverno

O inverno vem aí e é preciso armazenar comida!

Será que o esquilo André vai conseguir encontrar todos os alimentos antes que o frio chegue?

O André Prepara-se para o Inverno” é um livro interativo, com ilustrações coloridas e puzzles para resolver, perfeito para as primeiras leituras!

Os Beijinhos do Lobo Mau

os beijinhos do lobo mau

Os Beijinhos do Lobo Mau” é um divertido livro-fantoche para ler, brincar e sorrir!

Um livro-fantoche, com fantoche de dedo integrado, ideal para crianças bem pequeninas e que convida os leitores (as crianças ou os pais) a encenarem a história com as suas próprias mãos. Um livro com textos simples, repletos de musicalidade.

Uma história divertida que mostra às crianças que há sempre um amigo por perto para nos animar e nos encher de miminhos e beijinhos.

Daqui Ali

daqui ali

Um bebé aqui. E tanta coisa do outro lado, a um passo, ali. Uma vontade começa então a crescer dentro do bebé: ir daqui, ali.

Ali onde há bola, onde há pão, onde há música, onde há chão. Ali, onde mora a liberdade (pois então).

Daqui ali a distância é grande, tão grande como a que vai de bebé a menino. Será que vai correr tudo bem?

Livros para oferecer a crianças dos 3 aos 5 anos:

Dança Quando Chegares ao Fim

dança quando chegares ao fim

As palavras de Richard Zimler e as ilustrações de Bernardo P. Carvalho juntam-se neste “Dança Quando Chegares ao Fim” para nos trazer os conselhos (divertidos e muito sábios) de alguns animais.

São conselhos que podem surpreender por serem exatamente aquilo de que estávamos à procura ou, pelo contrário, por nem fazerem ideia de que precisavam de um conselho assim!

Ave Rara!

ave rara

O Luca é um rapaz curioso, tal como todas as crianças. Um dia, a Dona Idalina, a sua vizinha, disse-lhe: « És mesmo uma ave rara

O Luca ficou a pensar o que quereria ela dizer com aquilo. Será ele uma ave? Ou só se parece com uma? Será capaz de voar?

Se eu Fosse um Gato

se eu fosse um gato

Uma história que nos ajuda a entender o mundo e a pormo-nos na pele dos outros através das vivências e das emoções.

Neste seu livro, Anna Llenas ilustra a história escrita por Paloma Sánchez Ibarzábal sobre um menino que imagina o que aconteceria se fosse um gato. O que gostaria de fazer, como reagiria, do que teria medo.

“Se eu Fosse um Gato” é um livro mas também proposta divertida, como um jogo, de vestirmos a pele dos outros, através das suas vivências e emoções, para compreendê-los melhor.

Senhora Princesa

senhora princesa

A Sr.ª Princesa, que vive num castelo com torreões e um fosso, tem muitas pessoas para a ajudar. Mas a Sr.ª Princesa não é malcriada ou mimada. Um dia, decide ajudar o Sr. Desastrado, mas, claro, a Sr.ª Princesa não está habituada a ter de ser ela a fazer as coisas, e por isso nada corre como ela esperava…

Os Senhores e as Senhoras de Roger Hargreaves têm maravilhado pais e filhos ao longo de várias gerações, com as suas histórias tão simples quanto inesquecíveis e as suas ilustrações de cores fortes: são a companhia ideal para meninos e meninas, dos dois anos em diante. Já conhecem todos os Senhores e Senhoras da nossa coleção?

Há um Monstro Debaixo da Cama | Há um Monstro em Cima da Cama

há um monstro em cima em baixo

Duas histórias para se ler pela ordem que se quiser. De um lado, há a história do monstro em cima da cama; do outro, a história do monstro por baixo da cama.

Há um Monstro Debaixo da Cama | Há um Monstro em Cima da Cama” é um livro que nos apresenta diferentes perspectivas para a mesma coisa.

O Menino com Asas nos Pés

o menino com asas nos pés

“Eu sou o menino com asas nos pés, chamo-me Duarte e adoro dançar. Tenho uma mente muito imaginativa e, por esse motivo, a minha cabeça anda sempre a mil. Vou falar-te de mim e dos meus amigos. Vou mostrar-te que somos todos únicos e que mesmo sendo diferentes, somos todos muito especiais”.

O Menino com Asas nos Pés” é o primeiro livro infantil de Ana Ribeiro Neves, autora do blog “Mães com Pinta”, e foi ilustrado com imagens reais por Sofia Lima Sousa. Contém um lápis para que a criança possa explorar ao longo do livro.

A Lagartinha Muito Comilona

sugestões de livros infantis

A Lagartinha Muito Comilona“, de Eric Carle, é um clássico essencial para as abobrinhas dos 2 aos 3 anos de idade. Um livro curto mas muito completo e útil, que ensina a contar frutinhas e os dias da semana, ao mesmo tempo que desvenda aos mais pequeninos as maravilhas da metamorfose da lagarta em borboleta!

Um presente cheio de amor, com uma história linda e ilustrações coloridas que vai ficar marcado com carinho nos corações das abobrinhas!

O Cuquedo e os Pequenos Aprendizes do Medo

o cuquedo aprendizes medo

Uma das personagens mais amadas dos mais pequeninos está de volta com uma nova história – e desta vez traz alguns aprendizes do medo com ele!

Um, dois, três Cuquedinhos, quatro, cinco, seis Cuquedinhos, sete, oito, nove Cuquedinhos, dez Cuquedinhos e mais! Socorro! São milhares e estão prontos para assustar as abobrinhas!

O Cuquedo e os Aprendizes do Medo” é uma nova história da dupla Clara Cunha e Paulo Galindro, autores do enorme sucesso O Cuquedo, ao qual sucedeu O Cuquedo e um amor que mete medo. Prometem continuar a causar furor entre a pequenada e voltam com uma sequela divertidíssima acompanhada de magníficas ilustrações.

Um Livro

um livro é um livro

“Um Livro” é um jogo, é magia…é um livro! Basta fazerem o que o livro vos pede e as coisas vão acontecendo na página seguinte. Altamente interativo, este livro pede a participação das crianças… e elas adoram!

Por outro lado, “Um Livro” possibilita também a oportunidade de aprender as cores, contar e distinguir o lado esquerdo do direito.

Quando For Grande Quero Ser Criança

quando for grande quero ser criança

Era uma vez um menino que não queria ser grande. E, por isso, lançou o aviso: quando crescer, vai continuar a ser criança.

Afinal, quem não quer continuar a saltar nas poças, fazer birras, não comer a sopa, esfolar os joelhos, fazer perguntas, jogar à bola, rir à gargalhada, fugir do bicho-papão e dormir na cama dos pais?

O Monstro das Cores

o monstro das cores

No livro “O Monstro das Cores” a personagem principal é um monstro que muda de cor consoante o que está a sentir. Ele não percebe porque muda de cor e a sua amiga, a menina, explica-lhe o que significa estar triste, estar alegre, ter medo, estar calmo e sentir raiva.

Um dos livros infantis mais vendidos dos últimos anos, “O Monstro das Cores” já deu também origem a um jogo: o monstro acorda muito confuso e é preciso separar todas as emoções e “arrumá-las” no local certo.

Para isso, é necessário pensar em coisas que o fazem feliz, triste, zangado, com medo ou calmo e, depois partilhar com todos os jogadores um acontecimento, uma memória, um objeto ou um sentimento que o faça sentir a emoção correspondente à cor do espaço do tabuleiro onde está.

O objetivo do jogo é que todos os participantes trabalhem em conjunto para ajudar o Monstro das Cores a arrumar todas as emoções no lugar certo.

O Monstro das Cores” é uma ótima ferramenta para ajuda as crianças a identificar e a lidar com as emoções de uma forma positiva. Através do livro (e do jogo) é possível separar as emoções e as crianças serão naturalmente mais capazes de refletir sobre o que causa cada uma dessas emoções e partilhar isso com os outros.

As Emoções do Gastão

as emoções do gastão medo

O Gastão não é um unicórnio qualquer: a sua crina arco-íris muda de cor consoante as emoções! Com a coleção “As Emoções do Gastão” as abobrinhas mais pequeninas podem descobrir o medo, a vergonha, a tristeza e a raiva, sentimentos absolutamente normais com os quais, muitas vezes, temos dificuldades em lidar.

Os livros, amorosos e muito divertidos, trazem também sugestões de exercícios para fazer com as crianças – que, desde pequenas, aprendem a aceitar e a gerir que nem sempre vamos estar 100% bem.

O Principezinho Para os mais Pequeninos

principezinho para os mais pequeninos

A maravilhosa história do Principezinho Para os mais Pequeninos não pode faltar, e porque nunca é demasiado cedo para se deixarem embalar pela poesia do Principezinho, ofereçam uma primeira abordagem desta história intemporal.

Outra forma gira de o fazer é através do Livro de Atividades: O Principezinho, onde os mais jovens encontram mais 70 jogos para aprender com esta magnífica história.

Onde está o Bolinha?

onde está o bolinha

O Bolinha escondeu-se. “Onde Está o Bolinha?” é livro-brinquedo que joga às escondidas com as crianças. Agora podem ir à procura dele!

A coleção do Bolinha é uma das mais míticas e clássicas séries dedicadas ao mini-público e o seu sucesso ao longo de várias gerações é prova maior do quão divertidos e educativos são todos os livros que a compõem.

Até as Princesas Dão Puns

até as princesas dão puns capa

Na biblioteca do pai da Laura há um livro antigo que contém um segredo muito bem guardado. Afinal, “Até as Princesas dão Puns“…

É que ninguém é perfeito, nem a Branca de Neve, a Pequena Sereia e a Cinderela que, como nós, também têm gases. Um livro muito engraçado, com imagens bastante apelativas e que irá arrancar muitas gargalhadas a toda a família!

A Baleia que Queria Mais

a baleia que queria mais

A baleia Humberto deambula por toda a parte à procura do derradeiro tesouro. Mas, por muitas coisas boas que consiga juntar, Humberto nunca se chega a sentir… completo.

Poderá ser a amizade, e não um objeto, aquilo que irá fazer o seu coração cantar?

A Baleia que Queria Mais” é uma história sobre a descoberta, o amor e a conquista da felicidade.

Livros para oferecer a crianças dos 6 aos 12 anos:

Coisas que Gostam de Coisas

coisas que gostam de coisas

A vida não seria vida sem uns bons gostares de vez em quando. Mas às vezes é preciso aprender a gostar. Também os bichos gostam e desgostam. E até as coisas.

«As coisas? Que coisas?», pergunta certa menina.

Pois… a lua, o ribeiro, o mar, a música, o túnel, a cadeira de rodas, o alfabeto, o livro, as sombras, as pedras, o vento, eu sei lá! Ele há tanta coisa a gostar de tanta coisa

A Canção da Mudança

canção da mudança

Tudo é possível quando as nossas vozes se juntam.

Enquanto uma jovem conduz um elenco de personagens numa viagem musical, todos aprendem que têm o poder de fazer mudanças – grandes ou pequenas – no mundo, nas suas comunidades e, mais importante ainda, em si mesmos. Com ilustrações de Loren Long, que constroem um deslumbrante crescendo, A Canção da Mudança é um apelo triunfante a todas as pessoas, dos oito aos oitenta: usemos as nossas capacidades para construir a mudança.

Este “A Canção da Mudança” é o inspirador e muito aguardado livro infantil da poeta Amanda Gorman, ativista e autora de A Colina Que Subimos, o poema lido na tomada de posse de Joe Biden.

O Porquinho de Natal

o porquinho de natal

O Jack adora um brinquedo que tem desde que era muito pequeno, o DuPoco, também conhecido como DP, que esteve sempre ao seu lado, nos bons e nos maus momentos. Até que, numa véspera de Natal, algo terrí­vel acontece: o DP perde-se.

Mas a véspera de Natal é a noite dos mila­gres e das causas perdidas, uma noite em que todas as coisas podem ganhar vida… até os brinquedos. Por isso, o Jack e o Porquinho de Natal (o substituto do DP, que é muito irritante) embarcam numa viagem de cortar a respiração pela mágica Terra dos Perdidos.

Com a ajuda de uma Lancheira falante, uma Bússola corajosa e uma coisa com asas cha­mada Esperança, eles tentam salvar o melhor amigo que o Jack alguma vez teve das garras do Perdedor, o terrível papa-brinquedos…

De uma das maiores contadoras de histórias do mundo, chega uma aventura comovente e apaixonante que fala sobre o amor de uma criança pelo seu brinquedo preferido e até onde está disposta a ir para encontrá-lo. Com ilustrações deslumbrantes de Jim Field, O Porquinho de Natal irá seguramente tornar-se um clássico para toda a família.

O Livro dos Animais

Acompanhado de mais de 1500 imagens incríveis e factos fascinantes, o Livro dos Animais captura todas as maravilhas do mundo natural, num volume incrível.

Como se diz Amo-te

como se diz amo-te

A sério. Não há que enganar. Todos queremos ter um par.

Das danças dos grous às cançoes das baleias, os seres vivos que habitam a Terra têm a sua forma especial de dizer «Amo-te!»

Como se diz Amo-te” é um belo poema sobre o amor e as suas diversas manifestações na Natureza, que as crianças vão adorar descobrir.

Não Abras Este Livro (Nunca!)

não abras este livro nunca

Após o sucesso dos outros livros, Andy Lee pede aos seus leitores de todo o mundo para não abrirem este livro. NUNCA!

Mas e se a curiosidade for maior, não faz mal! Descubram o que acontece em “Não Abras Este Livro (Nunca!)” a cada virar de páginas. Mais um livro com um final surpreendente, que não vos vai deixar desiludidos.

O Polvo e outros Contos

o polvo e outros contos

Ernest Hemingway uma vez afirmou: “Escreve, se puderes, coisas que sejam tão improváveis como um sonho, tão absurdas como a lua-de-mel de um gafanhoto e tão verdadeiras como o simples coração de uma criança”.

Estes “O Polvo e outros Contos” procuram obedecer aos requisitos que Hemingway colocava nos textos literários, pois possuem o insólito e o estranho como ponto de partida para o desenrolar da ação.

O invulgar percorre estes contos destinados a crianças, mas que podem ser lidos por pessoas de qualquer idade.

Assim como Tu

assim como tu

Assumidamente uma história sobre pessoas e para todas as idades, na companhia da personagem principal – Antónia– os leitores de “Assim como Tu” poderão descobrir o muito que os une, enquanto pessoas, e o pouco que os separa, sendo abordadas questões comuns no processo de crescimento.

O livro está disponível nas lojas Pingo Doce e na loja online em mercadao.pt, por 3,99€.

Perdido e Achado

perdido e achado capa

Era uma vez um menino que, um dia, encontrou um pinguim à sua porta…O menino não sabia de onde é que ele aparecera nem a quem pertencia. O pinguim parecia triste, por isso o menino achou que ele devia estar perdido. Então, decidiu ajudá-lo a encontrar o caminho de regresso a casa e, juntos, rumaram ao Pólo Sul…

Aventura mágica de um menino e de um pinguim, “Perdido e Achado” é uma viagem por mares calmos e tumultuosos, que apela à força dos sonhos através das ilustrações desenhadas a aguarela, este livro foi já adaptado ao cinema de animação pelo realizador Peter Hunt.

O Som das Cores

o som das cores

O Som das Cores” é a primeira história desta coleção, e é ela própria um hino à inclusão.

Um livro onde os personagens das ilustrações fazem língua gestual portuguesa (LGP) que também contém os abecedários em LPG e em Braile, para as crianças aprenderem a falar com as mãos e a escrever picotando numa língua diferente.

Inclui ainda um DVD lúdico-pedagógico, com o videoclip da música original feita a partir da história. O DVD é também audiolivro, pois a história é contada em LGP e sonorizada. Aqui os surdos veem. Os cegos ouvem.

Como Aqui Chegámos? Do Big Bang ao Dia em que Nasceste

como aqui chegámos

Do Big Bang a este momento, descubram como viemos aqui parar!

As ilustrações coloridas, divertidas e muito rigorosas de “Como Aqui Chegámos?” vão conquistar os mais novos, explicando conceitos que são abordados na escola.

Perfeito para pais e filhos explorarem, de forma clara e descomplicada, temas tão complexos mas tão importantes nos dias de hoje!

Se eu Fosse… Nacionalidades

se eu fosse

O primeiro dos volumes desta coleção intitula-se “Se Eu Fosse… Nacionalidades” e faz-nos descobrir a vida que o Lio teria se fosse japonês, brasileiro, norueguês ou italiano.

Ilustrado a quatro cores, oferece às crianças a oportunidade de conhecer a realidade gastronómica, linguística e patrimonial de diferentes países.

Humorada, lúdica e didáctica, “Se eu Fosse… Nacionalidades” é uma obra para ser lida com os pais e descobrir, em cada país, aquele pormenor, contribuindo para a construção da memória referencial das crianças relativamente às diferentes nacionalidades do mundo.

Portuguesas Extraordinárias

portuguesas extraordinárias

As mulheres portuguesas são famosas por serem trabalhadoras, lutadoras, carinhosas e dedicadas. Cavaleiras, empresárias, politicas… Ao longo da História, várias foram as que se rebelaram contra convenções e obstáculos e alcançaram feitos incríveis que mudaram Portugal e o Mundo.

Portuguesas Extraordinárias“, com ilustrações apelativas, biografias, curiosidades e factos históricos fascinantes, celebra algumas das mais importantes portuguesas que se destacaram em diferentes áreas, da política às letras e ao empreendedorismo.

Eleição dos Bichos

eleição dos bichos

Os bichos já não aguentavam mais os mandos e desmandos do Leão. Quando descobrem que ele desviou água do rio para construir uma piscina privada, ficam muito indignados e zangados.

Está na hora de escolher um novo governante. Decidem, por isso, convocar eleições! Mas o que é exatamente uma eleição? Para que serve? e quais são as regras para eleger um vencedor?

Juntem-se aos bichos da selva nesta “Eleição dos Bichos” para descobrir como se elegem os nossos representantes e como funciona isto da Democracia.

Mortina e a Viagem ao Lago Mistério

mortina e a viagem ao lago mistério

Finalmente chegaram as férias! A Mortina e a família não passavam uns diazinhos fora há… séculos!

Destino: visitar a tia Megera e o primo Dário, no Casarão Ninharia. Mas o descanso acaba quando a Mortina descobre que um burocrata enfadonho quer leiloar o casarão, achando que está desabitado.

Conseguirão eles salvá-lo, antes que seja tarde demais? “Mortina e a Viagem ao Lago Mistério” é uma nova aventura da série que se tornou um sucesso internacional, já traduzida para 24 idiomas!

Como Ver Coisas Invisíveis

como ver coisas invisíveis

O mundo precisa que nos sentemos a conversar sobre muitos assuntos: as alterações climáticas, a distribuição da riqueza, a desinformação, os métodos usados nas escolas, a forma como gerimos o tempo.

Como resolver tantos problemas?
O que fazer para vivermos todos melhor?
Como veremos ao longo deste livro, a imaginação e a criatividade podem ser parte da solução.

Mas o que é, de onde vem e para que serve, afinal, a imaginação? Será a imaginação prima da criatividade? Onde nos leva cada uma? Por outro lado, será que a criatividade se aprende? Será que se herda? Como distinguir uma ideia boa de uma menos boa? e o que fazer quando não há ideias?

Neste “Como Ver Coisas Invisíveis“, observamos as várias etapas de um processo criativo; saímos para o mundo, em busca dos aspetos que podem influenciar a criatividade; apontamos os holofotes à ciência, à arte e à escola; e desafiamos os leitores com histórias e experiências inspiradas por cientistas, artistas e outras pessoas com muita imaginação.

Venham daí!

O Clube dos Cientistas

o clube dos cientistas

A Catarina, o Chico e o Carlos são três irmãos curiosos, fascinados pela ciência e sempre em busca de mistérios. Vais divertir-te a ler as suas histórias empolgantes e cheias de ação! Se fores como eles, não vais resistir a ler o Caderno de Experiências até ao fim e pôr mãos à obra.

O fumo numa cabana abandonada despertou a curiosidade dos três irmãos. O que começou por ser apenas uma brincadeira, transformou-se numa grande aventura! Conseguirão eles resolver o mistério que têm em mãos?

Juntem-se ao “Clube dos Cientistas” e descubram os vários volumes da série! Os miúdos vão devorar um atrás do outro!

Manual das 50 Aventuras para Viver Antes dos 13 Anos

manual das 50 aventuras

Corram, saltem, escorreguem, trepem, escondam-se, descubram, inventem, construam. Pensem, escrevam, sonhem…

Em “Manual das 50 Aventuras” os miúdos até aos 13 anos vão encontrar 50 missões muito divertidas, só para os verdadeiramente destemidos, que os vão ajudar a descobrir-se e a crescer!

Estão prontos para aceitar o desafio?

O Pássaro Nimas dá Asas à Diversão

o pássaro rimas dá asas à diversão

O António e a Bárbara adoram passar o tempo agarrados ao telemóvel, a ver televisão ou a jogar videojogos. Ficam horas sentados em frente aos ecrãs, faça chuva ou sol, frio ou calor. Um dia, são surpreendidos por um enorme pássaro de penas coloridas que promete mostrar-lhes outras formas divertidas de passar o tempo. 

O que irão o António e a Bárbara aprender e conhecer de novo? Um voo cheio de descobertas e muita diversão.

O Pássaro Nimas dá asas à diversão” é um livro com dicas parentais para ajudar as crianças a encararem as tecnologias não apenas como um entretenimento, mas também a perceberem que o tempo despendido nos ecrãs pode ser muito útil para o desenvolvimento da sua aprendizagem, desde que seja supervisionado. Inclui também uma atividade para fazer na escola.

Livros para oferecer a crianças dos 13 aos 15 anos:

Coleção As Gémeas

as gémeas

“As Gémeas” é uma coleção de livros sobre o colégio interno de Santa Clara perto de Londres, sendo seis escritos pela autora de literatura infantojuvenil Enid Blyton, três por Pamela Cox, também inglesa, e os últimos pela autora portuguesa Sara Rodi, que lia a coleção em criança.

No volume 15, recentemente lançado, começa um novo ano em Santa Clara e o entusiamo é geral com a chegada da Sancha Holmes, uma colega nova, modelo famosa de revistas e desfiles de moda.

Mas não é a única, chega também uma outra aluna, a Cátia – esquecida, troca-tintas e muito misteriosa -, cujo único interesse são… pombos!

Cabe à turma das gémeas Lacey ajudar na integração das colegas, mas a tarefa não será nada fácil! Conseguirão chegar ao final do período com a missão cumprida?

Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes

histórias para adormecer

Somos muito fãs da coleção ” Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes”, cujas histórias adormecem raparigas decididas e apaixonadas e acordam o mundo para a realidade. 

Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes: 100 mulheres imigrantes que mudaram o mundo” é o terceiro volume e  reúne cem biografias de mulheres imigrantes que deixaram o seu país natal por diferentes motivos: algumas em busca de novas oportunidades, outras por necessidade.

Neste livro, podem ficar a conhecer a história de nomes como Carmen Miranda, Rihanna, Madeleine Albright, Asma Khan, entre muitas outras. De chefs a cirurgiãs, de músicas a políticas, passando por campeãs de judo ou xadrez, estas extraordinárias mulheres vão inspirar raparigas de todo o mundo para que sigam os seus sonhos, onde quer que estes as levem.

O Conto da Ilha Desaparecida

o conto da ilha desconhecida

Situada num tempo e num espaço indeterminados, “O Conto da Ilha Desaparecida” conta a história do homem que queria um barco para ir à procura de uma ilha que ninguém sabia existir.

Esta promete ser a história de todos os homens que lutam contra as convenções em busca dos seus sonhos e de si próprios. De leitura rápida e fácil, é obrigatório para os miúdos que adoram livros e uma forma de os incentivar a entrar na aventura que é ler Saramago, um dos nossos mais brilhantes autores.

O Meu Cavalo Indomável

o meu cavalo indomável

David Machado lança agora o seu primeiro livro de rimas, O Meu Cavalo Indomável.

Pensado como um elogio à imaginação, esta colectânea de quase uma centena de rimas de todas as formas e tamanhos está povoada por personagens exóticas, crianças desobedientes e imprevisíveis, animais irreverentes e ideias tão absurdas quanto divertidas.

Sob o mote “Rimas Desgovernadas para Crianças Animadas”, o leitor ficará a conhecer “O Rapaz Mau”, “O Génio Velhinho”, “O Leonardo que chuchava no dedo” ou “A pulga de estimação”.

Encontrará também “Instruções para fazer birra”, ideias para “Saltar à serpente”, soluções para “Nós nos atacadores” e confissões sobre “O que mais me assusta”, entre muitas outras propostas e provocações.

O Nosso Planeta

o nosso planeta

Baseado na série de grande êxito da Netflix (2019), “O Nosso Planeta” é uma gloriosa celebração visual do mundo e um livro virado para o público juvenil.

Descubram como os diversos habitats se relacionam entre si para criar o único lugar onde nos sentimos em casa: o nosso planeta.

As Aventuras de Tom Sawyer

as aventuras de tom sawyer

Uma obra fascinante com uma personagem principal inesquecível. Tom Sawyer é um menino órfão, que vive com a sua tia Polly em St. Petersburg, Missouri. Reguila e destemido, está sempre a fazer gazeta, trocando a escola pelas margens do Mississípi, onde adora pescar, nadar e brincar aos piratas.

As aventuras mirabolantes vividas por Tom e seus companheiros, Huckleberry Finn e Joe Harper, são relatadas com um humor e realismo inigualáveis.

Desde o feitiço do gato morto à alucinante caça ao tesouro, são inúmeras as passagens que denotam a grandeza da escrita e da imaginação de Mark Twain. A par da dureza do rescaldo da guerra civil e da escravatura, Mark Twain conseguiu, em “As Aventuras de Tom Sawyer“, recriar uma memória feliz da idade da inocência.

Coisas que Acontecem

coisas que acontecem

“Dizem que os adolescentes não sabem nada sobre a vida. Por isso, nos casos raros em que sei alguma coisa, faço questão de não dizer a ninguém. Há certos perigos em partilhar pensamentos profundos quando se tem uma colónia de acne acampada na testa – não é por acaso que vos estou a falar em regime de anonimato.

(…) Tudo o que precisam de saber sobre mim também cabe num dia. Um dia que não precisou de ser alegre ou triste para ser marcante. É possível que tenha sido as duas coisas ao mesmo tempo e eu nem dei conta. A vida é muito assim.”

Coisas que Acontecem“, o primeiro livro de Inês Barata Raposo, e também o primeiro título da colecção juvenil da Bruaá Editora, é uma história sobre amizade e o fim da amizade na adolescência.

Uma obra que o júri do Prémio Branquinho da Fonseca premiou pela sua destreza narrativa, plasticidade da linguagem e por uma inusitada capacidade de usar a ironia e um aprofundado sentido de humor para aludir a alguns dos temas centrais da vida de uma adolescente.

Tu és Incrível

tu és incrível livro

Uma leitura inspiradora e encorajadora para os mais jovens, tantas vezes afetados na sua autoestima pelas mudanças inesperadas e intensas da adolescência. Em

Em “Tu és Incrível” podem encontrar técnicas e truques para reforçar a sua confiança, desafiar as crenças que os limitam e ir atrás dos sonhos que já cultivam. O que muda? A mentalidade!

O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares

o lar da senhora peregrine para crianças peculiares

Uma ilha misteriosa. Uma casa abandonada. Uma estranha coleção de fotografias peculiares.Uma terrível tragédia familiar leva Jacob, um jovem de dezasseis anos, a uma ilha remota na costa do País de Gales, onde encontra as ruínas do lar para crianças peculiares, criado pela senhora Peregrine.

Ao explorar os quartos e corredores abandonados, apercebe-se de que as crianças do lar eram mais do que apenas peculiares; podiam também ser perigosas. É possível que tivessem sido mantidas enclausuradas numa ilha quase deserta por um bom motivo.

E, por incrível que pareça, podem ainda estar vivas… “O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares” é romance arrepiante, ilustrado com fantasmagóricas fotografias vintage, que fará as delícias de adultos, jovens e todos aqueles que apreciam o suspense.

Eleonor & Park

Eleanor-Park

Eleonor & Park” é a história de dois inadaptados, um amor extraordinário.

Eleanor é uma miúda nova na escola, vinda de outra cidade. A sua vida familiar é um caos; sendo roliça e ruiva, e com a sua forma estranha de vestir, atrai a atenção de todos em seu redor, nem sempre pelos melhores motivos.

Park é um rapaz meio coreano. Não é propriamente popular, mas vestido de negro e sempre isolado nos seus fones e livros, conseguiu tornar-se invisível. Tudo começa a mudar quando Park aceita que Eleanor se sente ao seu lado no autocarro da escola.

A princípio nem sequer se falam, mas pouco a pouco nasce uma genuína relação de amizade e cumplicidade que mudará as suas vidas. E contra o mundo, o amor aparece. Porque o amor é um superpoder.

Livros para oferecer a jovens adultos

O que Faria Nietzsche?

o que faria nietzsche

Como os grandes filósofos resolveriam os problemas de hoje em dia? A vida apresenta-nos constantemente dilemas que precisamos de resolver e por vezes precisamos de ajuda.

Os grandes filósofos vão ajudar e guiar-nos da melhor forma de pensarmos sobre os problemas. Vamos descobrir “O que Faria Nietzsche?

Raízes Negras

raízes negras

Numa época em que o maior movimento de protestos antirracistas #BlackLivesMatter continua na ordem do dia, nada mais urgente do que celebrar alguns dos grandes nomes da História e da cultura negras que fizeram e fazem a diferença.

De Martin Luther King a Marielle Franco, de Cesária Évora a Barack Obama, “Raízes Negras” inclui mais de 50 histórias biográficas de pessoas excecionais e pioneiras algumas, icónicas, outras, menos conhecidas que levantaram questões, ultrapassaram barreiras, abriram caminhos, superaram expectativas e inspiraram gerações.

São exemplos de coragem, perseverança e liderança que não deixam esquecer como chegámos aqui e que nos lembram que podemos e devemos ir ainda mais longe.

Este livro é o ponto de partida perfeito para uma discussão informada sobre o racismo e a tolerância.

Sex Education: The Road Trip

the road trip sex education livro

O irmão de Maeve está de novo em apuros o que não é propriamente uma surpresa. Sean acaba na prisão depois de ter sido acusado de um crime por um grupo de rapazes ricos.

Como Maeve é a única família que lhe resta, decide ir em seu auxílio. Mas com Otis, o improvável guru de sexo, a seu lado, a amiga Aimee no lugar do condutor, e Eric no banco de trás, Maeve não parte para esta missão sozinha. Por muito que quisesse

As provas contra Sean parecem bastante irrefutáveis. Conseguirão Maeve e os amigos desatar o emaranhado de medos secretos, amores ocultos e motivos obscuros por trás deste caso e descobrir toda a verdade?

Sex Education: The Road Trip” é um livro que tem tudo o que os fãs adoram: relacionamentos entre adolescentes, personagens com profundidade emocional, honestidade sem limites, um enredo misterioso e muito humor.

Pardalita

pardalita

Quando Raquel nos começa a contar a sua história, Pardalita já entrou na sua vida. Não de rompante, mas lenta e subtilmente, primeiro nos corredores da escola, depois nos ensaios do teatro.

Raquel só a conhece de vista, mas conta os dias para a voltar a encontrar e começa a reparar em pequeníssimas coisas — como a etiqueta da camisola de Pardalita que lhe toca a pele do pescoço.

Raquel começa a perguntar-se: “Qual é a distância a que se pode estar de alguém sem dar a entender que não se quer distância nenhuma?”

A Filha das Profundezas

a filha das profundezas

Em “A Filha das Profundezas“, Ana Dakkar é aluna na Academia Harding-Pencroft, uma escola secundária que forma os melhores cientistas marinhos, guerreiros navais, navegadores e exploradores subaquáticos do mundo.

Gerações de Dakkars frequentaram a Harding-Pencroft e Ana espera estar à altura do desafio. Todos os receios se dissipam quando, durante uma visita de estudo, os alunos assistem a uma tragédia que mudará para sempre as suas vidas. Ao que parece, a Harding-Pencroft e a sua escola rival, o Land Institute, travam uma guerra fria há cento e cinquenta anos – e, com esta tragédia, a guerra acabou de aquecer.

Perseguida pelos inimigos, Ana descobre que os laços da sua família com Harding-Pencroft vão mais longe do que jamais imaginou – recuam até ao seu antepassado não tão fictício, o lendário Capitão Nemo.

O Land Institute não vai desistir enquanto não puser as mãos nos segredos do génio tecnológico de Nemo. Ana e os colegas de turma terão de lutar sozinhos contra os inimigos mortais. E com eles aparentemente sempre um passo à frente, poderá Ana confiar em mais alguém além de si mesma…?

Livros para oferecer a mães, pais e avós:

Um Dia de Cada Vez

um dia de cada vez

Esta agenda é para todas as mães que precisam de um reforço de memória e de um espaço para registar não só os seus dias mas também a agenda dos seus filhos, toda as tarefas da casa e os momentos de pausa e lazer.

Um Dia de Cada Vez” é um espaço criativo e de reflexão com sugestões mensais, textos inspiracionais e um convite para parar, pensar e aproveitar com intenção, o melhor dos dias.

Caderno da Família Feliz – Atividades de Mindfulness e Parentalidade Consciente

caderno da família feliz

Este Caderno da Família Feliz é um lugar seguro para criar momentos bons e felizes entre pais e filhos.

As atividades propostas são para serem exploradas em conjunto, porque este é um guia para a família e requer um adulto corajoso e bem ativo.

Inclui:

– Plano de 21 semanas de parentalidade consciente
– APP com meditações guiadas pela autora
– Jogos e práticas de mindfulness
– Contos inspiradores.

Um livro que promove a felicidade com efeitos imediatos nas famílias.

O Sagrado Caderno das Piadas

sagrado caderno das piadas

Aaaaah, 2020! Ora aqui está a prova de como a vida consegue ter um sentido de humor… hum, como dizer…

Horrível? Depravado? A abarrotar de alucinógenos? Talvez sociopata seja a palavra mais adequada. Bem, o que interessa é continuar a rir no meio de tanta desgraça – mesmo que a piada não tenha graça nenhuma.

Para dar uma ajudinha aos mais desprovidos de humor, chega este Sagrado Caderno das Piadas repleto de piadas secas, blasfémias e obscenidades. Aqui encontram as mais profanas ironias sobre doenças, miséria alheia, desgraças e outros temas igualmente sensíveis.

Uma espécie de “humor aos pecados”, ilustrado de forma tosca e franjinha, para ler enquanto o diabo esfrega um olho. Pois é, é muita desgraça junta…

Emocionar

emocionar

Preocupada em entender como será crescer no mundo do século xxi, com os registos de mal-estar emocional e psicológico vivido em Portugal e com os milhões de deslocados por guerras ou alterações climáticas, Maria Palha quis perceber como podemos apoiar as futuras gerações a quebrarem estes ciclos de sofrimento e a serem emocionalmente mais saudáveis na sua relação consigo mesmas, com os outros e com o planeta.

Para isso, entrevistou centenas de especialistas que assistem diariamente a estes movimentos: crianças dos 5 aos 12 anos, oriundas de 13 países diferentes, recolhendo as suas preocupações e sugestões do que todos devemos fazer para reforçar e levar a cabo o que nos define e distingue enquanto espécie: as emoções.

Com a ajuda destas crianças, foi possível criar o livro “Emocionar“, um kit de saúde emocional que dá voz aos temas que mais as inquietam, ajudando miúdos e graúdos a refletir sobre o tipo de sociedade que estamos a construir para as futuras gerações.

Aliando técnicas lúdicas e pedagógicas a uma série de práticas usadas por famílias de diferentes culturas, este kit ajuda-nos a ser os adultos de que as crianças precisam e a apoiar o crescimento de gerações com maior autoconhecimento, com melhores relações com os outros e com interações mais significativas com o planeta.

Por um mundo mais humano, por um futuro sustentável e pelo bemestar comum, é urgente emocionarmo-nos.

A Brincar Também se Educa

a brincar também se educa

O vosso filho tem oportunidade para se deitar na relva do jardim e olhar para o céu? Gosta de ler e desenhar? Tem espaço, entre as tarefas do dia a dia, para trepar árvores e saltar nas poças de água? A vossa família perde a noção do tempo entre cócegas, lutas de almofadas, colos e mimos?

Inês Afonso Marques não tem dúvidas: enquanto dão tempo e espaço para o vosso filho brincar, estão a educá-lo, a ajudá-lo a crescer, a fazer escolhas, a usar a criatividade, a desenvolver a capacidade de raciocínio, a explorar o mundo, a observar- se a si e aos outros, a descobrir as suas emoções, a estimular a curiosidade.

Neste livro prático, dirigido a pais e educadores, a autora, psicóloga que trabalha diariamente com crianças e famílias, desmistifica a ideia da falta de tempo dos pais, explicando que bastam apenas 15 minutos por dia para brincar com o seu filho. Um tempo especial de partilha, descoberta e crescimento. E dá-vos ideias e sugestões de jogos e tarefas.

Brincar não tem idade, logo em “A Brincar Também se Educa” encontram aqui ideias para bebés, crianças e até para os que já têm um pé na adolescência. O importante é aproveitar este tempo especial com quem mais ama, ajudando o vosso filho a crescer. Afinal de contas, a brincar também se educa!

Pais em Hora de Ponta

pais em hora de ponta

Depois de um dia de trabalho, o regresso a casa devia ser sinónimo de descanso e convívio, mas muitas vezes acaba por se transformar num caos doméstico e familiar!

Concentrando-se nas duas a três horas do final do dia – da chegada a casa à hora ideal de ir dormir – a autora de “Pais em Hora de Ponta” sugere um método em que os pais se dedicam em exclusividade aos filhos, sem distrações.

Com ajuda deste livro, vão conseguir:

  • Ajudar o seu filho nos TPC
  • Preparar o jantar
  • Por a conversa em dia
  • Preparar o dia seguinte
  • Ler e brincar com o seu filho
  • Promover uma boa noite de sono

Depois de deitarem as crianças, os pais podem dedicar-se a si próprios ou um ao outro. O resultado é uma vida com menos stress e uma família mais unida e mais feliz – nada mal em apenas duas horas por dia!

Educar com Mindfulness

educar com mindfulness

Ninguém nos dá a fórmula mágica quando nos tornamos pais. Nem existe um manual que nos ensine a lidar com os desafios diários como as birras, o sono e as refeições.

Estaremos a agir bem? O que é normal em cada idade? Devemos elogiar ou castigar? Quando dizer não? E como compensar o pouco tempo que partilhamos com os nossos filhos?

O Mindfulness aplicado à parentalidade ajuda-nos a pensar a educação de forma consciente e plena. Conheçam as ferramentas que Mia Övén sugere em “Educar com Mindfulness“, para se libertar da culpa e da ansiedade, e vivam mais a vossa família!

Ama-me Quando Menos Mereço, Porque é Quando Mais Preciso

ama-me quando menos mereço

Depois do seu enorme sucesso em Espanha chega a Portugal este guia para pais e professores pela mão de um dos mais reconhecidos psicólogos especialistas na adolescência.

Discutem, ignoram, testam limites, quebram regras, desesperam e desesperam-nos. Como lidar com estas pessoas que ainda ontem eram crianças e hoje já querem ter todos os benefícios dos adultos, mas sem qualquer tipo de responsabilidade?

Este livro é um guia imprescindível e muito atual que desmistifica as principais incertezas educativas de pais e professores.

Porque o conflito pode fazer parte do entretenimento básico dos adolescentes, mas o autor defende que o nosso dia-a-dia com eles não tem de ser uma guerra permanente. Há como nos tornarmos nos «adultos positivos» de que tanto precisam para atravessar os anos mais intensos das suas vidas.

Saibam qual a melhor forma para interagir com estes rapazes e raparigas que parecem nada reter e tudo contestar. E como os ajudar a fazer um caminho emocionalmente saudável e feliz para a vida adulta.

“Ama Quando Menos Mereço, Porque é Quando Mais Preciso” é um livro inspirador que nos permite compreender e conviver com adolescentes sem perder a cabeça (ou querer “arrancar” a deles).

O Livro de Magia das Mães

o livro de magia das mães

Depois do sucesso de “Os Bebés Também Querem Dormir”, o novo livro de Constança Cordeiro, que se chama “O Livro de Magia das Mães“, vem falar das mães e das suas necessidades:- Como as mães podem e devem continuar a cuidar delas, enquanto cuidam do bebé.

As principais decisões e dilemas que envolvem o processo da gravidez, o pós parto, a amamentação, o sono, a relação com a família e a gestão do dia-a-dia com um bebé nos primeiros 2 anos.

Conselhos práticos e estratégias para que a maternidade seja uma aventura vivida em paz e harmonia como bebé- Histórias reais de mães, que falam da maternidade tal como ela é.

Pais à Maneira Dinamarquesa

pais à maneira dinamarquesa

O que faz da Dinamarca o país mais feliz do mundo? E quais são os segredos dos pais dinamarqueses para criarem crianças bem-sucedidas, confiantes e felizes?

Este guia optimista e prático reúne as ideias de uma psicoterapeuta e de uma mãe — uma dinamarquesa e uma americana casada com um dinamarquês, respectivamente — sobre os hábitos das famílias mais felizes na Terra.

Pais à Maneira Dinamarquesa” oferece conselhos sobre como incentivar jogos livres, potenciar a autenticidade e a confiança, fomentar a empatia, enfatizar o trabalho em equipa sobre as lutas de poder e celebrar a união.

Tudo para um Natal feliz em família:

  • Está à procura da prenda de Natal ideal? É para o menino e para a menina, para a mãe e o avô!
  • Receitas de Natal deliciosas para uma mesa cheia de amor.
  • Decoração de Natal: preparem a casa para a quadra mais mágica do ano!
  • Postais de Natal: criem o vosso e enviem-no… por correio!
  • Vivam o Natal em família: são muitas as atividades para fazer com os miúdos no mês de Dezembro

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<