Família > Lifestyle > Leituras

Sugestões de livros para oferecer no Natal de 2019!

livros para oferecer

A Pumpkin traz algumas sugestões para todos os gostos e para todas as idades.

Um livro é sempre um bom presente! Miúdos e graúdos perdem-se nas palavras, reinventam mundos, aprendem com personagens nos quais se reconhecem ou se afastam, e, sobretudo… divertem-se! Vejam as nossas sugestões de livros para oferecer!

Livros para oferecer a bebés dos 0 aos 2 anos:

Olívia, a Ovelha Que Não Queria Dormir

olívia, a ovelha que não queria dormir

A história da ovelha Olívia descreve a aventura de uma pequena e fofa ovelha que, mesmo com muito sono, não tinha vontade de dormir.

Desenvolvido com base na investigação científica mais atual, inclui, de forma subtil e harmoniosamente introduzidas na ação, técnicas de integração sensorial e relaxamento muscular progressivo que, através do imaginário, induzem estados emocionais destinados a organizar o sistema nervoso central e, assim, a acalmar a criança.

Para além do cheiro a alfazema, um indutor natural do sono, “Olívia, a Ovelha Que Não Queria Dormir” está repleto de pequenos segredos que ajudam as crianças a adormecerem com mais facilidade e, acima de tudo, a dormirem a noite toda!

Para além do conto infantil, contém também uma parte com técnicas que os pais podem adotar na hora de deitar os filhos.

Cucu! Quem Vês no Espelho?

cucu quem vês no espelho

Com um formato fácil de manusear, personagens amorosas e ilustrações cativantes, os livros Babytown são ideais para pais e filhos interagirem e se divertirem, ao mesmo tempo que o bebé desenvolve diferentes capacidades e descobre o mundo que o rodeia.

Babytown: Cucu! Quem Vês no Espelho?” está recheado de ilustrações ternurentas e inclui um espelho onde o bebé poderá ver o seu reflexo e fazer parte da história.

O Panda Adora a Quinta

o panda adora a quinta

Os livros do Amigo Panda são divertidos, alegres, feitos para olhar, tocar e sentir. Com texturas para sentir, esta coleção interativa vai tornar a aprendizagem das cores, formas e objetos bem mais fácil e agradável.

Em “O Panda Adora a Quinta” os mais pequenos vão descobrir os animais da quinta, tocar-lhes e imitar os sons que fazem.

O Meu Primeiro Livro-puzzle: O André Prepara-se para o Inverno

o andré prepara-se para o inverno

O inverno vem aí e é preciso armazenar comida!

Será que o esquilo André vai conseguir encontrar todos os alimentos antes que o frio chegue?

O André Prepara-se para o Inverno” é um livro interativo, com ilustrações coloridas e puzzles para resolver, perfeito para as primeiras leituras!

Os Beijinhos do Lobo Mau

os beijinhos do lobo mau

Os Beijinhos do Lobo Mau” é um divertido livro-fantoche para ler, brincar e sorrir!

Um livro-fantoche, com fantoche de dedo integrado, ideal para crianças bem pequeninas e que convida os leitores (as crianças ou os pais) a encenarem a história com as suas próprias mãos. Um livro com textos simples, repletos de musicalidade.

Uma história divertida que mostra às crianças que há sempre um amigo por perto para nos animar e nos encher de miminhos e beijinhos.

Livros para oferecer a crianças dos 3 aos 5 anos:

O Cuquedo e os Pequenos Aprendizes do Medo

o cuquedo aprendizes medo

Uma das personagens mais amadas dos mais pequeninos está de volta com uma nova história – e desta vez traz alguns aprendizes do medo com ele!

Um, dois, três Cuquedinhos, quatro, cinco, seis Cuquedinhos, sete, oito, nove Cuquedinhos, dez Cuquedinhos e mais! Socorro! São milhares e estão prontos para assustar as abobrinhas!

O Cuquedo e os Aprendizes do Medo” é uma nova história da dupla Clara Cunha e Paulo Galindro, autores do enorme sucesso O Cuquedo, ao qual sucedeu O Cuquedo e um amor que mete medo. Prometem continuar a causar furor entre a pequenada e voltam com uma sequela divertidíssima acompanhada de magníficas ilustrações.

Um Livro

um livro é um livro

“Um Livro” é um jogo, é magia…é um livro! Basta fazerem o que o livro vos pede e as coisas vão acontecendo na página seguinte. Altamente interativo, este livro pede a participação das crianças… e elas adoram!

Por outro lado, “Um Livro” possibilita também a oportunidade de aprender as cores, contar e distinguir o lado esquerdo do direito.

O Monstro das Cores

o monstro das cores

No livro “O Monstro das Cores” a personagem principal é um monstro que muda de cor consoante o que está a sentir. Ele não percebe porque muda de cor e a sua amiga, a menina, explica-lhe o que significa estar triste, estar alegre, ter medo, estar calmo e sentir raiva.

Um dos livros infantis mais vendidos dos últimos anos, “O Monstro das Cores” já deu também origem a um jogo: o monstro acorda muito confuso e é preciso separar todas as emoções e “arrumá-las” no local certo.

Para isso, é necessário pensar em coisas que o fazem feliz, triste, zangado, com medo ou calmo e, depois partilhar com todos os jogadores um acontecimento, uma memória, um objeto ou um sentimento que o faça sentir a emoção correspondente à cor do espaço do tabuleiro onde está.

O objetivo do jogo é que todos os participantes trabalhem em conjunto para ajudar o Monstro das Cores a arrumar todas as emoções no lugar certo.

O Monstro das Cores” é uma ótima ferramenta para ajuda as crianças a identificar e a lidar com as emoções de uma forma positiva. Através do livro (e do jogo) é possível separar as emoções e as crianças serão naturalmente mais capazes de refletir sobre o que causa cada uma dessas emoções e partilhar isso com os outros.

As Emoções do Gastão

as emoções do gastão medo

O Gastão não é um unicórnio qualquer: a sua crina arco-íris muda de cor consoante as emoções! Com a coleção “As Emoções do Gastão” as abobrinhas mais pequeninas podem descobrir o medo, a vergonha, a tristeza e a raiva, sentimentos absolutamente normais com os quais, muitas vezes, temos dificuldades em lidar.

Os livros, amorosos e muito divertidos, trazem também sugestões de exercícios para fazer com as crianças – que, desde pequenas, aprendem a aceitar e a gerir que nem sempre vamos estar 100% bem.

O Principezinho Para os mais Pequeninos

principezinho para os mais pequeninos

A maravilhosa história do Principezinho Para os mais Pequeninos não pode faltar, porque nunca é demasiado cedo para se deixar embalar pela poesia do Principezinho, ofereça uma primeira abordagem desta história intemporal.

Onde está o Bolinha?

onde está o bolinha

O Bolinha escondeu-se. “Onde Está o Bolinha?” é livro-brinquedo que joga às escondidas com as crianças. Agora podem ir à procura dele!

A coleção do Bolinha é uma das mais míticas e clássicas séries dedicadas ao mini-público e o seu sucesso ao longo de várias gerações é prova maior do quão divertidos e educativos são todos os livros que a compõem.

Até as Princesas Dão Puns

até as princesas dão puns capa

Na biblioteca do pai da Laura há um livro antigo que contém um segredo muito bem guardado. Afinal, “Até as Princesas dão Puns“…

É que ninguém é perfeito, nem a Branca de Neve, a Pequena Sereia e a Cinderela que, como nós, também têm gases. Um livro muito engraçado, com imagens bastante apelativas e que irá arrancar muitas gargalhadas a toda a família!

Livros para oferecer a crianças dos 6 aos 12 anos:

Perdido e Achado

perdido e achado capa

Era uma vez um menino que, um dia, encontrou um pinguim à sua porta…O menino não sabia de onde é que ele aparecera nem a quem pertencia. O pinguim parecia triste, por isso o menino achou que ele devia estar perdido. Então, decidiu ajudá-lo a encontrar o caminho de regresso a casa e, juntos, rumaram ao Pólo Sul…

Aventura mágica de um menino e de um pinguim, “Perdido e Achado” é uma viagem por mares calmos e tumultuosos, que apela à força dos sonhos através das ilustrações desenhadas a aguarela, este livro foi já adaptado ao cinema de animação pelo realizador Peter Hunt.

O Som das Cores

o som das cores

O Som das Cores” é a primeira história desta coleção, e é ela própria um hino à inclusão.

Um livro onde os personagens das ilustrações fazem língua gestual portuguesa (LGP) que também contém os abecedários em LPG e em Braile, para as crianças aprenderem a falar com as mãos e a escrever picotando numa língua diferente.

Inclui ainda um DVD lúdico-pedagógico, com o videoclip da música original feita a partir da história. O DVD é também audiolivro, pois a história é contada em LGP e sonorizada. Aqui os surdos veem. Os cegos ouvem.

Como Aqui Chegámos? Do Big Bang ao Dia em que Nasceste

como aqui chegámos

Do Big Bang a este momento, descubram como viemos aqui parar!

As ilustrações coloridas, divertidas e muito rigorosas de “Como Aqui Chegámos?” vão conquistar os mais novos, explicando conceitos que são abordados na escola.

Perfeito para pais e filhos explorarem, de forma clara e descomplicada, temas tão complexos mas tão importantes nos dias de hoje!

Se eu Fosse… Nacionalidades

se eu fosse

O primeiro dos volumes desta coleção intitula-se “Se Eu Fosse… Nacionalidades” e faz-nos descobrir a vida que o Lio teria se fosse japonês, brasileiro, norueguês ou italiano.

Ilustrado a quatro cores, oferece às crianças a oportunidade de conhecer a realidade gastronómica, linguística e patrimonial de diferentes países.

Humorada, lúdica e didáctica, “Se eu Fosse… Nacionalidades” é uma obra para ser lida com os pais e descobrir, em cada país, aquele pormenor, contribuindo para a construção da memória referencial das crianças relativamente às diferentes nacionalidades do mundo.

Portuguesas Extraordinárias

portuguesas extraordinárias

As mulheres portuguesas são famosas por serem trabalhadoras, lutadoras, carinhosas e dedicadas. Cavaleiras, empresárias, politicas… Ao longo da História, várias foram as que se rebelaram contra convenções e obstáculos e alcançaram feitos incríveis que mudaram Portugal e o Mundo.

Portuguesas Extraordinárias“, com ilustrações apelativas, biografias, curiosidades e factos históricos fascinantes, celebra algumas das mais importantes portuguesas que se destacaram em diferentes áreas, da política às letras e ao empreendedorismo.

O Clube dos Cientistas

o clube dos cientistas

A Catarina, o Chico e o Carlos são três irmãos curiosos, fascinados pela ciência e sempre em busca de mistérios. Vais divertir-te a ler as suas histórias empolgantes e cheias de ação! Se fores como eles, não vais resistir a ler o Caderno de Experiências até ao fim e pôr mãos à obra.

O fumo numa cabana abandonada despertou a curiosidade dos três irmãos. O que começou por ser apenas uma brincadeira, transformou-se numa grande aventura! Conseguirão eles resolver o mistério que têm em mãos?

Juntem-se ao “Clube dos Cientistas” e descubram os vários volumes da série! Os miúdos vão devorar um atrás do outro!

Manual das 50 Aventuras para Viver Antes dos 13 Anos

manual das 50 aventuras

Corram, saltem, escorreguem, trepem, escondam-se, descubram, inventem, construam. Pensem, escrevam, sonhem…

Em “Manual das 50 Aventuras” os miúdos até aos 13 anos vão encontrar 50 missões muito divertidas, só para os verdadeiramente destemidos, que os vão ajudar a descobrir-se e a crescer!

Estão prontos para aceitar o desafio?

Livros para oferecer a crianças dos 13 aos 15 anos:

O Conto da Ilha Desaparecida

o conto da ilha desconhecida

Situada num tempo e num espaço indeterminados, “O Conto da Ilha Desaparecida” conta a história do homem que queria um barco para ir à procura de uma ilha que ninguém sabia existir.

Esta promete ser a história de todos os homens que lutam contra as convenções em busca dos seus sonhos e de si próprios. De leitura rápida e fácil, é obrigatório para os miúdos que adoram livros e uma forma de os incentivar a entrar na aventura que é ler Saramago, um dos nossos mais brilhantes autores.

O Nosso Planeta

o nosso planeta

Baseado na série de grande êxito da Netflix (2019), “O Nosso Planeta” é uma gloriosa celebração visual do mundo e um livro virado para o público juvenil.

Descubram como os diversos habitats se relacionam entre si para criar o único lugar onde nos sentimos em casa: o nosso planeta.

As Aventuras de Tom Sawyer

as aventuras de tom sawyer

Uma obra fascinante com uma personagem principal inesquecível. Tom Sawyer é um menino órfão, que vive com a sua tia Polly em St. Petersburg, Missouri. Reguila e destemido, está sempre a fazer gazeta, trocando a escola pelas margens do Mississípi, onde adora pescar, nadar e brincar aos piratas.

As aventuras mirabolantes vividas por Tom e seus companheiros, Huckleberry Finn e Joe Harper, são relatadas com um humor e realismo inigualáveis.

Desde o feitiço do gato morto à alucinante caça ao tesouro, são inúmeras as passagens que denotam a grandeza da escrita e da imaginação de Mark Twain. A par da dureza do rescaldo da guerra civil e da escravatura, Mark Twain conseguiu, em “As Aventuras de Tom Sawyer“, recriar uma memória feliz da idade da inocência.

Coisas que Acontecem

coisas que acontecem

“Dizem que os adolescentes não sabem nada sobre a vida. Por isso, nos casos raros em que sei alguma coisa, faço questão de não dizer a ninguém. Há certos perigos em partilhar pensamentos profundos quando se tem uma colónia de acne acampada na testa – não é por acaso que vos estou a falar em regime de anonimato.

(…) Tudo o que precisam de saber sobre mim também cabe num dia. Um dia que não precisou de ser alegre ou triste para ser marcante. É possível que tenha sido as duas coisas ao mesmo tempo e eu nem dei conta. A vida é muito assim.”

Coisas que Acontecem“, o primeiro livro de Inês Barata Raposo, e também o primeiro título da colecção juvenil da Bruaá Editora, é uma história sobre amizade e o fim da amizade na adolescência.

Uma obra que o júri do Prémio Branquinho da Fonseca premiou pela sua destreza narrativa, plasticidade da linguagem e por uma inusitada capacidade de usar a ironia e um aprofundado sentido de humor para aludir a alguns dos temas centrais da vida de uma adolescente.

Tu és Incrível

tu és incrível livro

Uma leitura inspiradora e encorajadora para os mais jovens, tantas vezes afetados na sua autoestima pelas mudanças inesperadas e intensas da adolescência. Em

Em “Tu és Incrível” podem encontrar técnicas e truques para reforçar a sua confiança, desafiar as crenças que os limitam e ir atrás dos sonhos que já cultivam. O que muda? A mentalidade!

O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares

o lar da senhora peregrine para crianças peculiares

Uma ilha misteriosa. Uma casa abandonada. Uma estranha coleção de fotografias peculiares.Uma terrível tragédia familiar leva Jacob, um jovem de dezasseis anos, a uma ilha remota na costa do País de Gales, onde encontra as ruínas do lar para crianças peculiares, criado pela senhora Peregrine.

Ao explorar os quartos e corredores abandonados, apercebe-se de que as crianças do lar eram mais do que apenas peculiares; podiam também ser perigosas. É possível que tivessem sido mantidas enclausuradas numa ilha quase deserta por um bom motivo.

E, por incrível que pareça, podem ainda estar vivas… “O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares” é romance arrepiante, ilustrado com fantasmagóricas fotografias vintage, que fará as delícias de adultos, jovens e todos aqueles que apreciam o suspense.

Eleonor & Park

Eleanor-Park

Eleonor & Park” é a história de dois inadaptados, um amor extraordinário.

Eleanor é uma miúda nova na escola, vinda de outra cidade. A sua vida familiar é um caos; sendo roliça e ruiva, e com a sua forma estranha de vestir, atrai a atenção de todos em seu redor, nem sempre pelos melhores motivos.

Park é um rapaz meio coreano. Não é propriamente popular, mas vestido de negro e sempre isolado nos seus fones e livros, conseguiu tornar-se invisível. Tudo começa a mudar quando Park aceita que Eleanor se sente ao seu lado no autocarro da escola.

A princípio nem sequer se falam, mas pouco a pouco nasce uma genuína relação de amizade e cumplicidade que mudará as suas vidas. E contra o mundo, o amor aparece. Porque o amor é um superpoder.

Livros para oferecer a mães, pais e avós:

Emocionar

emocionar

Preocupada em entender como será crescer no mundo do século xxi, com os registos de mal-estar emocional e psicológico vivido em Portugal e com os milhões de deslocados por guerras ou alterações climáticas, Maria Palha quis perceber como podemos apoiar as futuras gerações a quebrarem estes ciclos de sofrimento e a serem emocionalmente mais saudáveis na sua relação consigo mesmas, com os outros e com o planeta.

Para isso, entrevistou centenas de especialistas que assistem diariamente a estes movimentos: crianças dos 5 aos 12 anos, oriundas de 13 países diferentes, recolhendo as suas preocupações e sugestões do que todos devemos fazer para reforçar e levar a cabo o que nos define e distingue enquanto espécie: as emoções.

Com a ajuda destas crianças, foi possível criar o livro “Emocionar“, um kit de saúde emocional que dá voz aos temas que mais as inquietam, ajudando miúdos e graúdos a refletir sobre o tipo de sociedade que estamos a construir para as futuras gerações.

Aliando técnicas lúdicas e pedagógicas a uma série de práticas usadas por famílias de diferentes culturas, este kit ajuda-nos a ser os adultos de que as crianças precisam e a apoiar o crescimento de gerações com maior autoconhecimento, com melhores relações com os outros e com interações mais significativas com o planeta.

Por um mundo mais humano, por um futuro sustentável e pelo bemestar comum, é urgente emocionarmo-nos.

A Brincar Também se Educa

a brincar também se educa

O vosso filho tem oportunidade para se deitar na relva do jardim e olhar para o céu? Gosta de ler e desenhar? Tem espaço, entre as tarefas do dia a dia, para trepar árvores e saltar nas poças de água? A vossa família perde a noção do tempo entre cócegas, lutas de almofadas, colos e mimos?

Inês Afonso Marques não tem dúvidas: enquanto dão tempo e espaço para o vosso filho brincar, estão a educá-lo, a ajudá-lo a crescer, a fazer escolhas, a usar a criatividade, a desenvolver a capacidade de raciocínio, a explorar o mundo, a observar- se a si e aos outros, a descobrir as suas emoções, a estimular a curiosidade.

Neste livro prático, dirigido a pais e educadores, a autora, psicóloga que trabalha diariamente com crianças e famílias, desmistifica a ideia da falta de tempo dos pais, explicando que bastam apenas 15 minutos por dia para brincar com o seu filho. Um tempo especial de partilha, descoberta e crescimento. E dá-vos ideias e sugestões de jogos e tarefas.

Brincar não tem idade, logo em “A Brincar Também se Educa” encontram aqui ideias para bebés, crianças e até para os que já têm um pé na adolescência. O importante é aproveitar este tempo especial com quem mais ama, ajudando o vosso filho a crescer. Afinal de contas, a brincar também se educa!

Pais em Hora de Ponta

pais em hora de ponta

Depois de um dia de trabalho, o regresso a casa devia ser sinónimo de descanso e convívio, mas muitas vezes acaba por se transformar num caos doméstico e familiar!

Concentrando-se nas duas a três horas do final do dia – da chegada a casa à hora ideal de ir dormir – a autora de “Pais em Hora de Ponta” sugere um método em que os pais se dedicam em exclusividade aos filhos, sem distrações.

Com ajuda deste livro, vão conseguir:

  • Ajudar o seu filho nos TPC
  • Preparar o jantar
  • Por a conversa em dia
  • Preparar o dia seguinte
  • Ler e brincar com o seu filho
  • Promover uma boa noite de sono

Depois de deitarem as crianças, os pais podem dedicar-se a si próprios ou um ao outro. O resultado é uma vida com menos stress e uma família mais unida e mais feliz – nada mal em apenas duas horas por dia!

Educar com Mindfulness

educar com mindfulness

Ninguém nos dá a fórmula mágica quando nos tornamos pais. Nem existe um manual que nos ensine a lidar com os desafios diários como as birras, o sono e as refeições.

Estaremos a agir bem? O que é normal em cada idade? Devemos elogiar ou castigar? Quando dizer não? E como compensar o pouco tempo que partilhamos com os nossos filhos?

O Mindfulness aplicado à parentalidade ajuda-nos a pensar a educação de forma consciente e plena. Conheçam as ferramentas que Mia Övén sugere em “Educar com Mindfulness“, para se libertar da culpa e da ansiedade, e vivam mais a vossa família!

Ama-me Quando Menos Mereço, Porque é Quando Mais Preciso

ama-me quando menos mereço

Depois do seu enorme sucesso em Espanha chega a Portugal este guia para pais e professores pela mão de um dos mais reconhecidos psicólogos especialistas na adolescência.

Discutem, ignoram, testam limites, quebram regras, desesperam e desesperam-nos. Como lidar com estas pessoas que ainda ontem eram crianças e hoje já querem ter todos os benefícios dos adultos, mas sem qualquer tipo de responsabilidade?

Este livro é um guia imprescindível e muito atual que desmistifica as principais incertezas educativas de pais e professores.

Porque o conflito pode fazer parte do entretenimento básico dos adolescentes, mas o autor defende que o nosso dia-a-dia com eles não tem de ser uma guerra permanente. Há como nos tornarmos nos «adultos positivos» de que tanto precisam para atravessar os anos mais intensos das suas vidas.

Saibam qual a melhor forma para interagir com estes rapazes e raparigas que parecem nada reter e tudo contestar. E como os ajudar a fazer um caminho emocionalmente saudável e feliz para a vida adulta.

“Ama Quando Menos Mereço, Porque é Quando Mais Preciso” é um livro inspirador que nos permite compreender e conviver com adolescentes sem perder a cabeça (ou querer “arrancar” a deles).

O Livro de Magia das Mães

o livro de magia das mães

Depois do sucesso de “Os Bebés Também Querem Dormir”, o novo livro de Constança Cordeiro, que se chama “O Livro de Magia das Mães“, vem falar das mães e das suas necessidades:- Como as mães podem e devem continuar a cuidar delas, enquanto cuidam do bebé.

As principais decisões e dilemas que envolvem o processo da gravidez, o pós parto, a amamentação, o sono, a relação com a família e a gestão do dia-a-dia com um bebé nos primeiros 2 anos.

Conselhos práticos e estratégias para que a maternidade seja uma aventura vivida em paz e harmonia como bebé- Histórias reais de mães, que falam da maternidade tal como ela é.

Pais à Maneira Dinamarquesa

pais à maneira dinamarquesa

O que faz da Dinamarca o país mais feliz do mundo? E quais são os segredos dos pais dinamarqueses para criarem crianças bem-sucedidas, confiantes e felizes?

Este guia optimista e prático reúne as ideias de uma psicoterapeuta e de uma mãe — uma dinamarquesa e uma americana casada com um dinamarquês, respectivamente — sobre os hábitos das famílias mais felizes na Terra.

Pais à Maneira Dinamarquesa” oferece conselhos sobre como incentivar jogos livres, potenciar a autenticidade e a confiança, fomentar a empatia, enfatizar o trabalho em equipa sobre as lutas de poder e celebrar a união.

Tudo para um Natal feliz em família:

– Está à procura da prenda de Natal ideal? É para o menino e para a menina, para a mãe e o avô!

– Receitas de Natal deliciosas para uma mesa cheia de amor.

– Decoração de Natal: preparem a casa para a quadra mais mágica do ano!

– Postais de Natal: criem o vosso e enviem-no… por correio!

– Vivam o Natal em família: são muitas as atividades para fazer com os miúdos no mês de Dezembro

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *