Uma história emocionante que mostra a importância das emoções e, principalmente, o papel que a amizade tem nas nossas vidas quando tudo parece estar mal!
O livro “Não Te Afastes – A História de Uma Amizade Bastante Improvável” é uma história capaz de comover as pedras da calçada, no qual se fala sobre o desgosto e a forma como a amizade nos pode curar de todas as emoções negativas que esse desgosto traz.
David Machado, autor do livro, retrata a vida de um menino, Tomás, que perde o seu pai e que acredita que, depois desse acontecimento, tudo o que de mau acontece é por sua causa.
Por isso mesmo e para proteger a sua mãe e os amigos, Tomás decide fugir de madrugada do lugar onde viveu toda a sua vida (uma grande quinta longe da cidade) e refugiar-se na casa do seu tio. No entanto, o seu país sofre uma catástrofe natural – um furacão -, o que lhe muda o rumo da vida e a forma como a vê. Perante ruínas e inundações, o pequeno rapaz sente-se perdido e desesperado, com um turbilhão de emoções dentro de si.
Com as roupas molhadas, a tentar abrigar-se da tempestade, deparou-se com várias pessoas, amáveis, estranhos e até dois miúdos mais velhos maus que o queriam assaltar. Com muita garra e força de vontade lá conseguiu escapar aos vários obstáculos com que se foi deparando. Mas, a história dá uma reviravolta, quando Tomás encontra o mais inesperado dos amigos, um amigo que irá curar toda a dor e medo que sente.
“Não Te Afastes – A História de Uma Amizade Bastante Improvável”, de David Machado, é uma história repleta de aventuras, no qual as emoções são o foco central, sejam elas tristes, aterrorizadoras ou felizes e que demonstra o importantíssimo papel que os amigos têm na nossa vida. Em jeito de resumo, este é um livro que mostra que, como diz o ditado popular português, “depois da tempestade vem a bonança”.
Uma pequena grande ajuda para explicar o que não se tem idade para entender.
A vida fica mais infeliz se o mundo se nos fechar.
Gostei bastante de ler este livro acho que tem uma escrita adequada para as crianças . Quero dar as felicitações ao trabalho de David Machado. Parabéns. que continue a escrever livros emocionantes e que dê espanto a quem o lê.
Olá, Gil 🙂
Obrigada por partilhar connosco a sua experiência de leitura!
Não podíamos estar mais de acordo.
Saudações abobrinhas
muito útil
Agradecemos o feedback, Rosália 🙂
Beijinhos abobrinhas