Família > Lifestyle > Leituras

Livros terrivelmente assustadores para ler com as crianças no Halloween

histórias do halloween

No dia mais horripilante do ano, propomos contos terrivelmente assustadores!

Neste dia de bruxas, fantasmas, zombies e tudo o que é criatura medonha, preparem um ambiente misterioso, à meia luz, com uma velas… e com histórias de deixar miúdos e graúdos com os cabelos em pé! Reunimos alguns contos muito assustadores, histórias do Halloween que vão deixar qualquer abobrinha de cabelos em pé, e também sugestões de livros que vos vão deixar de caixão à cova!

AAHHHHH (risinho de bruxa, daqueles que assusta a valer).

Histórias do Halloween para crianças muito corajosas

 

Será que o Pocoyo tem medo de alguma coisa? Experimentem recontar aos miúdos algumas destas divertidas histórias do Halloween!

Livros assustadores e divertidos sobre Bruxas, Morcegos e Abóboras

Há sugestões para os mais pequenos e para os mais crescidos… No dia mais assustador do ano, os livros são uma outra forma de contarem as histórias do Halloween!

A Bruxa Cartuxa na Floresta dos Segredos

a bruxa cartuxa

A Bruxa Cartuxa e os seus ajudantes montaram na floresta um negócio muito original. Mas depressa descobriram que ali todos os habitantes tinham pelo menos um segredo. Alguns eram segredos bons, outros eram segredos maus e outros realmente péssimos.

Desculpa… Por acaso és uma Bruxa?

desculpa por acaso és uma bruxa

O Leonardo é um gato preto, muito solitário, que passa o tempo todo na biblioteca. Certo dia, ao ler A Enciclopédia das Bruxas, descobre que elas adoram gatos pretos. Mas como poderá o Leonardo encontrar uma bruxa, se nunca na sua vida viu nenhuma? E todas as vezes que pergunta: «Desculpa… Por acaso és uma bruxa?», engana-se sempre! Por fim, o gato Leonardo desiste e regressa à biblioteca… sem desconfiar de que há uma grande suspresa à sua espera!

História da Menina Tuxa e da Bruxa Trapalhona

História da Menina Tuxa e da Bruxa Trapalhona

Tuxa é uma menina um pouco desarrumada e esquecida de tudo e de mais alguma coisa. Por isso, muitas crianças poderão rever-se na sua história, contada com vivacidade, mas em linguagem simples. É que Tuxa, além do mais, tem na sua vida uma espécie de sombra: a Bruxa Trapalhona

A Bruxa Esbrenhuxa

A bruxa esbrenhuxa

Sete contos, sete bruxas, sete aventuras com reis, sete princesas esbrenhuxas, sete bruxedos cruéis, sete fadas generosas, sete histórias fabulosas, quem lê uma lê mais seis. Na Bruxa Esbrenhuxa encontram histórias originais e muito divertidas de bruxas, reis, rainhas e princesas, que nos fazem recordar as histórias tradicionais portuguesas.

Carlota Barbosa, a Bruxa Medrosa

Carlota Barbosa, a Bruxa Medrosa

Era uma vez uma bruxa, mas não pensem que era uma bruxa como as outras. Nada disso. Ao contrário do que é costume, a Carlota Barbosa tem medo de tudo e por isso, em vez de assustar, é ela quem se assusta. E assusta-se por tudo e por nada: treme quando vê um sapo; o escuro deixa-a com os nervos em franja. Se encontra uma aranha, dá logo um salto até ao tecto. E quando voa no céu a alta velocidade, cai da vassoura abaixo se um mocho lhe cruza os ares.

Mas a Carlota tem um grande amigo, um companheiro inseparável: é o Espinosa, o seu gato de estimação. Graças a ele, a Carlota torna-se uma bruxa verdadeira e corajosa. E assim perde a sua alcunha… Medrosa!

Ruca e o Dia das Bruxas

Ruca e o Dia das Bruxas

O Dia das Bruxas chegou, finalmente! O Ruca disfarça-se de astronauta e vai com o Papá pedir «doces ou travessuras». A Rosita, um pouco assustada com a ideia, fica em casa com a Mamã. Pelo caminho, o Ruca encontra o Luís e a Clementina, e juntos recolhem muitas guloseimas.

Dora e o Dia das Bruxas

dora e o dia das bruxas

A Dora vai dar uma festa do Dia das Bruxas em sua casa e convidou todos os seus amigos, pedindo-lhes que se fantasiassem a rigor. Todos estão a preparar-se menos o Boots, que não consegue decidir que fantasia usar. Vem tu também à festa da Dora e descobre como é que o Boots resolveu a sua indecisão!

O Grande Livro das Bruxas & Feiticeiros

O Grande Livro das Bruxas & Feiticeiros

Ora aqui está, rapaziada,
Um livro de meter medo.
São bruxos e feiticeiras,
Bailando sem orquestra, à luz das suas fogueiras!
Um de nós conta as histórias. Todas elas de estarrecer!
O outro faz os desenhos.
Para melhor se poder ver!
O primeiro é grandote, lá isso é,
e chama-se Zé!
A segunda anda a ver se medra,
come pastéis de nata e chama-se Fedra!

O Pequeno Vampiro

o pequeno vampiro

Rudolfo é um velho vampiro de treze anos cuja família é ameaçada por Rodrigo, um conhecido caçador de vampiros. Ele conhece Tony, um mortal da mesma idade, que vive fascinado por castelos, cemitérios e… vampiros. Conheçam a divertida história do Pequeno Vampiro.

História Com Recadinho

história com recadinho

A narrativa de História com Recadinho estrutura-se em torno de uma bruxinha que decide fugir do reino das bruxas (um «mundo de trevas, árvores mortas e aves agoirentas») para o mundo dos homens (onde havia «tantos brilhos, tantas cores e tantos perfumes»), numa tentativa de encontrar um local onde pudesse «dar largas à sua alegria e ao seu humor benfazejo». Mas, para seu espanto, também o mundo dos homens, apesar da sua beleza exterior, se revelou um mundo de trevas pelo obscurantismo dos seus preconceitos!

Corre corre, cabacinha

corre corre cabacinha

Corre corre, cabacinha é um conto popular português de grande tradição. Conta a história de uma velhinha que, a caminho da boda da sua neta, encontra um lobo, um urso e um leão que a querem comer. Consegue convencer os animais a esperarem-na no regresso, e depois da celebração, a neta e a velhinha engendram um plano muito original para enganar as três feras.

Grande Livro dos Medos do Pequeno Rato

grande livro dos medos
Toda a gente tem medo de alguma coisa. Viver com medo pode fazer com que até a pessoa mais corajosa se sinta pequena. “O Grande Livro dos Medos” é o livro imprescindível para ajudar as abobrinhas a ultrapassar as suas fobias.

Onde Vivem os Monstros

onde vivem os monstros

Na noite em que Max vestiu o seu fato de lobo e começou a fazer travessuras a torto e a direito, a mãe chamou-lhe: Monstro! E Max respondeu-lhe: Vou-te comer!

Então ela mandou-o para a cama sem jantar. Naquela mesma noite, no quarto de Max surgiu uma floresta que cresceu….

Onde Vivem os Monstros“, publicada pela primeira vez em 1963, suscitou certa polémica pelo tratamento nada exemplar para com as crianças, mas tornou-se num clássico da Literatura infantil e juvenil e num referente imprescindível do seu género.

Manuel, o Morcego no Papel de Vampiro

Livros terrivelmente assustadores para ler com as crianças no Halloween: Manuel, o morcego no papel de vampiro

Quando Manuel, o morcego, caça a sua primeira borboleta nocturna, chega a uma importante conclusão: os insectos sabem mesmo muito mal! «- Se calhar és um morcego-vampiro…», brinca o morcego mais velho, deixando Manuel com a pulga atrás da orelha, e resolvido a descobrir se gosta mais do sabor do sangue ou de insectos.

Na noite seguinte, Manuel, o morcego, levanta voo, desta vez como vampiro, determinado a deleitar-se com umas suculentas e inocentes ovelhinhas. Como tudo corre mal e por que é que Paulo, o cão, apanha um valente susto e decide mudar de vida no final é o que nos conta esta história divertida, com deliciosas ilustrações.

Quem tem medo de fantasmas?

Livros terrivelmente assustadores para ler com as crianças no Halloween: quem tem medo de fantasmas?

É Geronimo Stilton quem responde: «Eu! Sobretudo quando se trata de fantasmas felinos que rondam por um castelo em ruínas na Floresta Sombria…Mas, entre múmias, bruxas, morcegos e vampiros, hei-de acabar por descobrir o estranho segredo do Castelo!»

A Princesa do Dia e o Príncipe da Noite.

Livros terrivelmente assustadores para ler com as crianças no Halloween: a princesa do dia e o príncipe da noite

Querem saber como nascem as hitórias?

Uma velhinha com uma profissão muito importante narra uma história sobre nascimentos e ciclos, sabedoria, transformação, renascimento, entendimento.

A magia pode estar em todo o lado, conta-nos esta história. Aqui é uma pequena noz que abre as portadas. Este livro partilha-a. E tem lá dentro um pouco da noite e do dia e da beleza disso. Entre outros temperos essenciais.

Esta é uma sugestão de leitura para o Halloween da Livraria CABEÇUDOS.

A Bruxa Mimi!

Livros terrivelmente assustadores para ler com as crianças no Halloween: que susto, mimi

Em dia de bruxas, não podia faltar a nossa bruxinha favorita! Que grande abóbora, Mimi! Que susto, Mimi! são as sugestões da Pumpkin para este dia.

O Mistério do Campo de Abóboras

Livros terrivelmente assustadores para ler com as crianças no Halloween: O mistério do campo de abóboras

E para os mais pequeninos fica a divertida aventura dos Little Einsteins da Disney em O Mistério do Campo de Abóboras.

Os Little Einsteins vão colher abóboras a uma quinta vizinha quando a nave espacial detecta uma abóbora gigantesca. Juntem-se à equipa nesta aventura passando por labirintos de milho e resolvendo o enigma do Espantalho para apanhar a maior de todas as abóboras.

A Surpresa de Halloween

Livros terrivelmente assustadores para ler com as crianças no Halloween: A surpresa de halloween

Falando em Little Einsteins, este volume também é muito especial e apropriado para a altura do ano. A Surpresa do Halloween!

O Halloween do Manny

Livros terrivelmente assustadores para ler com as crianças no Halloween: O halloween do manny

Chegou o Halloween e todos em Sheet Rock Hills estão a preparar-se para a grande festa dos disfarces. Mas há um problema: a máquina de costura da Loja de Disfarces do Victor esta avariada. Será o Victor capaz de terminar todos os fatos a tempo da festa? Descubram no livro “O Halloween do Manny“!

Marcelina e a noite de Halloween

Livros terrivelmente assustadores para ler com as crianças no Halloween: Marcelina e a noite de halloween

O seu filho tem medo do Halloween? Não é o único, mas este livro pode ajudar! A bruxinha Marcelina fica assustada quando a sua avó lhe fala de espiíritos, fantasmas e monstros e lhe conta a lenda da Noite de Halloween. Ainda bem que se transformou numa festa infantil! Com disfarces, rebuçados, tartes de abóbora e bonitas lanternas.

– Agora que já sei o que é, perdi o medo e divirto-me muito! – diz a Marcelina.

Tudo para um Halloween assustadoramente divertido:

Mais sugestões de Histórias do Halloween:

A noite mais “creepy” do ano está à porta! E que tal, preparar uma hora do conto especial!?

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *