Família > Lifestyle > Leituras

Filipa Cortez Faria: a nutricionista, blogger e mãe

Filipa Cortez Faria: nutricionista, blogger mãe

A Pumpkin falou com Filipa Cortez Faria, autora do blog My happy kids, e ficou a conhecer mais sobre o seu mais recente trabalho e a sua vida em família.

Filipa Cortez Faria é nutricionista e autora do blog My happy kids e neste livro dá-nos dicas, sugestões de ideias para mães e filhos felizes. 

Sobre o Livro:

 

  • O que a motivou a escrever este livro?

Fui desafiada pelas editoras da Verso de Kapa para escrever um livro com dicas de organização e gestão de tempo, para além de estilo no seguimento do blog My happy kids.

Aquilo que me motivou a escrever o livro “Dicas para mães e filhos com muita pinta” foi essencialmente o sonho de poder escrever e publicar um livro, para além do reconhecimento do trabalho que tenho vindo a desenvolver há 3 anos.

  • Se pudesse descrever o seu livro numa frase, qual seria?

Um guia para todas as mães que gostam de ser mulheres e que precisam de arranjar tempo para si mesmas, para além de serem apaixonadas pelos seus filhos e quererem o melhor para eles.

  • Diga-nos que capítulos que lhe deu mais gozo a escrever e porquê.

Os de alimentação saudável, não só para mulheres no geral, grávidas e recém-mamãs, mas também para as crianças.

  • Em resumo, o que podem aprender os leitores com o seu livro?

Como descomplicar e assim encontrar tempo para conciliar da melhor forma os papéis de mãe, mulher e profissional. O livro encontra-se divido em dois grandes capítulos: Tempo para nós e Tempo para eles.

Dicas para nós mães com muita pinta:

  • Para melhor gerirmos as mil e uma tarefas do dia a dia, e esticar o orçamento familiar.

  • Fazermos uma alimentação saudável e exercícios para ficar em forma.

  • Dicas de beleza para nos sentirmos mais bonitas e maravilhosas.

  • Conselhos do que vestirmos e usarmos para ficarmos ainda com mais pinta.

  • Ideias de programas a dois para mantermos a “chama acesa” do casamento.

  • Dicas para recebermos bem e impressionarmos os amigos.

Dicas para filhos com muita pinta:

  • Como preparar refeições saudáveis e fáceis (pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar).

  • O que pôr na lancheira para levarem para a escola.

  • Programas giros para se fazer em família.

  • Preparar festas de anos inesquecíveis, e sobreviver às mesmas.

  • Decorar o quarto das crianças e organizar os seus roupeiros.

Entre muitas outras dicas… e tudo isto para termos mais tempo e sermos ainda mais felizes.

Filipa Cortez Faria
 Créditos: Marisa Martins Fotografia

 

 

Sobre a vida em família

 

1. BRINCADEIRAS PREFERIDAS

Que tipo de brincadeiras os vossos filhos gostam mais de fazer em casa? Gostam de livros, filmes? Quais são os preferidos?

A Carminho adora fazer desenhos, pintar e brincar com plasticina, se bem que agora que tem uns patins em linha não quer outra coisa. O Salvador gosta imenso de jogar futebol, rugby, ver filmes e jogar consola. O Vicente para já não tem grandes preferências.

Filipa Cortez Faria
 Créditos: Marisa Martins Fotografia.

 

2. COZINHAR E COMER EM FAMÍLIA

Costumam cozinhar em casa ou gostam mais de comer fora de casa? As crianças também vão para a cozinha? Onde se inspiram?

Ao fim de semana pelo menos uma das refeições costuma ser fora de casa, ou se não pudermos sair vamos buscar e levamos para casa, nomeadamente sushi para nós e pizzas saudáveis para eles.

A Carminho e o Salvador adoram ir para a cozinha, ajudam-me geralmente a arrumar as compras que trago do supermercado. Como não gosto que mexam no lume ou estejam perto dele costumam apenas ajudar na preparação de bolos ou sobremesas, algo que só costuma acontecer de vez em quando. Durante a semana gostam de ralar o parmesão para o risotto.

A minha inspiração na cozinha vem não só do meu trabalho, onde tenho de encontrar soluções para combinar os alimentos que recomendo aos meus pacientes, mas também nos livro e programas de TV de culinária que adoro ver.

 

 3. PROGRAMAS EM FAMÍLIA

Que tipo de actividades e lugares gostam mais para fazerem programas em família?

De longe o que eles mais gostaram foi de ir à Disneyland de Paris, mas também adoram ir ao circo, Pavilhão do Conhecimento, Oceanário de Lisboa, de andar de bicicleta à beira-rio e ir ao parque infantil. Costumamos andar na zona de Belém e no Parque das Nações por ter imenso espaço livre onde eles podem correr e andar à vontade com a bicicleta.

 

Entrevista Filipa
 Créditos: MC Photography

 

 4. FÉRIAS!!!

Que tipos de férias preferem, e quais são os vossos destinos preferidos em família?

Preferimos praia, acima de tudo, mas também neve e cidade. As férias de verão são o período mais aguardado de todos, para além dos fins de semana em Sevilha, Madrid, as idas à Disney e à neve.

 

 5. ANIVERSÁRIOS

Como costumam ser os aniversários dos vossos filhos? Fazem festa em casa ou fora? Fazem festas temáticas e com animação, festas divertidas sem complicar? Que conselhos pode partilhar?

Sempre fizemos em casa, a primeira vez que foi fora foi no ano que passou, em que o Salvador quis fazer no Estádio da Luz, não fosse ele fã de futebol e do Benfica. Como o Vicente e o Salvador fazem anos um dia a seguir ao outro torna-se difícil reunir os amigos dois dias seguidos, nomeadamente os mais próximos, daí termos optado por fazer a festa fora, num sítio diferente e mais central, já que vivemos fora de Lisboa.

As festas têm sempre um tema, escolhido por eles, e faço por proporcionar-lhes festas inesquecíveis, com muita animação e surpresas.

Para festas de anos inesquecíveis sugiro, entre várias dicas as seguintes:

  • Vá sondando o seu filho no sentido de saber quais os temas que ele gostaria de ter na sua festa de anos e comece a pesquisar ideias.

  • Utilize o Pinterest para ir guardando imagens de festas e ideias que gostasse de pôr em prática, seja a festa organizada por si ou por uma empresa especializada.

  • Pense em algo que o seu filho adorasse ter na festa, seja uma pinhata, confettis no momento dos Parabéns ou outra surpresa que faça furor.

 6. DICAS

Dê-nos algumas dicas para famílias felizes..

Cada mãe saberá com certeza aquilo que faz os seus filhos verdadeiramente felizes, na maioria das vezes trata-se de coisas simples, como tempo para brincar e estarem todos juntos, outras vezes inclui fazerem programas especiais, tais como ir à Disney e não só, mas que só podem acontecer uma vez por outra por motivos óbvios.

O tempo é sem dúvida uma das coisas mais valiosas que podemos ter e dar aos outros, sendo que ter tempo de qualidade com os filhos fará deles seguramente pessoas mais felizes, este é o meu melhor conselho!