Família > Lifestyle > Leituras

Os benefícios da leitura na infância: quais são?

Beneficios Desenvolvimento Leitura

A leitura é fundamental para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e de comunicação das crianças!

Quando tornada um hobby recorrente, a leitura oferece vários benefícios ao desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças, sendo por isso uma atividade muito completa – e divertida! -, que os pais devem incentivar desde cedo.

Segundo um estudo que o Expresso, a McDonald’s e o Plano Nacional de Leitura 2027 apresentaram 88% dos pais acredita que ler traz um impacto positivo ao aproveitamento escolar das abobrinhas e que os hábitos de leitura são uma mais-valia para o desenvolvimento pessoal dos filhos. A confirmar as crenças dos pais, 46% das crianças com hábitos de leitura têm excelentes notas, enquanto apenas 17% de crianças sem hábitos de leitura apresenta um excelente rendimento escolar.

A maioria dos pais acredita que é importante que os filhos sejam estimulados para a leitura na escola, mas reconhece que ler-lhe histórias em casa desenvolve hábitos de leitura na criança.

Estimular a leitura nas crianças é por isso uma tarefa nossa, mas os benefícios são das abobrinhas! Descubram-nos!

Benefícios da leitura: desenvolvimento cognitivo

benefícios da leitura cognitivos

A leitura é uma das ferramentas mais importantes para um bom desenvolvimento cognitivo nas crianças. Uma relação saudável e duradoura com os livros desenvolve várias qualidades fundamentais para o sucesso a curto, médio e longo prazo, já que favorece:

  • a atenção;
  • a concentração;
  • a memória;
  • o raciocínio.

Ao trabalhar também o vocabulário, a leitura torna-se igualmente importante para o aperfeiçoamento da ortografia, desenvolvendo a linguagem escrita – quanto mais expostas às palavras, melhor as crianças vão escrever – e também a oralidade.

Ao mergulharem noutros mundos, as crianças vão ao mesmo tempo trabalhar a curiosidade, a imaginação e a criatividade, e desenvolver um pensamento crítico mais forte: serão capazes de avaliar as histórias, as personagens, se os livros foram ou não bem escritos, e argumentar melhor na defesa das suas ideias e percepções.

Os resultados escolares também serão mais consistentes, já que uma criança que lê tende a estudar mais. A sua compreensão de textos e de discursos será melhor e o seu interesse mais constante.

Benefícios da leitura: desenvolvimento emocional

benefícios da leitura emocionais

Os benefícios da leitura são tão abrangentes que promovem também um desenvolvimento emocional mais equilibrado, ajudando as crianças a crescer de forma mais sustentada.

As histórias e os livros ajudam as crianças a perceber emoções e a melhor lidar com sentimentos, positivos ou negativos, seus ou dos outros.

A leitura fortalece também a conexão entre as crianças e quem, numa fase inicial, lhes lê, sejam os pais, outros familiares (os queridos avós ou os irmãos mais velhos!) ou outros cuidadores. Este é um momento de harmonia e amor que transmite às crianças muita segurança.

A leitura junta por isso pais e filhos, tal como o Happy Meal, um produto ícone da McDonald’s® que há 40 anos junta diferentes gerações em todo o mundo, em  torno de boas recordações, brinquedos únicos e divertidos, e momentos deliciosos.

Para a brincadeira ficar ainda mais completa, de 4 de novembro a 9 dezembro, na compra de um Happy Meal os mais crescidos também recebem uma surpresa extra nos 172 restaurantes nacionais!

Desde a chegada do Happy Meal a Portugal, em 1991, que a sua evolução tem sido incrível: o peixe passou a ser opção com os deliciosos “Douradinhos”, há cada vez mais variedade de frutas e vegetais, e até as sopas são opção!

São, por isso, várias as combinações possíveis para que cada um possa escolher para as suas abobrinhas a refeição com o valor nutricional mais adequado ao seu perfil e ao seu estilo de vida.

O Happy Meal é também um “Amigo da Família”: em alternativa ao brinquedo, podem escolher um livro colecionável! Assim, a McDonald’s junta famílias em torno dos livros e ajuda a alimentar o gosto pela leitura dos mais pequenos, além de providenciar um maior acesso a livros e à leitura.

Happy Meal Readers

Com dois livros novos a cada oito semanas, a coleção exclusiva “As aventuras dos Gémeos Treetop”, da autoria da escritora Cressida Cowell, a mesma que escreveu a incrível história de “Como Treinares o teu Dragão”, vai fazer os encantos dos miúdos, numa iniciativa que conta com o apoio do PNL2027 (Plano Nacional de Leitura 2017-2027).

Benefícios da leitura: desenvolvimento social

benefícios da leitura sociais

A leitura prepara as crianças para uma melhor relação com o próximo, já que desenvolve a empatia e lhes permite colocarem-se melhor no lugar do outro.

Como é uma atividade de ocupação dos tempos livres mais calma, e muitas vezes solitária, minimiza comportamentos problemáticos, como a agressividade, além de diminuir o stress e a ansiedade.

A leitura trabalha a paciência, o saber estar sozinho, o encontrar conforto em tarefas singulares, sendo uma ferramenta de procura de tranquilidade tão funcional como a meditação ou outras técnicas de relaxamento.

A leitura prepara também para a diferença, porque os livros permitem mergulhar nas culturas, costumes e formas de vida de tantas pessoas, lugares, origens e mundos tão próximos quanto geograficamente distantes.

Também lhe pode interessar:

– Os hábitos de leitura das crianças portuguesas e dos seus pais

– 7 formas de estimular a leitura nas crianças

 Ler juntos no verão: incentivar à leitura nas férias

– Ler para as crianças antes de dormir: ideias para tornar este momento mais especial

– 5 dicas para ajudar as crianças a aprender a ler

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *