Família > Lifestyle > Leituras

A Escola das Mães e dos Pais

A escola das mães e dos pais

Como contar-lhe que o peixinho vermelho morreu... e outras 99 perguntas para as quais precisamos urgentemente de respostas!

Aí em casa também vos brindam com perguntas que vos deixam a pensar de onde foram “tirar” eles uma coisa daquelas? Há dúvidas para as quais não encontram as palavras mais adequadas? Já experimentaram aqueles segundos de silêncio nervoso enquanto dois olhos pequeninos vos observam inquietos e ansiosos, à espera de um esclarecimento? Been there, não é? Ser alvo de um questionário constante é uma das consequências naturais de ser-se pai ou mãe.

Que animal devemos oferecer-lhes para que cresçam saudavelmente, sem que a casa fique destruída? Podemos deixá-los provar uma bebida alcóolica num jantar em família? É prejudicial dar banho a meninos e meninas em conjunto? Como conseguir que conversem connosco depois de um dia de escola? É preciso dizer-lhes “amo-te” de cinco em cinco minutos? O que fazer se nos tratarem pelo nome próprio, em vez de “pai” ou “mãe”? E como contar-lhes que o peixinho vermelho morreu, o seu adorado Nemo, que eles têm há três meses e se tornou objeto de adoração imensa?

O ofício de mãe e de pai é marcado por perguntas, umas casuais, outras fundamentais, simultaneamente “sem importância” e cruciais, pragmáticas e profundas. Cem delas encontram finalmente respostas simples, precisas e, muitas vezes, originais, nesta “Escola das Mães e dos Pais“, da autoria de Marc Beaugé, eleito um dos melhores guias educativos do mundo.

As respostas, sustentadas pelos testemunhos profissionais de pedopsiquiatras, pediatras, professores, animadores infantis, nutricionistas ou advogados, permitir-vos-ão pôr fim rápido a debates infindáveis, e até infringir conscientemente as regras do bom senso, se estiverem interessados nisso.

Jornalista e pai de dois filhos, Marc Beaugé é também diretor e redator da revista para pais “Doolitle”.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *