Família > Lifestyle > Leituras

À Descoberta dos Sons

à descoberta dos sons

O livro perfeito para ajudar no desenvolvimento da fala, da leitura e da escrita!

Aprender a falar é um processo natural e espontâneo em que a criança fala mas não percebe como o faz, enquanto a leitura e a escrita são aprendidas conscientemente. Para aprender a ler e a escrever, a criança tem de perceber que as letras representam os sons da fala (a letra “U” faz o som [u]), de discriminar auditivamente esses sons (“bata” e “pata” são palavras diferentes) e, finalmente, de os reconhecer e identificar na palavra (“bata” começa pelo som [b]).

Esta tarefa não é fácil, uma vez que terá de entender que a sua linguagem falada pode ser dividida em frases, que as frases são compostas por palavras, as palavras por sílabas e as sílabas por unidades menores, os fonemas. Ou seja, a criança terá de ter capacidade de refletir sobre a sua própria língua, e quanto maior for essa capacidade, maior a probabilidade de se tornar uma excelente leitora e escritora.

“À Descoberta dos Sons” é um livro composto por atividades que ajudam as crianças a descobrir a ligação entre a oralidade e a escrita, ainda antes de entrarem para a escola. Facilita ainda o processo de aprendizagem, funcionando como uma estratégia de prevenção para eventuais dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita.

Neste livro, os sons estão divididos em vogais e consoantes, e são apresentados individualmente ou por contrastes. Para cada som há uma chamada de atenção para a forma como se articula e se produz esse som, e ainda a associação com uma onomatopeia e uma personagem correspondentes. Por exemplo, “a serpente sorridente quando sorri faz o som Sss. Quando dizes o som s a ponta da língua toca atrás dos dentes de cima e os lábios estão esticados como se estivesses a sorrir. Experimenta pôr a mão à frente da boca e sente o ar a sair”. Inclui também as diferentes formas ortográficas de escrever cada som. Por exemplo, o som “Ssss” pode escrever-se com as letras S, C, Ç, SS ou X.

Nesta viagem à volta dos sons, é possível praticar e experimentar atividades como corridas de sons, procura do intruso sonoro, pares de sons, sequências e histórias de sons, caminhos e labirintos sonoros, memória de sons, lenga-lenga de sons, palavras cruzadas de sons, bingos sonoros e sopa de sons. Ao longo do livro aparecem ainda chamadas de atenção e dicas dirigidas aos pais, educadores, professores, psicólogos, terapeutas da fala ou a outros especialistas que interajam com a criança.

“À Descoberta dos Sons” é um livro mágico, repleto de ilustrações maravilhosas que nos transportam para o caminho apaixonante dos sons e das letras. Este livro é uma ferramenta fantástica escrita por Joana Rombert, licenciada em Terapia da Fala. Saiba mais sobre a autora em http://www.joanarombert.com.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.